+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Firewall Server - 2 interfaces internas!

    Olá amigos,
    Venho recorrer a ajuda de vocês pois estou me batendo a um tempo em cima disso e não vai pra frente....

    Tenho a seguinte situação para preparar:
    - 1 server firewall (iptables / squid) com 2 interfaces de rede internas (LAN E WLAN) e a interface externa, claro.
    eth0 - DHCP (ligada ao modem net)
    eth1 - 172.18.21.1 (WLAN)
    eth2 - 172.18.20.1 (LAN)


    Configurei primeiro as regras básicas e NAT com uma interface apenas (LAN). Testei a conexão, tudo ok, DHCP, internet, proxy transparent, tudo jóia!

    Então parti pra segunda etapa do projeto, que é uma terçeira interface de rede (WLAN), para os clientes que utilizarão wireless. Foi ai que o bixo pegou...o dhcp não funcionou para essa faixa de rede, apesar de eu ter configurado no dhcpd.conf outra subnet e tudo mais...mas esse é o menor dos problemas (se puderem ajudar com isso, ficarei grato)!
    O problema maior é que não consigo fazer com que os micros da rede WLAN acessem a internet...
    Tem alguma regra diferente para se colocar no iptables, porque estou utilizando a de mascaramento normal que funcionava com uma interface apenas:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o $EXTIF -j SNAT --to $EXTIP

    Bom, tentei explicar o mais claro possível (sei que nao foi mt bom :P), espero a ajuda de vocês!


    Att,
    Thiago

  2. #2

    Padrão

    Não.. A regra é a mesma.

    Sua interface está funcionando em modo master (ap)? Ou você está conectado a um access point? Os clientes estão conseguindo se comunicar com o servidor? Ping, resolução de endereços via ARP, tá funcionando?