+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão HTB-Tools dando erro

    Primeiramente peço desculpas se estou postando na area errada...

    Estou precisando implantar um controlador de banda e tive boas recomendações do HTB-tools e estou tento problemas.

    Tenho uma conexão de 1mb e quero que o cliente1 tenha 512kbps e o cliente 2 tenha 128kbps e outro cliente que seria eu não quero que seja controlado a banda, então acredito eu que é so nao colocar meu ip no arquivo eth0-qos.

    Instalei ele mas quando mando startar (#htb eth0 start) ele da o seguinte erro:
    Starting HTB-tools on eth0...
    Checking the config file ...FAILEDthe Configuration file contains erros.

    Uso ubuntu Server 8.04 e HTB-tools-0.3.0a + Squid e Iptables (MASQUERADE).

    Topologia:

    INTERNET===>ETH1 - SERVIDOR LINUX - ETH0 ===>Rede interna 10.1.1.0/24.

    #Eth0:

    class class1 {
    bandwidth 2048;
    limit 2048;
    burst 0;
    priority 1;

    client hotel {
    bandwidth 512;
    limit 512;
    burst 3;
    priority 3;
    upload 128;
    dst {
    10.1.1.70/32;
    };
    };
    client elias {
    bandwidth 256;
    limit 256;
    burst 4;
    priority 4;
    upload 64;
    dst {
    10.1.1.65/32;
    };
    };

    };
    class default { bandwidth 80; };
    Última edição por Rhoux; 28-11-2008 às 00:59.

  2. #2

    Padrão

    O Eriberto da uma boa explicação sobre o assunto na seguinte apresentação:

    http://www.eriberto.pro.br/palestras...le_trafego.pdf

    Dê uma olhada, ele ensina como usar o IPRoute2 com o HTB.

    Aproveite e dê uma olhada também no HLBR, hlbr.sf.net, que o Eriberto e Eu desenvolvemos. É um software livre para prevenção de intrusão. Talvez seja interessante na sua rede!

    Valeu!

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo
    o burst naum pode ficar com valor zero

  4. #4

    Padrão Opa

    So corrigindo o amigo Benatto:
    O burst pode sim ficar em 0 isso e permitido apartir da ver. 3 do HTB Tools pois se o mesmo estiver setado em 0 o script faz um calculo e tira uma media do burst a ser utilizado na velocidade setada.
    Segue um exemplo de conf no htb:
    nome do arquivo deve ser da seguinte forma ethx-qos.cfg
    Código :
    class REDE_INTERNA {
          bandwidth 4096;
          limit 4096;
          burst 0;
          priority 1;
     
    client nome_ou_codigo_do_cliente {
          bandwidth velocidade_minima;
          limit velocidade_maxima;
          burst 0;
          priority prioridade_de_1_a_8;
          upload velocidade_do_upload;
                dst {
                   ip_/_mascara_do_cliente;
                            };
                   };
     
    };
    class default { bandwidth 8; };

    Qualquer coisa posta ai

  5. #5

    Padrão

    Ja mudei o burst e coloquei 1 , 2... e o erro persiste..


    Troquei todo codigo na eth0-qos.cfg e ate na eth1-qos.cfg e o erro persiste.


    Reinstalei o HTB-tools e msm coisa.


    http://img237.imageshack.us/my.php?i...oolsyg7.th.jpg
    https://under-linux.org/forums/%5BUR...G%5D%5B/URL%5D
    Última edição por Rhoux; 04-12-2008 às 19:45.

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Rhoux,

    boa noite. Estou tendo o mesmo problema. Mas utilizo a distro Fedora e acredito que preciso instalar os seguintes pacotes: kernel-devel e o iproute2, pois já instalei o flex e dialog e instalei sem problemas o htb tools 0.3.0a. Estarei realizando mais testes amanhã e caso consiga estarei te informando.

    Atenciosamente,

  7. #7

    Padrão

    Ainda não consegui botar pra funcionar o htb-tools por causa desse problema...se vc conseguir e puder me ajudar eu agradeceria muito. Estou tentando implementar o HTB mas ainda não peguei a manha dele...achei mais dificil de entender do que o htb-tools.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Rhoux,

    boa noite. Estou tendo o mesmo problema. Mas utilizo a distro Fedora e acredito que preciso instalar os seguintes pacotes: kernel-devel e o iproute2, pois já instalei o flex e dialog e instalei sem problemas o htb tools 0.3.0a. Estarei realizando mais testes amanhã e caso consiga estarei te informando.

    Atenciosamente,
    Isso mesmo precisa do kernel-devel, os headers, gcc etc etc assim existira o apontamento do /usr/src/linux e todo o resto que o programa precisa, com certeza fununcia, tenho implementado em 4 servidores fazendo controle de download e upload.

    Abraços

    --Kalz--

  9. #9

    Padrão

    Kalz,


    Vc poderia detalhar o processo de instalação do htb-tools?

    Ja segui alguns tuto na net mas nao deu certo.


    Uso ubuntu server 8.04.


    Agradeceria muito se nos ajudasse.

  10. #10
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    Kalz,


    Vc poderia detalhar o processo de instalação do htb-tools?

    Ja segui alguns tuto na net mas nao deu certo.


    Uso ubuntu server 8.04.


    Agradeceria muito se nos ajudasse.

    Boa noite Rhoux.

    Como não obtive colaboração de nenhum usuário do fórum, tive que estudar e procurar realizar vários testes e corrigir os bugs que o htb tools apresenta para o sistema operacional FEDORA. Enfim, consegui roda-lo tanto no fedora 6, como no 7, 8 e o 9. Estarei postando um tutorial completo, sem esses encontrados na internet e sem erros.


    Abraços a todos,

  11. #11

    Padrão

    Rhoux,

    Como disse MDdantas ele irá postar um tutorial, caso queira ajuda mesmo assim coloque a saida do 'make' para analisarmos o erro.


    Abraços

    Kalil

  12. #12
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    GERENCIAMENTO NO CONTROLE DE BANDA – HTB-Tools


    Moab Dantas Queiroz
    Analista de Sistemas

    ATENÇÃO: O PACOTE DO HTB-TOOLS E O ARQUIVO BITOPS.H ENCONTRAM-SE ANEXADOS.

    1. INTRODUÇÃO
    A economia de recursos, equipamentos, serviços, compartilhamento de Internet entre outras vantagens tornam indispensável o uso de redes de computadores em diversas instituições. Porém é preciso dividir o uso dos recursos entre os usuários de forma que todos possam usufruir sem prejudicar os demais. Esse controle pode ser resolvido com o HTB, que impõe o controle na banda e, então, garante uma taxa de conexão de acordo com as necessidades e as prioridades de cada usuário.

    2. O QUE É HTB?
    O HTB (Hierarchical Token Bucket) é um recurso nativo do kernel GNU/Linux utilizado no controle do tráfego de um link físico de acesso a Internet em uma rede de computadores.

    3. OS PRÉ-REQUISITOS PARA USAR O HTB E HTB-TOOLS NO FEDORA 9
    A distribuição FEDORA 9 com o kernel Linux versão 2.6.18 ou superior deve estar corretamente instalada porque os módulos do HTB já estarão inclusos no kernel.

    4. A INSTALAÇÃO DO HTB E DO HTB-TOOLS NO FEDORA 9

    Confirmado que o seu kernel é pertencente a versão 2.6.18 ou superior, iremos agora começar todo o procedimento para a instalação e configuração do HTB-Tools.

    1º passo
    Realizar a instalação dos pacotes os quais o HTB Tools possui dependência. Os pacotes são: Make, Flex, Gcc e o Dialog. Em seu terminal, digite o seguinte comando, sendo usuário root:

    [root@servidor] yum install make flex gcc dialog

    2º passo
    Agora iremos levantar o seguintes módulos necessários. Em seu terminal, digite o seguinte comando, sendo usuário root:

    [root@servidor] modprobe sch_htb
    [root@servidor]modprobe sch_sfq
    [root@servidor]modprobe cls_u32

    3º passo
    Crie o diretório man8 (na instalação será copiado um arquivo de manual para esta
    pasta). E caso não seja criado, apresentará erro na instalação do pacote HTB-Tools.

    [root@servidor] mkdir /usr/local/man/man8

    4º passo
    Agora, realize o download do arquivo htb_tools-0.3.0a.tar.gz. Feito o download, descompactamos o pacote:

    [root@servidor] tar –zxvf htb_tools-0.3.0a.tar.gz

    Entre no diretório HTB-TOOLS-0.3.0a.

    [root@servidor] cd HTB-TOOLS-0.3.0a

    Dentro do diretório HTB-TOOLS-0.3.0a, crie um diretório dentro do subdiretório /include. O diretório criado terá o nome de asm (/include/asm):

    [root@servidor] mkdir /include/asm

    Após criar o diretório /include/asm, copie o arquivo bitops.h (o arquivo está disponibilizado junto com o artigo) para dentro dele.

    Feito isto, o HTB-Tools já se encontra todo configurado e pronto para a sua instalação.
    Volte para a raiz do diretório HTB-TOOLS-0.3.a e execute os seguintes comandos:

    [root@servidor /HTB-TOOLS-0.3.0a] make && make full

    Isto irá instalar os binários q_parser, q_show, q_checkcfg, htb, htbgen no diretório
    /sbin , o script rc.htb irá para o diretório de scripts que for indicado, os dois arquivos de
    configuração padrão eth0-qos.cfg para upload and eth1-qos.cfg para download irão
    para a pasta /etc/htb e também instalará o q_show.php e o gerador de configurações
    wHTB-tools.

    Pronto, o HTB-TOOLS está funcionando em conjunto com o HTB.

    5. CONFIGURANDO O HTB-TOOLS NO FEDORA 9

    É bastante trivial a configuração do HTB-Tools. Imaginando que o tráfego da rede interna tenha que passar da interface de rede eth0 (placa onde está sua rede interna, isto é, conectada no swicth) para sair pela eth1 (placa rede conectada com o roteador), então, basta alterar o eth0-qos.cfg padrão (isto para o eth0, é claro) conforme a necessidade da rede. Digamos que se deseja que o tráfego da rede de uma empresa 192.168.1.0/24 (rede_1) tenha exclusividade de 512Kbps no máximo e 480Kbps garantidos nos dias de pico. Sabendo que a banda máxima que a rede pode atingir é de 5Mbps, então, o arquivo eth0-qos.cfg ficaria assim:

    class Rede_Empresa {
    bandwidth 5000;
    limit 5000;
    burst 0;
    priority 1;
    client rede_1 {
    bandwidth 480;
    limit 512;
    burst 0;
    priority 1;
    dst {
    192.168.1.0/24;
    };
    };
    client rede_geral {
    bandwidth 8;
    limit 5000;
    burst 0;
    priority 2;
    dst {
    0.0.0.0/24;
    };
    };
    };

    class default {
    bandwidth 8;
    };

    Um diferencial que o HTB possui em relação as demais ferramentas de controle de tráfego é que você pode determinar qual a banda mínima garantida que o usuário irá ter e qual o limite máximo que ele usará caso haja disponibilidade no link. Feito esta configuração, basta executar o seguinte comando para que as regras de controle de banda entrem em vigor:

    [root@servidor] htb eth0 start

    Está feito o controle de banda desta empresa, dando exclusividade de 512Kbps para a rede 1, assim também, limitando a banda da rede para 4520Kbps. Entende-se que, tudo o que não estiver declarado como a rede_1, faz parte da classe default e não da classe Rede_Empresa. Há outras variantes para a configuração do HTB-TOOLS. No caso acima citado, fizemos o controle do download (dst = destination). Para controlar o upload utiliza-se src (source) no lugar do dst. Pode ser usado o IP de um host, no lugar de usar o IP da rede, apenas citando o ip seguido da máscara. (Ex.: 192.168.1.35/24

    Se quiser controlar uma porta específica, basta incluir o número da porta logo após o IP da rede/host. (Ex.ara a porta 80 ==> 192.168.1.0/24 80). Outros controles que podem ser usado na administração usando o HTB com HTBTOOLS é:

    # htb <interface> { start | stop | stats | generate }
    ou
    # htb { help | version }

    Onde:
    interface - a interface de rede que você deseja controlar
    start - aplica as propriedades do arquivo de configuração na interface
    stop - apaga as regras aplicadas a interface específica
    stats - mostra, em tempo real, a estatística de tráfego para a interface
    generate - apenas cria o script para aplicar as regras
    help - mostra algumas informações úteis
    version - mostra a versão e informações de direitos autorais

    AGORA O MELHOR DE TODOS, VOCÊ PODE SIMPLIFICAR TUDO ISSO, UTILIZANDO A INTERFACE GRÁFICA DO HTB-TOOLS. VÁ NO DIRETÓRIO DO HTB-TOOLS.

    [root@servidor] cd HTB-TOOLS-0.3.0a

    Agora basta digitar:

    [root@servidor] ./setup

    Que Deus abençoe a todos.

    Atenciosamente,
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos