+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Sobre o post anterior, não tinha percebido que eram 33 km. Bem diferente de 14km. Realmente precisa de ganho!

Vamos lá:

Partindo do ponto de que você sabe usar o Radio Mobile, ou já tem alguma experiência:

1) No site do CGIAR (é tipo uma Embrapa gringa) tem esse link: http://www.ambiotek.com/topoview . Trata-se de um arquivo pro Google Earth onde aparece o mundo cortado em quadrículas. Dentro do Google Earth, baixe o pedaço da sua região em formato ASCII em uma pasta qualquer.

2) O processo agora consiste em converter os arquivos de formato ASCII para formato .hgt. Use o programa asc2srtm.exe (em anexo - não é virus, se preferir pode inscrever-se no grupo oficial do Radio Mobile - Radio_Mobile_Deluxe : Radio_Mobile, ir na seção "files" e baixar de lá).

3) Descompacte o arquivo baixado no passo 1. Copie o programa asc2srtm.exe para essa pasta e execute-o. Arquivos .hgt sergão gerados.

- Agora é só configurar o Rádio Mobile:

4) Vá em "Opções" -> "Dados de Altitude". Selecione "SRTM" onde tem "Camada Superior" e aponte em "Disco ou caminho" para o diretório onde foram gerados os arquivos .hgt

5) Quase lá: Vá em "Arquivo" -> "Propriedades do Mapa". Escolha novamente "SRTM" onde tem "Fonte de dados de altitude" e aponte novamente para o diretório dos .hgt

Pronto! Estará usando o melhor banco de dados gratuito disponível pro Brasil. No Site do CGIAR SRTM eles garantem erros de altitude de +/- 16 m, que é considerado aceitável para essas aplicações (como diz o site do SRTM: "The vertical error of the DEM's is reported to be less than 16m" )

Sites que recomendo sobre o assunto:

* Grupo oficial>
    Radio_Mobile_Deluxe : Radio_Mobile

* CGIAR>
    CGIAR-CSI SRTM 90m DEM Digital Elevation Database

* Texto sobre propagação de ondas e projetos de rádio enlaces (minha autoria - pra quem gostar do assunto)>
    artigosropagacao [Tema Digital]

* Esse é o melhor de todos. Mas estranhamente de vez em quando sai do ar.
    http://radiomobile.pe1mew.nl/

Espero ter ajudado.

Obrigado isso me ajudou muito. Os mapas sao bem parecidos com a realidade.

2. Esse post também é bom:https://under-linux.org/f93150-melhorando-os-mapas-do-radio-mobile

3. Gabriel,
    Quanto ao seu comentario de "não concordar", é a sua opinião. quem trabalha com wireless sabe que o motorola link planner é um ótimo software pra planejar todo sistema,me baseio em testes e nao em opiniões pessoais.
    Cada um usa o que quer ,blz. eu uso vários softwares pra não ter erro na instalação.

Quanto a potencia indicada, foi pq o colega queria fazer 33km, se vc lesse teria visto isso.

Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Amigo,

Já vi o pessoal com essa mesma dúvida em outros tópicos.

Aí vai:

A linha vermelha indica que se o repetidor 3 (o da direita) estivesse naquela área onde está vermelho, o enlace não funcionaria por que a visada não existiria (morro na frente). Essa é a interpretação correta.

Isso não significa que o enlace não vá funcionar. Quando o software prevê um provável não-fechamento do enlace, a potência prevista a ser recebida (Rx Level) é menor que a sensibilidade.

Quanto ao comentário do colega sobre o Link Planner da motorola, eu discordo totalmente. O Radio Mobile é o melhor software de predição gratuito disponível hoje em dia.

Você pode economizar nos seus equipamentos: Não precisa de tanta potência e tanto ganho nas antenas. Já projetei enlaces com 125 mW, 27 dBi e 14 km passando 18 Mb/s fácil.

Com esses equipamentos que você citou é usar canhão pra matar mosca.

:-)

Att,

Gabriel Mota

4. Colega,

Apenas expressei minha opinião. Com certeza cada um usa o que acha melhor.

Abraço e sucesso

Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Gabriel,
    Quanto ao seu comentario de "não concordar", é a sua opinião. quem trabalha com wireless sabe que o motorola link planner é um ótimo software pra planejar todo sistema,me baseio em testes e nao em opiniões pessoais.
    Cada um usa o que quer ,blz. eu uso vários softwares pra não ter erro na instalação.

Quanto a potencia indicada, foi pq o colega queria fazer 33km, se vc lesse teria visto isso.

5. Boas

em "units properties" em "elevation" aparece-me a "0" zeros, apesar de indo com o cursor sobre o mapa aparecer a altitude.
    já baixei os mapas novamente mas continua na mesma, alguem me pode ajudar

obg

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 05-10-2012, 10:24
  2. Duvidas com Radio Mobile
    Por igopires no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 11-10-2009, 09:37
  3. Problemas com Radio Mobile
    Por rogeriosims no fórum Redes
    Respostas: 3