Página 2 de 12 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Colegas,

Abaixo o item "A" seria o meio de proteger nossos equipamentos com 99% de segurança contra descargas atmosféricas.

A) Se possível a torre toda protegida por um para raios, ou seja que "ela fique sobre a zona de proteção de um para raios" e não com um para raios nela,(Um para raios protege tudo que estiver abaixo dele e em distância não superior ao dobro de sua altura), esta seria a situação ideal(um para raios afastado da torre e mais alto que ela.
    B) Se não for possível a situação acima, faça com que o aterramento do para raios fique realmente bem isolado da torre e na máxima distancia possível dela, porque se a descarga elétrica passar muito perto dos equipamentos, irá danifica-los por indução, e se equipamentos e para raios estiverem aterrados na mesma estrutura o dano será muito pior.
    C) Não tem como prever a intensidade de uma descarga atmosférica(raio), portanto realmente o melhor seria a primeira opção( a descarga acontecer o mais longe possível dos equipamentos).

Não temos como proteger nossos equipamentos pelo sistema de igualdede de potencial, por se tratar de raios(altíssima descarga elétrica), teríamos que isolar todos os equipamentos de qualquer proximidade da terra) para que os mesmos venham a atingir o mesmo potencial de um raio e sem movimento desta carga elétrica,(improvável), pois um raio não cai e sim sobe (carga de eletrons)até as nuvens para haver o equilibrio de potencial entre a massa(terra) e a nuvem ou nuvens que por atrito com o ar ficam em desequilibrio de eletrons com a massa(terra).

Abraços,

Castilhos
    www.tecnociencia.com.br
    Boa tarde Castilhos, não sei se entendi direito o que foi postado, mais não concordo com o item B, está em desacordo com as normas que conheço. Inclusive a Embratel esteve na minha empresa instalando um Link com acesso via rádio, o serviço foi acompanhado por engenheiros da Procisa, e tudo está no mesmo aterramento, os servidores e unidades de radios, tiveram uma grande mão de obra em passar cabos para ficar tuo no mesmo terra.

Já acompanhei serviços da Eletrocidade, uma empresa de engenharia elétrica aqui de minha cidade, na época eu prestava serviços para um empresa de consultoria, e fomos montar várias concessionarias do Grupo Lider, responsável pela venda de uma pequena fatia de automóveis novos no Brasil. Em todas as concessionárias que eu estive, junto com o pessoal da Eletrocidade, eu prestando serviços na área de informática, tudo o que diz respeito a aterramento foi feito com circuitos equalizados, interligados aterramento, e para-raios. Já estive em instalações da Telemar, todas usam o mesmo esquema. Ainda que se tenha dois aterramentos, um do para-raios, e outro dos equipamentos, eles devem ser interligados.

2. faça o aterramento da torre.. no mesmo aterramento da onda voce pega energia para ela..

contrate uma pessoa que entenda disso e faça um bom aterramento, aqui eu aterro os cabos coaxiais em 3 lugares ...

3. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    faça o aterramento da torre.. no mesmo aterramento da onda voce pega energia para ela..

contrate uma pessoa que entenda disso e faça um bom aterramento, aqui eu aterro os cabos coaxiais em 3 lugares ...
    Olá, vc tá falando do aterramento do poste eletricidade do local?

Pois eu fiz outro aterramento, para a torre, eu não usei o aterramento do poste.

valeu

4. do poste nao.. poste nao tem aterramento...

vc coloca barras de aterramento em seu terreno.. faz a medição.. quanto menor impedancia melhor.. de 0 a 10 é o nivel aceitavel ... aqui os aterramentos que fazemos ficam na faixa de 2 a 3 ...

ai ligue TUDO neste aterramento..

5. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    do poste nao.. poste nao tem aterramento...

vc coloca barras de aterramento em seu terreno.. faz a medição.. quanto menor impedancia melhor.. de 0 a 10 é o nivel aceitavel ... aqui os aterramentos que fazemos ficam na faixa de 2 a 3 ...

ai ligue TUDO neste aterramento..
    Bem o poste lá tem casa tem uma aste de cobre de 2.5mts afundado no chão isso seria aterramento não ?.

O aterramento que eu fiz, foi enfiar uma aste de cobre de 2.5mts na terra e ligar um fio de 6mm até a torre, eu só não medi a impedancia, e só coloquei uma aste, tem realmente nescessidade de mais de uma aste ?

obrigado

Tópicos Similares

1. Como montar um Pc-Ap? AJUDA
    Por LiloLorandi no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 17-08-2009, 13:50
  2. servidor mk + pc ap como configurar
    Por Rmnet no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 22-05-2009, 15:54
  3. Como montar um pc-ap
    Por warlley no fórum Redes