+ Responder ao Tópico

1. 1929,

é preciso muito cuidado com microcélulas e células de pequeno porte devido a questão do uso e da reutilização do espectro radio-eletrico. Em 2.4GHz é bem problemático, devido principalmente a grande quantidade de redes legais, piratas, de empresas e de equipamentos eletroeletrônicos.

É uma frequência problemática, como sabe. Muitas células próximas funcionariam razoavelmente bem se utilizassem WDS, pois uma célula "complementaria" a outra na mesma frequência em vez de disputar o canal (mesma radiofrequência) ao mesmo tempo.

No sistema de telefonia celular, ao contrário, pequenas células funcionam muito bem, pois apenas uma operadora utiliza aquela frequência numa mesma região; ou seja, não há "disputa" por canais na mesma célula, consequentemente sem poluição radioelétrica. Além disso uma célula é complementar a outra, tanto é que os clientes da operadora movimentam-se entre células sem nenhum problema, mesmo com o telefone móvel em funcionamento. O sistema repassa o cliente a célula de sinal mais forte.

Entretanto amigo, em 2.4GHz quando menos rádio funcionando melhor.

2. Pois este é um dos problemas que me levou a levantar esta questão.

Com uma omni pol horizontal como a da Pluton seria legal. Um só rádio por torre. E colocando em WDS como já tenho aqui, realmente vai ocupar menos.

Mas teria que ser uma omni com ângulo vertical maior. Só 5º é muito pouco.
    Sinceramente não vejo uma saída para esta situação, a não ser colocar 3 hyperlink de 14dbi pol horizontal e dar uma boa inclinada nelas. Assim evito jogar muito longe o sinal.

E agora, escrevendo, me veio uma idéia meio louca na cabeça. Será que não daria para fazer uma espécie de refletor na parte superior da setorial, para refletir mais a emissão, que nesta posição estaria quase na horizontal? Isto porque quando se diz que uma antena tem ângulo de 20º por ex., ela tem 10º para baixo e 10 para cima.
    Então se nesta parte de cima fizesse um refletor, estes 10º diminuiriam o que impediria mais ainda dela interferir nas outras células.
    Pode ser uma viagem total, mas idéias batem na cabeça da gente e até provar em contrário, o cérebro fica matutando a coisa.

O suporte da Pluton me sugeriu colocar em cada célula 6 PTX16-24A, que tem 20º de abertura vertical e inclinar mais um pouco elas, e usar divisor para alimentar, para não usar muito rádio. Mas tenho uma aversão a divisor. Teria que compensar a potencia no rádio e pode gerar mais ruído.

3. 1929, a minha omni tem 4° de angulo vertical e com clientes a menos de 100m se conectando com sinal excelente.

4. Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    1929, a minha omni tem 4° de angulo vertical e com clientes a menos de 100m se conectando com sinal excelente.
    É, vou ter que testar mesmo. Mas não queria omni com polarização vertical. Só sobrou a ptx32 da pluton.

5. Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    1929, a minha omni tem 4° de angulo vertical e com clientes a menos de 100m se conectando com sinal excelente.
    Bom dia,

além da inclinação do ângulo vertical também é fundamental a altura da torre ou do prédio em que a antena está ou será instalada. Quanto mais alta a antena (e maior o ganho) pior pode ficar o sinal embaixo da torre, pois o lóbulo de irradiação (devido a menor verticalidade do sinal) cria uma "sombra" em volta da estação transmissora.

Para clientes muito próximos utilize antenas de 8 ou 9dBi. Para clientes entre 1 e 3KM antenas de 12dBi. Para clientes mais distantes antenas de 15dBi.

Tópicos Similares

1. Respostas: 9
    Último Post: 26-02-2015, 16:06
  2. Respostas: 4
    Último Post: 04-05-2013, 18:55
  3. Qual melhor solução simples para cache provedor
    Por Rumenik no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 13
    Último Post: 15-06-2012, 09:25
  4. Respostas: 8
    Último Post: 03-08-2010, 11:03
  5. Qual melhor solução para monitorar uma REDE?
    Por ReiserFS no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 21
    Último Post: 19-10-2004, 17:21

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L