Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post

...

mas uma árvore ou um prédio...

....

Mas é uma coisa que acontece desde o primeiro minuto da instalação da antena e não algo que vai surgindo com o tempo.

.....
    Isso é que dá não podar as árvores e deixarem construir prédios mais altos (ou fazer o famoso "puxadinho")....

hehehehehehe

2. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post

Caso a antena esteja fixada muito próximo a estruturas metálicas (algumas pessoas fixam na lateral das torres) pode estar aí a explicação para tal fato. Já vi antenas omni instaladas literalmente coladas nas torres.
    Sim, mas aí já dá alteração no lóbulo logo no primeiro dia. Deixa de irradiar em 360º.
    Mas esse negócio de alterar com o tempo....?
    Antena não tem componentes eletricos ou eletronicos que desgastam.
    Se oxidar alguma conexão vai cortar todos os 360º

No meu tempo de radioamador, se fazia antenas dipolo de 80m e 40m em HF. E ficava tudo na chuva, molhando direto. E não acontecia nada. Era só cuidar de uma boa solda no dipolo e isolar o coaxial e fazer uma volta para cima para garantir que não ia descer agua pelo cabo, e boa noite amor. Ano após ano era só alegria. Com certeza aquele fio usado para espichar o dipolo ficava todo oxidado com o tempo mas mesmo assim não perdia o rendimento.

3. Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Isso é que dá não podar as árvores e deixarem construir prédios mais altos (ou fazer o famoso "puxadinho")....

hehehehehehe

hahahaha... PUXADINHO!

Muito bom.

Quanto a você meu caro 1929, seguinte: não podemos compara 40m com 12 centimentos de onda ou, muito menos, com elementos cortados com meia onda - 6 cm - ou 1 quarto de onda (3cm). Elementos irradiantes muito pequenos! Até uma barata na antena atrapalha!

hehehehehe.

4. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    hahahaha... PUXADINHO!

Muito bom.

Quanto a você meu caro 1929, seguinte: não podemos compara 40m com 12 centimentos de onda ou, muito menos, com elementos cortados com meia onda - 6 cm - ou 1 quarto de onda (3cm). Elementos irradiantes muito pequenos! Até uma barata na antena atrapalha!

hehehehehe.
    Verdade!!

Os princípios de radiofrequencia são os mesmos, mas nestas frequencias altas o comportamento pode ser um pouco diferente ou a alteração pode ser irrisória ou desprezível.
    Tudo em altas frequencias para mim é muito novo.
    Eu era vidrado em HF. Brincava com meu Yaesu e Kenwood.
    Isso antes de surgir computadores.

5. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Verdade!!

Os princípios de radiofrequencia são os mesmos, mas nestas frequencias altas o comportamento pode ser um pouco diferente ou a alteração pode ser irrisória ou desprezível.
    Tudo em altas frequencias para mim é muito novo.
    Eu era vidrado em HF. Brincava com meu Yaesu e Kenwood.
    Isso antes de surgir computadores.

Sim,

para se ter uma idéia em frequências muito baixas e baixas (OC, OT, AM e FM) podemos trabalhar com transmissores de 1W a 50.000W. Entretanto, em frequências (extremamente altas) como 2.4GHz e 5.8GHz é impossível trabalhar com tais potências, pois causariam ruídos proporcionais às potências trabalhadas. Por isso a preferência por baixas potências aliadas a antenas de alto ganho. Aumentam o ganho do sinal, mas não amplificam o ruído, bem como não surgem problemas sérios com onda estacionária e harmônicos na torre, o que aniquilaria o sinal e sujaria todo o espectro radio-elétrico.

Todos os orgãos reguladores, como Anatel (Brasil) e FCC (EUA), tem profundas preocupações em controle de potência, certificações e normatizações de uso de radiofrequências (uso de canais e controle de espectro elétrico) e dos equipamentos utilizados em todas as faixas.
    Última edição por MarceloGOIAS; 18-01-2009 às 14:25. Razão: Correção

Tópicos Similares

1. código da homologação da Antena Hyperlink Setorial 90 Graus Hg5817p-090
    Por robertopc95 no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 29-01-2014, 09:54
  2. Antena Omni perde desempenho com o tempo?
    Por katraka no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 01-06-2010, 23:34
  3. antena setorial 14dbi 90º com amplificador
    Por marquinhoscx no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 23-08-2005, 10:29
  4. Respostas: 0
    Último Post: 15-08-2005, 09:25
  5. AP com antena omni original?
    Por Portela no fórum Redes
    Respostas: 9