Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Controle de upload no cliente

Na minha opiniao, o controle de trafego ideal acontece da seguinte forma:

Upload: Cliente
    Download: Server/GW

Ou seja, Upload controlado na interface do cliente e download na interface do GW.

Me ocorre agora somente 2 formas de fazer com elegancia e simplicidade:

1 - Usando Aps + Vlan pra canalizar o trafego.
    2 - Usando HC Gateway.

Padrão

Aqui controlo tb em todo o percurso, ou seja, no cliente e no pop tb, só que uso um detalhe, por exemplo se o cliente tem banda 256 k uso no cliente 400 k e no pop 256 k isso dá um gas a mais do cliente até o pop pra prevenir eventual perdas e garantir sempre a bando ao cliente, claro se o cliente é daqueles que fica 24 h baixando....dai deixo 256 k no pop e 256 k no cliente....

A grande vantegem de controlar todo percurso é justamente os virus...pois como ja foi dito 1 só maquina infectada mata toda a rede.

OBS: quem usa cache full não dá pra fazer controle no cliente....

Abraços

Jodrix

Padrão

Olha 1929, eu acho que o alexandre falou basicamente tudo.

vou tentar explicar o que acontece, suponho que vc saiba como funciona os pacotes, entao nao vou falar muitos detalhes, so alguns pra quem e mais leigo que vc.

toda a informacao e transformada em pacotes, estes pacotes sao pedaços da informaçao, e um cabeçalho neste cabeçalho tem as informaçoes de onde veio o pacote e pra onde ele vai e onde ele pasou, isso gera processamento, seu servidor tem que pensar a respeito disso e escrever no pacote tambem.

do outro lado a maquina que recebeu o pacote manda uma resposta de ok falando que o pacote chegou e foi lido.

no controle de banda o pacote que nao e repasado ele consome menos do roteador que e a funçao que o servidor que ta controlando a veloidade faz

um exemplo quando vc manda 5 pacotes mais a sua velocidade não permite isso permite so 3, o roteador vai pegar os primeiros 3 e passar os outros 2 vão morrer ali, assim sua maquina vai esperar a resposta dos cinco pacotes que ela mandou, mais so vai receber a resposta dos 3, então quando o tempo de esperar pela resposta passar ela vai mandar os outros 2 pacotes. Assim a velocidade e controlada, com o tempo de espera dos próprios pacotes, a coisa foi pensada assim justamente por causa das sobrecargas.

o roteador trabalha em todos os pacotes deste jeito para poder entregalos sempre mesmo que o caminho mude

Padrão

Correto, então agora me vem a questão que o Jodrix levantou.
    Fazer controles diferentes. Será que eu entendi bem?

O cliente faz a solicitação, em velocidade maior, pois ele limitou uma velocidade maior no cliente,
    Mas ao chegar ao servidor ele vai limitar em velocidade menor, descartar o excedente e repassar para a net.
    Na volta da informação ele vai receber na velocidade que está acertada para ele, mas como o servidor vai mandar mais pacotes para o cliente se na volta a informação que o servidor vai enviar está limitada pela velocidade menor e não maior?

No caso do proxy eu entendo que aí sim ele vai mandar na velocidade que o proxy permitir, mas se no cliente estiver controlado ele não vai conseguir entregar.

É isso mesmo?

André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    15

Padrão

Quando coloca o AP em Bridge ele funciona como uma ponte, talvez até sobrecarregue por alguns segundos, mas o descarte de pacote e a negociação são rápidos. Gastasse ms. Para se fazer um controle real da forma que vcs querem, o controle deveria estar efetivamente instalado na maquina do cliente, salvo o cliente que possui ap. O único softwear que conheço com essa função se chama HOSTCERT. Pareceu-me muito bom, mas confesso que não usei na prática. Achei-o quando estava tentando bloquear um cliente que sempre inventava algo para navegar de graça. Se alguém já usou gostaria da opinião.

Padrão

Completando...

vou dar exemplo do QOS usando modo RED .. (Random Early Detection)

o router via fazendo repasse dos pacotes até o limite da velocidade suportada (ou configurada) pela fila.. quando excedido, ele começa a dropar pacotes randomicamente... forçando assim o "SENDER" re-enviar o pacote em menor velocidade...