+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Help Load Balance

    Ola Amigos estou tentando fazer um load balance com 3 adsl de 8megas da brt , quero entra com os 3 liks e sair pra um servidor quero colocar um computador apenas pra loud e ja tenho outro computador apenas como servidor pppeo, queue, proxy. rodando perfeitamente alguem pode me ajudar ou me passar onde pego algum tutorial que realmente me ensine .obrigado. quero fazer esse load na no mk 2.9.27
    Última edição por wescleywifi; 02-03-2009 às 11:47.

  2. #2
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wescleywifi Ver Post
    Ola Amigos estou tentando fazer um load balance com 3 adsl de 8megas da brt , quero entra com os 3 liks e sair pra um servidor quero colocar um computador apenas pra loud e ja tenho outro computador apenas como servidor pppeo, queue, proxy. rodando perfeitamente alguem pode me ajudar ou me passar onde pego algum tutorial que realmente me ensine .obrigado. quero fazer esse load na no mk 2.9.27
    Ta ai as regras:

    IP>Firewall>Mangle

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-state=new nth=2,3,0 action=mark-connection new-connection-mark=MMod1
    passthrough=yes

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-mark=MMod1 action=mark-routing new-routing-mark=MRot1 passthrough=no

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-state=new nth=2,3,1 action=mark-connection new-connection-mark=MMod2
    passthrough=yes

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-mark=MMod2 action=mark-routing new-routing-mark=MRot2 passthrough=no

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-state=new nth=2,3,2 action=mark-connection new-connection-mark=MMod3
    passthrough=yes

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-mark=MMod3 action=mark-routing new-routing-mark=MRot3 passthrough=no

    OBS: na opção in-interface vc coloca a interface q vai sair o seu link.


    feito as regras va em:

    IP>route>add

    gateway= ip do seu primeiro link

    IP>route>add

    gateway= ip do seu primeiro link
    mark= MRot1

    IP>route>add

    gateway= ip do seu segundo link
    mark= MRot2

    IP>route>add

    gateway= ip do seu terceiro link
    mark= MRot3.

  3. #3

    Padrão

    Olá wescleywifi,

    Possuo vários casos rodando da forma como deseja, mais digo que não basta ter os 2 servidores, as configurações de LB utilizando NTH são um pouco mais complexas, devido a constante troca que é feita entre os links.

    Existia um bom tutorial para 5 WAN mais o site saiu do ar.

    Vou tentar preparar um material e disponibilizá-lo aqui.

    No fórum da Mikrotik (Oficial - Inglês) existe bons conteúdos e scripts sobre o assunto.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Existia um bom tutorial para 5 WAN mais o site saiu do ar.
    Voce lembra de que site era? Tenho muito material salvo por aqui e posso ter esse tutorial gravado.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kyanbatera Ver Post
    Ta ai as regras:

    IP>Firewall>Mangle

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-state=new nth=2,3,0 action=mark-connection new-connection-mark=MMod1
    passthrough=yes

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-mark=MMod1 action=mark-routing new-routing-mark=MRot1 passthrough=no

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-state=new nth=2,3,1 action=mark-connection new-connection-mark=MMod2
    passthrough=yes

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-mark=MMod2 action=mark-routing new-routing-mark=MRot2 passthrough=no

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-state=new nth=2,3,2 action=mark-connection new-connection-mark=MMod3
    passthrough=yes

    chain=prerouting in-interface=ether2 connection-mark=MMod3 action=mark-routing new-routing-mark=MRot3 passthrough=no

    OBS: na opção in-interface vc coloca a interface q vai sair o seu link.


    feito as regras va em:

    IP>route>add

    gateway= ip do seu primeiro link

    IP>route>add

    gateway= ip do seu primeiro link
    mark= MRot1

    IP>route>add

    gateway= ip do seu segundo link
    mark= MRot2

    IP>route>add

    gateway= ip do seu terceiro link
    mark= MRot3.
    Ótimo post kyanbatera, agora para mim, só falta entender o que significa estes parâmetros nth=, por exemplo, nth=2,3,2?

    Obrigado e abraço

  6. #6
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Ótimo post kyanbatera, agora para mim, só falta entender o que significa estes parâmetros nth=, por exemplo, nth=2,3,2?

    Obrigado e abraço

    flaviomreis não sei exatamente na teoria explicar o oque significa NTH= sei que é relacionado com a ordem do balanciamento, mais vou colocar aqui para vc uns exemplo básico de como usar o nth:

    balanciamento para 2 modens
    nth
    1ª regra

    Every 1
    counter 2
    packet 0

    2ª regra

    Every 1
    counter 2
    packet 1


    balanciar 3 modens

    nth
    1ª regra
    Every 2
    counter 3
    packet 0

    2ª regra
    Every 2
    counter 3
    packet 1

    3ª regra
    Every 2
    counter 3
    packet 2


    balanciar 4 modens

    nth
    1ª regra

    Every 3
    counter 4
    packet 0

    2ª regra
    Every 3
    counter 4
    packet 1

    3ª regra
    Every 3
    counter 4
    packet 2

    4ª regra
    Every 3
    counter 4
    packet 3


    balanciar 5 modens

    nth
    1ª regra

    Every 4
    counter 5
    packet 0

    2ª regra
    Every 4
    counter 5
    packet 1

    3ª regra
    Every 4
    counter 5
    packet 2

    4ª regra
    Every 4
    counter 5
    packet 3

    5ª regra
    Every 4
    counter 5
    packet 4


    e assim vai...

    se isso não te ajudar eu posto aqui regra por regra se der tempo até com as imagens de cada uma.

    forte abraço!
    Última edição por kyanbatera; 04-03-2009 às 10:03.

  7. #7

    Padrão

    Ajudou sim kyanbatera, era exatamento que números usar dependendo do número de links o parâmetro mais necessário.

    Brigadão
    Última edição por flaviomreis; 13-03-2009 às 09:03.