Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Blza mans!

Raid 1, é sempre interessante ser feito com 3 discos. Mas Pq 3 o Custo num vai ser muito alto ??? SIM.

"Perda" de dois discos, Mas todo bom Raid 1 é feito no minimo com três discos, 2 em produção e 1 no modo Spare, porém quando 1 parar outro Levanta sem danos ao seu RAID, depois tu desliga a máquina e substituí o defeituoso, Se o administrador tivesse pensando nesta situação teria evitado este problema e claro, lembrando que quando um raid1 para tenha a esperança de que o disco que parou foi o segundo pois se foi o primeiro você perde o raid, se não tiver spare.

abraços

2. (muita gente falou mas ninguém explicou o que aconteceu)

Se você tem uma Raid criada via hardware (na controladora), o sistema (independente qual) geralmente detecta um único disco, e a distribuição dos dados no array será a cargo da controladora. Se um disco está off-line (no caso de uma Raid 1, 5 ou 6) ela entrega o dado solicitado ainda que o disco original não esteja presente. Porém, se a Raid é via software, isso não é transparente, e é gerenciado inteiramente pelo sistema operacional.

Assumindo que você fez uma Raid 1 via software _E USOU UMA CONTROLADORA SATA OU IDE_, se o seu disco 0 (o principal) falhar, os seus dados ainda estarão seguros no disco 1. Porém o sistema não bootará pois o HD responsável pelo boot (no caso, suponho um SDA1 ou HDA1) não existe mais, apenas o SDB1/HDB1. Você precisaria corrigir isso no Grub manualmente para o sistema subir no disco que restou.

Numa controladora SCSI (nunca testei numa SaS) isso geralmente não acontece, pois se um disco fica offline ele perde a sua ID, e o próximo passa a ser encontrado pelo SO como o primeiro disco (um SDB vira SDA), e o sistema estaria apto a bootar como se nada tivesse acontecido, pois seu disco estaria espelhado.

O que eu faço: Sempre que crio Raid 1 via software, eu separo a /boot (ítem obrigatório em Raids 0, 5, 6 ou LVM, caso contrário o Grub não "entende" os dados existentes e não boota) para que esta não se misture no resto do sistema. E nela eu configuro o Grub individualmente nos dois discos. Caso um desses discos venha a queimar, no próximo reboot o outro assume e funciona legal.

3. mas na prática, como se faz um raid 1? o que é preciso?, uma placa mae + 2 hds sata é possível?

4. Possível é, eu só não recomendo. Micrão não é servidor. Compre um servidor e escolha uma boa controladora Raid para fazer via hardware, se possível com suporte a Hot Swap. (eu gosto das Adaptecs, bom custo x benefício). Se você quiser fazer Raid via software, até com um HD é possível (para fins de experiência, deixo claro) dividindo em duas partições. Mas aí você perde em processamento e perde o hot swap. Se sua empresa pode se sujeitar a downtime...

5. Citação Postado originalmente por timmerman Ver Post
    Possível é, eu só não recomendo. Micrão não é servidor. Compre um servidor e escolha uma boa controladora Raid para fazer via hardware, se possível com suporte a Hot Swap. (eu gosto das Adaptecs, bom custo x benefício). Se você quiser fazer Raid via software, até com um HD é possível (para fins de experiência, deixo claro) dividindo em duas partições. Mas aí você perde em processamento e perde o hot swap. Se sua empresa pode se sujeitar a downtime...
    Fique bem claro, tenha uma controladora de reserva igualzinha, mas igualzinha mesmo até a versão se for 00001 e a outra for 00001.1 não funfa qnd for substituir, então se tiver suporte com uma empresa deixe isto bem claro no contrato, ja perdi um raid 10 por faltar esta pequena clausúla, OK

abraços

Tópicos Similares

1. Dúvida sobre vírus no Linux
    Por Nightwalker no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 30-08-2007, 07:07
  2. Dúvidas ao usar o Firebird no Linux.
    Por Bit no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-06-2005, 11:03
  3. Raid 0 no Linux RedHat 9
    Por CrashCrazy no fórum Servidores de Rede