+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão HTB não funciona

    Tenho um link de 1MB e quero destinar 700k somente para um servidor Terminal Service Windows 2003. O Terminal ficaria com 700k e o restante da rede com 300k, então fiz as regras abaixo (por porta), mas que não estão dando muito certo. A rede consegue consumir mais que os 300k destinados a ela, causando lentidão no acesso ao Terminal.

    OBS: eth1 é minha placa de saída (com ip fornecido pela Embratel)

    tc qdisc del dev eth1 root (limpa qualquer regra de limitação existente na eth1)

    tc qdisc add dev eth1 root handle 1: htb default 20 (define a class 1:20 como default - 300k)

    tc class add dev eth1 root classid 1:0 htb rate 1000kbit (velocidade total do link - 1MB)

    tc class add dev eth1 parent 1:0 classid 1:10 htb rate 700kbit ceil 1000kbit (servidor Terminal)
    tc class add dev eth1 parent 1:0 classid 1:20 htb rate 300kbit ceil 400kbit (restante da rede)

    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip u32 match ip sport 3389 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip u32 match ip dport 3389 0xffff flowid 1:10

    * As últimas duas linhas informam que qualquer acesso à porta 3389 (terminal service) deve estar limitada a 700k, ou seja, class 1:10. Por não haver outro tipo de regra, fica subentendido que qualquer outra porta (80, 443, 25, etc.) devem consumir somente 300k do link, chegando a no máximo 400k (ceil).

    O que pode estar errado para não funcionar e a rede conseguir consumir mais que 300k?

  2. #2

    Padrão **HTB: no configured devices found!

    Eu estou com problemas no HTB também, mas utilizo um outro procedimento.
    A distribuição que utilizo é o Debian.
    Peguei o script do htb.init no link http://sourceforge.net/projects/htbinit/ e coloquei na inicialização, no /etc/init.d
    Criei um diretorio /etc/htb com uns arquivos relacionados com as eth's. Segue os arquivos abaixo:
    eth0-2:10.default
    eth0-2:30.Rede
    eth0-2.root
    eth1-2:10.default
    eth1-2.root
    eth1-2:30.Rede

    Só que quando vou executar o comando /etc/init.d/htb.init compile
    da o seguinte erro:
    **HTB: no configured devices found!

    Já verifiquei permissão e já verifiquei no script htb.init que o caminho que está apontado é pra onde eu criei os arquivos /etc/htb

    O que será??

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Resolvido. Estava faltando dois arquivos no /etc/htb.

    MacVitor, ainda está interessado na configuração do HTB ou já resolveu?