+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Modem Oi 3G Aiko 81D no Ubuntu 8.1

    não consifo fazer funcionar esse mdem no Ubuntu!
    ele reconhece o dispositovo, mas não como um modem 3G e sim como um dispositivo USB de armazenamento.

    Ele tem um executavel que pede instalação assim que você coloca ele!

    Quando coloco meu celular ele pergunta rapidamente se quer que use ele como Armazenamento de dados ou Modem e abre as configurações de conexão!

    mais com o Aiko 81D isso não acontece.

    AIKO sempre.com você

    alguém pode ajudar ai?

  2. #2

    Padrão

    brother...
    o software de instalação que esta dentro do dispositivo tem pra linux???
    acredito que não, uma opção pra ver se funciona é vc instalar o wine
    comandos

    apt-get update
    apt-get wine

    ai vc localiza onde esta o software ou arquivo.exe
    exemplo

    wine /home/arquivo.exe

    olha eu uso vaaaarios programas que são nativos do windows no linux, como o winzip, o Opera,
    até o Word funciona...
    tenta ai mano!

  3. #3

    Smile sei nao se tem

    mas sei que o que estou precinsando nao roda atravez do wine, pois requer um configuração nativa pra linux

    se trata de uam conexão 3G onde vc dever aditar alguns parametros pra funcionar sabe.

    so to precisando de ajudar pra saber onde e oq editar!

  4. #4

    Padrão

    hum...
    certo!
    mas pelo que vc disse, o linux so esta achando o seu dispositivo como de armazenamento e não um dispositivo 3g, procede???
    cara, faz o seguinte:
    entra no terminal, vc vai ter que fazer alguns filtros com dmesg pra ver se esta achando somente como dispositivo de armazenamento.
    ex.:

    dmesg | grep 3g
    dmesg | grep Aiko
    dmesg | grep 81D

    reporta a saida desses comandos pra gente!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jerrywendel Ver Post
    não consifo fazer funcionar esse mdem no Ubuntu!
    ele reconhece o dispositovo, mas não como um modem 3G e sim como um dispositivo USB de armazenamento.

    Ele tem um executavel que pede instalação assim que você coloca ele!

    Quando coloco meu celular ele pergunta rapidamente se quer que use ele como Armazenamento de dados ou Modem e abre as configurações de conexão!

    mais com o Aiko 81D isso não acontece.

    AIKO sempre.com você

    alguém pode ajudar ai?
    Tá cheio desses modems por ai que rodam por padrão o mass storage. Já se sabe também que tem que carregar o módulo na mao: (veja em Even me. . . » Blog Archive » VivoZap com modem usb Aiko 76e no Linux)

    modprobe -r usbserial
    modprobe usbserial vendor=0×19d2 product=0xfffe

    Voce troca o vendor e o product pelo ID do seu modem (que pode ser visto com lsusb -v) e cria os links na boa.