+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Clientes com Ping alto depois de certo tempo.

    Senhores algum tempo venho acompanhando as discuções no forum. Apendi bastante com as dicas. Gostaria de submeter um problema que estou tendo.
    Quando ligo a RB433 os clientes se conectam tudo bem, mas após algum tempo o ping começa a subir , de um cliente até a antena em que ele esta conectado o ping fica entre 400 e 600 ms. Mas durante os minutos inicias ele fica entre 5 e 10 ms. Este problema acontece em duas antenas apeas e é com todos clientes, elas estão na mesma torre, as configurações são,
    Configuração da Antena 1
    - Antena hyperlink 17 dbi 120 graus.
    - RB433 AH
    - Cartão Engenios 8602
    - Canal 2462
    - TX Power 26dbm
    - Cliente mais distante está à 2,5 KM
    - 68 Clentes conectados simultâneamente

    Configuração da Antena 2
    - Antena hyperlink 17 dbi 120 graus.
    - RB433 AH
    - Cartão Engenios 8602
    - Canal 2422
    - TX Power 25dbm
    - Cliente mais distante está à 2,5 KM
    - 55 Clientes Conectados simultâneamente
    Grato,
    MRebeque

  2. #2

    Padrão Potencia

    Boa noite colega,

    Eu axo que como voce fala em 2,5km com 25dbm de potencia, se vai chegar a uns 50km ou mais!
    Diminuia para default (la pelos seus 18dbm, 63mw) que a esta distancia esta muito bom.

    Outro detalhe, sao 2 (duas) rb 433 ou 1 com os 2 cartoes sustentado todos estes clientes?
    Eu acredito que este cartao apesar de seu custo viavel nao suporte tantos clientes simultaneos
    e
    que tipo de configuraões voce tem na rb? ela faz web proxy, ou bloqueia p2p, ou algo configurado no firewall/queue?
    Se sim, axo melhor voce pensar em um PC (computador) para gerenciar este tipo de configurações!

    Se não consegui me expressar dê mais informações sobre o problema que o grupo possa lhe ajudar melhor.

    Um abraço!

  3. #3

    Padrão

    Neste seu caso, não sei a velocidade praticada, mas me parece que a causa da latencia alta, seja o numero de clientes online.

    Logicamente que pode ser inumero outros fatores :

    - Sinal ruim de clientes;
    - Layer 7 *

    etc.......


    * Layer 7, causa latencia, os parametros das latencia podem ser obtidas no site do projeto.

  4. #4

    Padrão

    Mrebeque, realmente e dificil de falar o que pode ser, eu tive problemas parecidos com os seus, e nao era so o ping que ficava alto a navegaçao tembem ficava ruim, eu troquei os cartoes e parou, nao quer dizer que seja seu problema, mais o engenius tem um problema pra funcionar corretamente com o mikrotik, um problema de potencia, no forum aqui mesmo tem falando sobre isso e um link para a soluçao do problema no forum do proprio mikrotik, eu mem procurei o link pra te passar porque estou indo dormir, mais da uma procurada ai, amanha eu tento postar o link... ate mais, pra lembrar o problema e tao grave que o cartao costuma estragar com o tempo...

    a questao da sobre carga de cliente tambem foi bem lembrada pelo colega que respodeu logo antes de mim, mais depende nao so do numero de clientes como da velocidade de cada, o padrao B vc consegue colocar mais clientes, no G o cartao sobrecarega mais facil porque processa mais informaçoes.

  5. #5
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Os cartões engenius tem um bug de configuração, ele sempre aumenta em 10db o valor, ou seja se você deseja configurar para 28db, coloque em 18 db.

  6. #6

    Smile Potência

    Bom dia meus colegas, cada rb433 tem um cartão apenas. Já havia a identificado a queda de performance das RB433 quando colocava mais um cartao e tinha conectdo 90 clientes online.
    Elas funcionan apenas como bridige e no tenho um pc como mikrotik que funciona como gateway/roteador fazendo queue tree / firewall.
    Seguindo a sugestão do UlissesCampos achei um tópico aqui no forum postado pelo Sérgio onde ele fala sobre o problema do drive da Engenius que sempre adiciona mais 10db a potencia que agente define no TX POWER da interface.
    A banda que uso é a B (11M) quanto setei a velocidade do cartão para default ele passou operar em 18 DB, exatamente como o Magal falou, e o sinal dos clientes não mudou nada. O ping caiu satisfatóriamente o ping nas antenas esta abaixo de 10 ms em qualquer cliente.

    Em apenas em um dos cartões o ping não baixou tanto eu acho que este cartão, por ser um dos mais antigos deve estar danificado. Vou troca-lo.

    Aproveitando vocês poderiam sugerir um outro cartão, comprei um xr2 (Ubiquiti), mas não fiu feliz nos testes a latência era muito alta o sinal é bom. E neste cartão quando colocava 28 no TX Power o mikrotik colocava 18 entre parenteses ao lado dos 28. Até este ja tinha o problema do engenius, a diferença é que corrigiram o drive.

    Gostaria que voces me indicassem um bom cartão.

    Desde já agradeço pela ajuda.

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Um excelente cartão é o R52H.

  8. #8

    Padrão

    Concordo com o Magal, o R52H e um otimo cartao, troquei alguns engenios aqui e melhorou muito a qualidade dos meus clientes, inclusive parece que ele consegue lidar com mais clientes que o engenius...

  9. #9

    Padrão

    Caraculis 400mW abaixa isso ai!

  10. #10

    Cool

    Citação Postado originalmente por mrebeque Ver Post
    Bom dia meus colegas, cada rb433 tem um cartão apenas. Já havia a identificado a queda de performance das RB433 quando colocava mais um cartao e tinha conectdo 90 clientes online.
    Elas funcionan apenas como bridige e no tenho um pc como mikrotik que funciona como gateway/roteador fazendo queue tree / firewall.
    Seguindo a sugestão do UlissesCampos achei um tópico aqui no forum postado pelo Sérgio onde ele fala sobre o problema do drive da Engenius que sempre adiciona mais 10db a potencia que agente define no TX POWER da interface.
    A banda que uso é a B (11M) quanto setei a velocidade do cartão para default ele passou operar em 18 DB, exatamente como o Magal falou, e o sinal dos clientes não mudou nada. O ping caiu satisfatóriamente o ping nas antenas esta abaixo de 10 ms em qualquer cliente.

    Em apenas em um dos cartões o ping não baixou tanto eu acho que este cartão, por ser um dos mais antigos deve estar danificado. Vou troca-lo.

    Aproveitando vocês poderiam sugerir um outro cartão, comprei um xr2 (Ubiquiti), mas não fiu feliz nos testes a latência era muito alta o sinal é bom. E neste cartão quando colocava 28 no TX Power o mikrotik colocava 18 entre parenteses ao lado dos 28. Até este ja tinha o problema do engenius, a diferença é que corrigiram o drive.

    Gostaria que voces me indicassem um bom cartão.

    Desde já agradeço pela ajuda.
    Opá amigo mrebeque

    eu te indico por esperiencia Propria o Engenios com Chipset Prism e o R52h Ultilizo os Dois aqui no Provedor eh estão show

    ping's em media 3ms a 10ms

    o Prism ta em torno de 40 clientes e o R52h com 45 simultaneos e estão dando conta do recado

    hehehehe

    espero ter ajudado Amigo

    Boa Sorte e até +

  11. #11

    Padrão Um bom cartão

    Obrigado pessoal. Vou providenciar a troca dos cartões engenius, pelo r52h. Pelo que pesquisei é mais fácil encontra-lo no mercado do que o engenius com chipset Prism.
    Agradeço a todos pela ajuda.

  12. #12

    Cool

    Citação Postado originalmente por mrebeque Ver Post
    Obrigado pessoal. Vou providenciar a troca dos cartões engenius, pelo r52h. Pelo que pesquisei é mais fácil encontra-lo no mercado do que o engenius com chipset Prism.
    Agradeço a todos pela ajuda.
    O Engenios com Chipset Prism ta dificio mesmo hehehehe
    Eu Mandei um Pra trocar e me mandarão o R52h pq Não Tinha Mas Prism mas se vc achar Vale a Pela testar ele

    e um Cartão Exelente Trabalhja Muito Bem

    flw

    Até +

  13. #13

    Padrão Um bom Cartão

    Se eu achar o Prism posto aqui. A principio vou ter como prioridade o r52h.
    Grato.

  14. #14

    Cool

    Citação Postado originalmente por mrebeque Ver Post
    Se eu achar o Prism posto aqui. A principio vou ter como prioridade o r52h.
    Grato.
    Comcerteza vai ficar bem melhor seta o ACK dele pra 61 e deixa o data rates em 11MBPS si vc usa em 2.4ghz B

    blz depois vc posta ai os resultados

    Vlw
    até +