+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    respondendo a pagerunta inicial do tópico:

Usar hotspot no ap tem como vantagem:

O fluxo do tráfego ip puro do ap ao servidor principal;
    A isolação simplificada entre os clientes;

Tem como desvantagem;
    A exigência de maior poder de processamento da routerboar/PCAP
    A descentralização da autenticação (pode ser resolvida com uso do radius)

quanto usar ou não hotspot, ppoe etc.

O ppoe é realmente mais seguro, embora também tenha como fraudá-lo, no entanto, o hotspot também pode ser bastante seguro se bem implementado além de tudo com o hotspot criamos um canal de comunicação direto com o cliente através da pagina de login, o que é muito interessante para o marketing, informação etc.

*Segurança:
    Estou implementando um sistema de segurança extra para o hotspot que basicamente consiste em um cookie que colocado na na maquina do cliente com informações de quando foi o último login, estes dados seram batidos com o banco de dados de autenticação do radius, juntamente com a senha, mac, etc. não permitindo que o usuário se logue de outro computador, mesmo que se clone o mac, senha etc.

caro amigo, no meu caso, moro em cidade pequena do inteior, não preciso me preocupar com segurança, serei o único provcedor, tenho uma routerboard 133 e cartão atheros 600mw, pretendo ter no maximo 70 clientes com dhcp, entrelar ip ao mec, controle de banda e p2p, qual é a melhor opição hotspot ou ap-brigde? levando em consideração que minha routerboard é fraquinha, e vai ser tudo configurado nela, sem pc-ap.
    aguardo resposta.
    Última edição por bola25a2008; 27-10-2008 às 08:38.

2. Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    caro amigo, no meu caso, moro em cidade pequena do inteior, não preciso me preocupar com segurança, serei o único provcedor, tenho uma routerboard 133 e cartão atheros 600mw, pretendo ter no maximo 70 clientes, qual é a melhor opição hotspot ou ap-brigde? levando em consideração que minha routerboard é fraquinha, e vai ser tudo configurado nela, sem pc-ap.
    aguardo resposta.

Amiguinho,

essa sua RB não aguenta 70 clientes, mesmo configurando-a em "bridge total".

3. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Amiguinho,

essa sua RB não aguenta 70 clientes, mesmo configurando-a em "bridge total".

quantos clientes ela aguenta?

4. Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    quantos clientes ela aguenta?

Pra voce não ter dor de cabeça coloque sua torre com altura superior aos obstaculos, use seu cartão em média de 250mW pois não é usando seus 600mW que tera uma rede estavel ou de boa navegação.

Com sua rede ajustada, configurada poderá ter 40 clientes simultaneos (isso capacidade de peocessamento de sua RB com seu cartão descrito pois tem outras coisas para analisar como banda que ira disponibilizar para cada assinante).

Espero ter ajudado.

Abraço.

5. Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Pra voce não ter dor de cabeça coloque sua torre com altura superior aos obstaculos, use seu cartão em média de 250mW pois não é usando seus 600mW que tera uma rede estavel ou de boa navegação.

Com sua rede ajustada, configurada poderá ter 40 clientes simultaneos (isso capacidade de peocessamento de sua RB com seu cartão descrito pois tem outras coisas para analisar como banda que ira disponibilizar para cada assinante).

Espero ter ajudado.

Abraço.
    pô cara valeu me ajudou muito. sem querer explorar rsrsrsr só mais uma pergunta:
    se eu montar um pc-ap com um pentium 500 para ser o servidor e colocar duas placas de rede 3com nele, e ligar e RB somente para enviar o sinal e fazer todo o trabalho no servidor, assim fica melhor? da pra colocar mais clientes?
    qual configuração tenho que fazer na RB e no servidor para que isso dê certo?
    valeu mono pelas dicas.

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 13-02-2009, 11:21
  2. Mikrotik AP-BRIGDE com UP sem DOWN?
    Por Sloth no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 27-11-2008, 12:59
  3. ap pc mikrotik em brigde x ppoe radius externo
    Por foiceman no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 20-10-2008, 23:58