+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diretorios rc0.d até rc6.d nao tem arquivo nenhum

    pessoal, é normal esses diretórios estarem vazios ???

    Os Diretorios /etc/rc.d/rc0.d até /etc/rc.d/rc6.d nao tem arquivo nenhum...

  2. #2

    Padrão

    depende.. qual distribuição vc tá usando?

    o normal é ter-se PONTEIROS (soft links) nomeados SXXnome e KXXnome apontando para os scripts reais, que ficam em /etc/rc.d/ ou /etc/init.d (depende da distro). SXX (XX é numero) indica "start - na sequencia XX", enquanto KXX indica "parar - na sequencia XX"
    exemplo:

    [root@irado:~#]: ls /etc/rc0.d/
    total 268
    drwxr-xr-x 2 root 4096 Dez 27 09:28 ./
    drwxr-xr-x 10 root 4096 Dez 1 00:15 ../
    lrwxrwxrwx 1 root 16 Nov 30 14:04 K01smartd -> ../init.d/smartd*
    lrwxrwxrwx 1 root 22 Nov 30 13:49 K02avahi-daemon -> ../init.d/avahi-daemon*
    lrwxrwxrwx 1 root 24 Nov 30 13:49 K02avah
    [...]

    o nivel rc0.d e rc6.d são STOP (desligamento da maquina) e REBOOT, respectivamente.

    isso é herança bem antiga
    Última edição por irado; 31-12-2008 às 09:34.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    depende.. qual distribuição vc tá usando?

    o normal é ter-se PONTEIROS (soft links) nomeados SXXnome e KXXnome apontando para os scripts reais, que ficam em /etc/rc.d/ ou /etc/init.d (depende da distro). SXX (XX é numero) indica "start - na sequencia XX", enquanto KXX indica "parar - na sequencia XX"
    exemplo:

    [root@irado:~#]: ls /etc/rc0.d/
    total 268
    drwxr-xr-x 2 root 4096 Dez 27 09:28 ./
    drwxr-xr-x 10 root 4096 Dez 1 00:15 ../
    lrwxrwxrwx 1 root 16 Nov 30 14:04 K01smartd -> ../init.d/smartd*
    lrwxrwxrwx 1 root 22 Nov 30 13:49 K02avahi-daemon -> ../init.d/avahi-daemon*
    lrwxrwxrwx 1 root 24 Nov 30 13:49 K02avah
    [...]

    o nivel rc0.d e rc6.d são STOP (desligamento da maquina) e REBOOT, respectivamente.

    isso é herança bem antiga

    Kra estou usando o Slackware 12.1 com o kernel compilado para 2.6.28-RC9

    verifiquei que na /etc/rc.d/rc0.d até /etc/rc.d/rc6.d nao tem nada dentro, nem oculto...
    e também na /etc/rc0.d até /etc/rc6.d tb nao tem nada, nem oculto....

    achei estranho, pois quando ligo pc, parece que ele nao carrega o rc.local.

  4. #4

    Padrão

    é, o slack não usa mesmo êsse sistema - rss, só o resto do mundo.
    bem, atualmente o rc.local não funciona mais mesmo.. e eu não lembro mais como resolvi isso aí, abandonei o slack há uns 2 meses e sabe como é, a gente acaba esquecendo. Sugiro que vc faça (eu fiz, à época): observe QUAL o serviço que vc deseja que funcione e coloque-os no /etc/rc.d/rc.M ou /etc/rc.d/rc.inet*conf ou /etc/rc.inet1 /etc/rc.inet2 - observe qual o mais adequado, existem os apenas locais, outros que são relacionados à redes, de modo geral. ANALISE ANTES DE MEXER, se der mer**a a culpa é sua, não minha.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    é, o slack não usa mesmo êsse sistema - rss, só o resto do mundo.
    bem, atualmente o rc.local não funciona mais mesmo.. e eu não lembro mais como resolvi isso aí, abandonei o slack há uns 2 meses e sabe como é, a gente acaba esquecendo. Sugiro que vc faça (eu fiz, à época): observe QUAL o serviço que vc deseja que funcione e coloque-os no /etc/rc.d/rc.M ou /etc/rc.d/rc.inet*conf ou /etc/rc.inet1 /etc/rc.inet2 - observe qual o mais adequado, existem os apenas locais, outros que são relacionados à redes, de modo geral. ANALISE ANTES DE MEXER, se der mer**a a culpa é sua, não minha.

    Opa, era isso que eu precisava saber.... como vc disse, a gente esquece mesmo... fiquei de janeiro até semana passada sem ver um Linux na frente, devido a uma guinada no meu perfil de profissional e esqueci muita coisa, mas a saudade bateu e eu montei um PCzinho pra mexer com o Slack denovo.... se der merd* a caca é minha, nao esquenta... Agradeço ae pela ajuda... Bom final de ano....

    até

  6. #6

    Padrão

    Peguei o bonde andando, mas se o problema é o rc.local (/etc/rc.d/rc.local) não funcionar, valeria a pena verificar se ele está com permissão se execução (eu sei que parece besteira, mas acontece né!)

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Lacovisk Ver Post
    Peguei o bonde andando, mas se o problema é o rc.local (/etc/rc.d/rc.local) não funcionar, valeria a pena verificar se ele está com permissão se execução (eu sei que parece besteira, mas acontece né!)
    nao é isso nao, ja tinha verificado as permissoes.... é o que o colega falou.... eu verifiquei que no arquivo rc.M existe vários scripts para iniciar os serviços em caso de status +x, entao coloquei os scripts que eu havia criado para iniciar através do rc.M, aparentemente está tudo funcionando.

    valeu

  8. #8

    Padrão

    essas directorias pertencem ao sistema de arranque SysV muito usado em distribuições RedHat Like e até nos antigos unixs, porem o slackware usa o sistema BSD init (um pouco difrente em questões de runlevels). as directorias do sysV existem no slackware, pois o nosso amigo patrick permitiu que o slackware fosse sysV compativel! A menos que voce não vá usar programas que necessitem de arranque do genero sysV, vc pode apagar!