+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema freeradius

    Prezados

    Venho neste momento solicitar auxilio na configuracao do freeradius.

    Tenho um server com ubuntu server instalado em sua versao 8.10. Estou na implantacao de um captive portal utilizando o chillispot+freeradius para autenticacao.

    Porem meu problema eh quanto a configuracao do freeradius, pois tenho seguido varios tutorais sem sucesso, no que diz respeito a configuracao do arquivo radiusd.conf.

    Fiz a instalacao do freeradius atraves do apt-get, e segui os tutorais disponiveis na internet do chillispot do ubuntu na versao 8.04, porem nao obtive exito nem na hora do teste com o usuario John Doe, envio o comando, porem nao me retorna resposta.

    Se algum tiver alguma dica, ou puder disponibilizar um arquivo que esta funcionando, ou tiver disponibilidade para analisar meus arquivos, eu envio posteriormente.

    Fico no aguardo e desde ja agradeco aos companheiros pelo auxilio prestado.

    []'s Luiz

  2. #2

    Padrão

    Amigo


    Ja deu uma olhada no que ta saindo no log do freeradius?



    Marcelo
    msn [email protected]

  3. #3

    Padrão

    Oi amigo

    Em primeiro lugar, obrigado pela sua atençao em responder a minha duvida...

    Na verdade, na ansia de querer colocar algo para funcionar, esquecemos do basico, realmente nao havia olhado ainda o log do freeradius

    O log que tenho e o seguinte:

    root@hotspot:~# mc -e /var/log/freeradius/radius.log
    /var/log/f~radius.log [BM--] 0 L:[ 37+21 58/ 66] *(5464/6228b)= F 70 0x46
    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Info: rlm_sql (sql): Driver rlm_sql_mysql (module rlm_sql_mysql) loaded and linked
    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Info: rlm_sql (sql): Attempting to connect to radius@localhost:/radius
    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #0
    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #1
    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #2
    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #3
    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Info: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #4
    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Error: Failed creating PID file /var/run/radiusd/radiusd/radiusd.pid: No such file or directory

    Entao ai esta o problema....

    Obrigado mais uma vez

    []´s

    Luiz

  4. #4

    Padrão

    Amigo vamos por partes entao:

    Verifica se o acesso ao mysql ta tudo certo

    digita: mysql -u root -p

    depois a senha do banco

    se acessar normalmente da uma repassada nas configurações do teu arquivo sql.conf, pois o erro que dá, significa q radius nao ta conseguindo acessar o mysql.

    Aqui no underlinux tem um post muito bom, do usuario AirKing, sobre o freeradius, da uma olhada nele para ver se te ajuda:

    https://under-linux.org/forums/mikro...gin-senha.html


    Abraços


    Marcelo
    msn: [email protected]

  5. #5

    Padrão

    Obrigado mais uma vez...

    Vou analisar, qualquer coisa volto a postar...

    []´s Luiz

  6. #6

    Padrão

    o erro eh

    Fri Dec 5 20:22:36 2008 : Error: Failed creating PID file /var/run/radiusd/radiusd/radiusd.pid: No such file or directory

    ...

    execute estes comandos:
    Código :
    mkdir -p /var/run/radiusd/radiusd
    chown radius:radius /var/run/radiusd
    chown radius:radius /var/run/radiusd/* -R
    chmod 744 /var/run/radiusd

    onde radius:radius é o usuario e o grupo que voce especificou no radiusd.conf !!

  7. #7

    Padrão

    Ola Alexandre

    Obrigado pela sua resposta...

    Na verdade no radiusd.conf nao defini nem um usuario e grupo.
    Venho utilizando alguns tutoriais de chillispot + freeradius do ubuntu server, e acabei nao criando nem descomentando o user radius e group radius do arquivo...

    Isto e realmente necessarios para fazer o freeradius funcionar?

    Mais uma vez obrigado pelo seu interesse em me ajudar.

    []'s


    Luiz

  8. #8

    Padrão

    o radius vai funcionar com o usuario e grupo padrao... (user radiusd, grupo radiusd) .. entao as pastas de logs do radius precisam que este usuario tenha permissao para executar, criar.. etc etc !!

  9. #9

    Padrão

    Ola Alexandre

    Desculpe minha ignorância, mas tenho que criar este usuario radiusd e depois efetuar as permissões?

    Outra coisa, é que instalei o freeradius via apt-get, então quanto as permissões nestes diretórios, podem influenciar em alguma coisa minhas pré-configurações?

    Mais uma vez obrigado.

    Luiz

  10. #10

    Padrão

    veja no /etc/passwd se existe o usuario radiusd ou algum parecido, o importante é rodar o radius com um usuário limitado, caso nao tenha este usuario, use o nobody

  11. #11

    Padrão

    Olá amigo Alexandre

    Realmente parece não ter solução meu problema, setei o usuário nobody no radiusd.conf, mas mesmo assim nada de funcionar.

    Quando vou testar... simplesmente meu usuário fica enviando, enviando, enviando e não recebe resposta....

    Creio que o problema deva ser algo bem simples porém que não estou conseguindo resolver, pois já formatei a máquina, já instalei o chillispot novamente, o freeradius, e o erro persiste.

    Para tentar simplificar, utilizei como referencia este tutorial
    https://help.ubuntu.com/community/Wi...otHotspot/8.04

    Obrigado pela ajuda.

    []'s Luiz
    Última edição por colcci; 11-12-2008 às 20:41. Razão: Adicionando conteudo ao problema postado

  12. #12

    Padrão

    amigo eu tava com o mesmo problema
    eu dei permissao para a pasta 0777 ..
    e resolveu..
    veja onde ele ta conf pra criar o pid.. e de permisao na pasta..
    eu uso o winscp para admin o server fica facil fazer isso