+ Responder ao Tópico

1. nao tem nenhum engenheiro elétrico nesse fórum que possa me fazer um orçamento de quanto ficaria o projeto de aterrames[nto da minha torre? Se eu puder arcar, compro o projeto na hora. Compro o projeto e implanto por conta própria, já que o deslocamento do engenheiro para cá ficaria meio inviável

2. Eu não sei, mas vou pelo que vejo aqui.

Lá em cima, tem captor Franklin, isolado da torre e desce cabo de cobre grosso, mais grosso que uma caneta esferográfica, com isoladores , até as hastes no chão.

Em matéria de raio, não dá para se vangloriar, mas até agora , mais de ano e nunca deu problema em nenhuma torre. E tem dado muita tempestade com raios. Mas sei que proteção 100% realmente não existe.

Mas uma coisa me vem a mente: porque é fabricado o Captor Franklin, e isoladores especiais para pararraios, se eles não fossem necessários? Estes isoladores mantem o cabo de cobre 20cm longe da torre, e permite um caminho com menor resistência.

Aí seria só usar a propria torre como pararraios? Hoje se gasta uns bons trocados só na instalação do pararraios. Se fosse tão simples assim, ninguém iria fabricar estes componentes. Nós mesmo que montamos, mas fomos em empresa especializada para ver de perto como era.

Ou o conhecimento está sendo ampliado e adaptado aos "novos tempos"?

3. 1929, acredito que as coisas estão mudando, realmente eu não tenho visto mais cabos de descidas nas torres das teles. Estou para ir em uma da Claro, vou ver se fotografo para vocês vêem.

4. Foi só eu pensar em aterramento e essas paradas que hoje queimou meu WR254!

Caiu um diluvio hoje e um puta raio que deve ter fritado o bichinho.. tirei a carcaça dele mas nenhum sinal de queimado nem nada, apenas não liga, até testei com o outra fonte mas nada... vou ter que colocar outro no lugar pq amanha é feriado ai não da pra deixar os clientes sem net.

Fico pensando se fosse o PC-AP que vou colocar, acho q eu desistia do negocio...

5. Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Por tudo q venho lendo nesse tópico, o mais certo então é como nosso amigo aqui disse, ligar tudo na torre, inclusive para-raio, pois usam a torre como condutor do mesmo, nesse caso tem ao invez de isolar tudo da torre, tem é ligar tudo nela?!
    Aqui, está assim amigo, e foi feito por engenheiro. Tudo no mesmo terra. Tem 2 cabos, um de terra dos equipamentos na torre e outro do Para-Raios, tem isolante que afastam o cabo da torre. Mais lá em baixo, está tudo ligado no mesmo terra, com 7 hastes. Na torre temos fios mais finos que aterram as Router Boards, caixa hermética e cabos que ligam nas antenas, e até no discos das Off-Set Zirok.

A explicação que tenho disso, é que se tiver tudo no mesmo circuito não haverá DDP (diferença de potencial) e evitará a queima.

Tópicos Similares

1. Como montar um Pc-Ap? AJUDA
    Por LiloLorandi no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 17-08-2009, 13:50
  2. servidor mk + pc ap como configurar
    Por Rmnet no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 22-05-2009, 15:54
  3. Como montar um pc-ap
    Por warlley no fórum Redes
    Respostas: 4