+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    OPa netlaser, vlw pelos esclarecimentos.

As regras de rota seria feita no proprio bgp?
    pois minha rede chega tudo em um lugar. Hoje separo os links, obviamente, dando Ip valido de uma ou outro operadora e assim faço o 'balancemento' entre os 2 links.
    Gostaria de manter assim quando fizer o BGP, escolher quais ip's vao ter a rota de uma operadora e etc. Isso é possível?

Quanto a redundancia, isso é possível alterando essas rotas?

Estou estudando e assim que tiver bom entendimento sobre tudo, vou começar os contatos com as operadoras, mas crieo que não vou ter problemas, pois sempre atendem com o que necessito. Ctbc e Global Crossing.

Obrigado novamente.

Bom dia Thenet.

Seu bloco de ips atual você mantera com rotas estaticas nao usando o bgp.

Sim você pode usar o mesmo roteador para BGP e suas rotas estaticas antiga. Bem o usuarios que ja estiverem no seu CIDR ja estarão redundante, mais existe um tempo de convergencia quando uma das operadoras cair que pode variar conforme a politica de rota que você adquiriu com sua operadora (Partial ou full routing) aqui em media de 30Seg a 1:30Min.

Os clientes que usam ip validos das operadoras sairão apenas pela sua operadora de origem, ou seja se a global cair os clientes que usam ips delas nao irao navegar, apenas quem usa blocos da ctbc ira navegar, mas quem estiver no seu CIDR ira navegar normalmente.

Obrigado.

Ricardo Freitas
    Boa tarde,

Pessoal ativei meu BGP com duas operadoras, uma partial routing e outra full routing, a sessao esta estabelecida com as duas estamos anunciando nossos prefixo por ambas, mais percebi que o trafego esta saindo apenas pela opera Partial, se desconectar a operadora partial meu router nao converge.

Alguem poderia me ajudar?

Obrigado.

3. Como estam seus anúncios para as operadoras, qual tamanho do bloco e banda dos links, ai da pra termos mais detalhes.

4. Ola,

Estou com umas duvidas sobre o BGP.... Creio que alguem aqui poderá me ajudar.

Primeiro a situação:

- Link com 2 operadoras (1 com 20mbps e outra com 100mbps)
    - A entrada dos links são em locais distantes e unidos por enlaces que a partir desse ponto são transportados ao destino final.

Configuração:

- PC x84 no link de 100mbps com BGP ja ativo com a operadora
    - RB no link de 20mbps com BGP ja ativo com a operadora tambem
    - Ambos rodando MIKROTIK 3.30
    - Rede interna toda com IP VALIDO e OSPF

Duvidas:

Atualmente tenho um Bloco /20 anunciado mas creio que não estou com redundância.
    Existem regras no ROUTING --> FILTERS dizendo se ACEITA ou DESCARTA (accept / discard em BGP_in e BGP_out)

Mas ai que mora o problema. Eu gostaria de definir DISTANCIAS em cada BGP para que se um link cair.. as rotas daqueles IPs que só entravam pela OPERADORA X entre automaticamente pela OPERADORA Y e vice-versa (os IPS que estao entrando atualmente pela Y façam o mesmo).

Creio que por ja estar com o bloco /20 anunciado em ambos os lados, só falta configurar em FILTERS as entradas e saidas dos links correto?

Exemplificando... tenho atualmente o bloco /24 (que é do /20) 187.87.xx4.0 que ta com rota da OPERADORA Y e o IP 187.87.xx5.0 que ta com rota da OPERADORA X.

Como criar a redundância das rotas BGP?

Gostaria de saber tambem se tem a possibilidade tipo de eu quebrar esse /24 em um /25 e mudar uma parte do BLOCO de uma operadora para outra (no caso a distância para estabelecer qual rota prioritária).

Outra pequena duvida, como eu olho dentro do MK se tenho FULL ROUTING OU PARTIAL?

E se alguem puder me explicar um pouco sobre ROUTING --> FILTERS eu agradeço (la tem entradas BGP_in e BGP_out) como funciona exatamente as inserções?

Aguardo a colaboração dos demais integrantes.
    Creio que minhas dúvidas sejam dúvidas de outros colegas aqui também que não souberam se expressar.

Atenciosamente,
    Alexandre K.

5. 1) Me parece estar faltando a ligação IBGP entre os dois roteadores com BGP externo com as operadoras, para que você tenha do seu AS uma visão coerente das interligações com os outros AS
    2) Para ter redundância basta anunciar o /20 pelos dois enlaces. Você provavelmente não adicionou o /20 no BGP networks:
    /routing bgp network add network=a.b.c.d/20
    Se tiver adicionado aí sim pode estar faltando algo nos filtros de anúncios... esta referência deve ajudar:
    BGP Case Studies - MikroTik Wiki
    3) Não anuncie nada mais específico que /24, pois muitas redes filtram anúncios de /25 até /32. Atribua alguns IPs do outro bloco a consumidores de banda para fazer esse tipo de equilíbrio.
    4) Para saber se é Full ou Partial veja a quantidade de rotas que você está recebendo. Se forem 300 mil, é full... se forem algumas poucas mil, é Partial.

Tópicos Similares

1. configurar bgp - cisco 2800 series
    Por felix no fórum Cisco
    Respostas: 3
    Último Post: 18-01-2012, 08:58
  2. Como configurar BGP com uma operadora?
    Por Rador no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-06-2011, 15:49
  3. Não consigo configurar firewall
    Por buosinet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-2004, 19:09
  4. como configurar perl-5.6.1
    Por haysar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 14-06-2002, 22:39
  5. Não consigo configurar firewall