+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Servidor de rede

    Bom dia amigos,

    Queria montar um servidor em minha rede, mas não sei exatamente quais os serviços necessários para isso. Vou fazer uma breve descrição para vocês me informarem o que preciso configurar.

    Quero um similar ao da faculdade. funciona da seguinte forma. Fazemos o logon em um domínio através do XP, mas o servidor é linux. Ele autentica e automaticamente, faz um mapeamento dos seus arquivos do servidor e coloca como uma unidade de rede em meu computador.
    Uma pasta deve ser de acesso a todos da rede, uma espécie de pasta pública. E deve ter outra pasta de acesso restrito que seria a do usuário.

    Para o acesso a internet, fazemos a autenticação e ele permite ou bloqueia acessos a internet de acordo com essa senha.

    Deve ter espelhamento nos hds para proteger os dados de um possível defeito nos hds.

    Estou pensando em usar o CentOs. Ouvi dizer que é uma boa distro. Mas, não sei exatamente quais serviços configurar. Sei que precisarei do samba e do squid. Mas, e quanto a autenticação e ao mapeamento da rede? e o espelhamento?

    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    a autenticação fica pelo proprio samba msmo, procure sobre "PDC" no google...
    para o espelhamento amigo:
    https://under-linux.org/forums/adm-e...-hd-s-ide.html

  3. #3

    Padrão

    Ola amigo. bem vamos por parte:

    Voce tera que criar um servidor a distro vc escolhe, eu uso slackware e eh excelente, para a autenticacao do usuario e compartilhamento para maquinas windows vc usa o samba como pdc e usa scripts tipo usuario.bat para cada usuario, direcionando o mapeamento q quiser, o home do usuario eh criado automaticamente se vc tem o usuario criado no linux e se o samba ta como pdc fica com Z: a menos q naum queira.

    Quanto a internet, voce usara o squid com autenticacao por usuario, ou poderia fazer melhor autenticar automaticamente pelo samba, assim quando o usuario logar na estacao ja teria direitos ou nao a usar internet.

    O espelhamento de hds eu recomendo usar raid 1 via hardware, se sua placa mae possui controladora sata com 2 canais para instalar pelo ao menos 2 hds pode entrar no utilitario da placa logo no boot e criar o espelhamento. obs.: e melhor fazer com hds limpos sem dados.

    Bem pelo q voce viu nao eh complicado, boa sorte.

    espero ter ajudado.

  4. #4