+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tentando mudar célula para MK

    Boas pessoal?
    Sou novo aqui no fórum.
    Prazer.
    Trabalho em um provedor de internet a rádio, em uma cidade pequena de uns 75k habitantes.
    Estava pensando na possibilidade de por MK nas células, hoje usamos omni, mas gostaria de por Setoriais de 8db com 90º.

    Como não conheço muito de MK, o que eu gostaria era colocar 2 cartões, e ligar 4 setoriais, 2 por cartão.

    Utilizamos 2.4ghz, não temos clientes com placas wireless, nem adaptadores, somente rádios conectados na rede.

    Nesta rede em questão temos 7 prédios conectados, com grande escala de clientes, e mais 7 clientes residenciais.

    O mais distânte fica a no máximo 2 km da célula, ela está no ponto mais alto da cidade, e tem visada limpa para todos os locais.

    Teria como fazer isto com o MK? Tendo em vista que ele não ficaria como brigde, ficaria como Router, Gateway, para evitar Broadcast em toda a rede.

    O MK guenta bem tudo isso? Não posso especificar o que temos hoje, mas posso dizer que é 1 omni ligada a 1 rádio.

    Precisaria diminuir um pouco os pings e as perdas, dai com as setoriais, acho que as perdas acabariaum, porque o sinal melhoraria.. podendo diminuir a potencia usada nos rádios clientes.

    Preciso de agilidade na rede, não utilizamos proxy.
    O backbone foi testado, e tem link sem engarrafar de até 9MB, pro provedor que temos, está de bom tamanho.

    Gostaria de opiniões e indicações de equipamentos para fazer o mesmo.

    Grato.
    Ah, lembrando, somos licenciados, preciso que o equipamento seja homologado.

    Desde já agradeço.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Sem sombra de dúvida seu sistema terá uma grande melhora dividindo o tráfego em painéis.

    Costumo dizer a clientes, que utilizar Mikrotik é outro mundo, pois voce consegue monitorar distintamente cada rádio de cliente, onde se torna bem mais fácil um diagnóstico de problemas.


    Hoje em dia a gama de produtos homologados está imensa, com ótimos produtos.


    O uso de divisores sou um pouco contra, mais cada caso é um caso, e precisa de um estudo.

    Me contate por telefone ou MSN, que te ajudo com o que precisar.