+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile PPOE + Radius

    Olá. Fiz uma pergunta outro dia (PPPOE) mas fui infeliz na formulação. ¬¬'

    Lí alguns textos sobre servidor PPPoE e em que é necessário uma integração com o RADIUS.
    Se o PPPOE server autentica para que serve o RADIUS? Posso usar o FreeRadius neste caso.
    Ha algum tempo li sobre o problema do cliente desligar o PC sem desconectar e não conseguir se conectar posteriormente; já foi resolvido?

    Peço desculpas se as perguntas parecem tolas ou de preguiçoso. Gostaria de implementar uma autenticação PPPoE e depois fazer uns teste com hostspot; não exatamente como começar.

    Muitos aqui são contra (com muita propriedade) gatonets; seria inviável um provedor legal aqui pois apesar de links estarem indisponíveis para muitos, há outros gatonets (fundão de quintal - modem <-> rádio) e tem provedor (de verdade) oferecendo 10Mbit a 59,90 (!!!, não verifiquei a qualidade mas vi umas poucas reclamações) e pode chegar por aqui em breve.

    Um dos meus objetivos com esse serviço, além do auxilio financeiro, é um laboratório vivo (onde surge o inesperado) onde eu aprimoro meus conhecimentos do sistema e nessa área. Tenho planos para provedor legal longe daqui.

    Ficarei muito grato com sua colaboração.
    Última edição por bjaraujo; 20-03-2009 às 21:28.

  2. #2

    Padrão

    o pppoe autentica.. mas ele precisa autenticar os dados que ELE recebe em algum banco de dados, neste caso é onde o radius aparece..

    o pppoe recebe os dados do cliente (user, ip, mac, etc etc) e envia estes dados ao radius.. o radius por sua vez consulta em sua base (pode ser um mysql, arquivo de texto.. etc etc).. o radius retorna para o pppoe o resultado (ok, reject.. etc etc)

  3. #3

    Padrão

    so pra completar..

    o radius eh um centralizados de informações.. é um padrao.. entao VARIOS sistemas usam o radius. ou seja.. voce pode usar o mesmo CADASTRO para N coisas..

  4. #4

    Padrão

    Valeu, Alexandre. Então depois que eu configura o FreeRadius (com MySql) + PPPoE eu posso criar uma aplicação em php para gerenciar usuários, planos, bloqueio etc?

  5. #5

    Padrão

    sim.. os dados estao no mysql. qualquer sistema que voce fizer para manipula-los fica show :P

    basta cadastar no mysql os dados .. ta pronto :P

  6. #6

    Padrão

    Blz. Vou fazer uma experiência aqui qualquer coisa posto o resultado.

  7. #7

    Padrão

    Fiz uma implementação de testes do PPPoE aqui, mas ao tentar conectar dá Time out LPC (algo assim) e não conecta. O servidor está e continua rodando após a tentativa (pppoe-discovery diz isso).

    Minha está na faixa 172.23.57.x/27, o pppoe-server tá configurado para conceder ip na mesma faixa que o cliente está (e navega) porém não conecta nem pega o ip.

    É possível criar um sub interface para fornecer um ip antes de conexão e após esta fornecer o ip navegável?

    Segui essa orientação, mas minha distro não tinha o pacote rp-pppoe ou semelhante.
    Última edição por bjaraujo; 22-03-2009 às 12:51.

  8. #8

    Padrão

    Valeu, Alexandre. Consegui por para funcionar aqui. Agora vou estudar uma forma de integrar cliente x ip x login x plano, e liberar a conexão. heheh. Vou trabalhar encima do FreeRadius agora.