+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Atualizando firmwares de bridges/routers

    Atualização da firmware de bridges/routers baseados no chip RTL8186 via TFTP com o Linux

    Bridges e routers baseados no chip RTL8186 seguem sempre o mesmo procedimento para atualização de firmware. Como grande parte dos equipamentos comercializados atualmente são baseados neste chip o procedimento em questão é válido para vários fabricantes e modelos (Zinwell - G120, Edimax - EW7209, Kodama - KOD770, etc).
    Para maiores informações sobre o RTL8186: http://www.linux-mips.org/wiki/Realtek_SOC#Realtek_RTL8186

    Procedimentos:
    1. configure um IP qualquer na rede 192.168.1/24 na estação com Linux utilizado para o procedimento de atualização (não use o host 6, este é o IP padrão da bridge no modo de atualização).

    # ip link set dev eth0 up
    # ip address add 192.168.1.10/24 brd + dev eth0

    2. limpe as regras de firewall existentes (só por segurança, não é essencial, na verdade basta apenas liberar a porta UDP/69 na interface conectada à bridge).

    # iptables -F
    # iptables -X

    3. configure a política padrão:

    # iptables -P INPUT ACCEPT
    # iptables -P OUTPUT ACCEPT

    4. desligue a bridge/router, pressione o botão de reset e religue-a (com o reset pressionado).

    5. Aguarde alguns segundos e execute o tftp com a seguinte sintaxe:

    # tftp 192.168.1.6 -v -m binary -c put firmware.bin
    Connected to 192.168.1.6 (192.168.1.6), port 69
    putting firmware.bin to 192.168.1.6:firmware.bin [octet]
    Sent 1896470 bytes in 6.5 seconds [2324668 bit/s]

    -v é o modo interativo
    -m o tipo de transferência
    -c put, é o comando executado, o argumento (firmware.bin) é o arquivo enviado

    A bridge irá rebootar automaticamente após algum tempo (1 a 2min), depois disso será possível acessá-la através da interface web já com o firmware atualizado.
    ATENÇÃO: a bridge perderá todas as configurações eventualmente efetuadas.

    Geralmente o IP padrão após este procedimento é o 192.168.2.1 ou 192.168.2.254 (G120).
    Este procedimento também é válido para equipamentos aparentemente travados (e em alguns casos até mesmo bridges consideradas sem recuperação); caso não funcione, ainda é possível tentar um "reset" mais agressivo, através da memória flash da bridge.

    Para tanto é necessário abrí-la (bridge), estudar o datasheet do chip (memória flash) e encontrar a pinagem correta para efetuar o reset via harware diretamente no chip. Quando isto é efetuado com sucesso a bridge entra automaticamente no modo de atualização via tftp,
    Alguns fabricantes utilizam chips de memória flash baseados neste chip da Fujitsu:
    http://www.jetronic.com.cn/datasheet/fujitsu_flash/MBM29LV800XA.pdf
    Basicamente aterra-se determinado pino com o equipamento desligado e segue-se o procedimento descrito acima (tftp, trocando o botão de reset pelo aterramento direto no chip).

    Já consegui recuperar duas Edimax EW7209 através deste procedimento, ou seja, resetar o chip e ativar o modo tftp (aterrando o pino 48 - o último do chip - ou o pino 12).

    AVISO: atualizações de firmware sempre são perigosas, aterrar chips que trabalham com tensões e correntes muito baixas podem inutilizar o equipamento, portanto, estude bem os datasheet's e efetue os procedimentos descritos por sua conta e risco!

    BY Faleiros
    Última edição por Magal; 06-05-2009 às 13:16.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    OLÁ..ESTOU COM PROBLEMA NO MEU EDIMAX 7209.ESTÁ NOVINHO ACABEI DE COMPRAR COM O APROUTER 6.1 SÓ CONSEGUIR ACESSAR ELE UMAS DUAS VEZES E DEPOIS MAIS NADA..GOSTARIA QUE VC ME DESSE UMA AJUDA JÁ FIZ VARIOS PROCEDIMANTOS E NÃO DEU CERTO SÓ QUE USO O WINDOWS XP..O PROCEDIMENTO QUE SEU QUE EU LI E PARA LINUX..PODERIA ME DAR UMA LUZ..DESDE JÁ AGRADEÇO..