Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456
+ Responder ao Tópico

1. Bom pessoal, resolvi meu problema. Vou tentar explicar aqui o que fiz, porém, minha topologia tem características bem peculiares... então se não ficar muito claro alguma parte, por favor, perguntem:
    - faço a autenticação atrabés de PPPo no MK;
    - o MK possui saída por 2 links, um da Telefônia e outro da CTBC;
    - o Link da Telefonica passa por um Server com Conectiva 10, onde é feito o cache;
    - o Link da CTBC passa por um server com o Ubuntu + Thunder Cache;
    - separo meus clientes em duas redes e marco os pacotes de cada uma delas, fazendo com que os clientes da REDE1 saiam pelo link da Telefonica e os da REDE2 pelo link da CTBC;
    Ainda não quis mexer no server com o Conectiva pq ele já tem 4 anos em funcionamento, várias regras e detalhes... então para impantar o Thunder nele vou precisar de um "tempinho".. pq sempre pode acontecer algo errado..rs.. a opção que fiz então foi mexer no meu server Ubuntu, que é mais recente e pelo qual passam menos clientes ainda... Instalei o Thunder Cache nele e ficou show! Muito bom mesmo. A questão para mim é que só os clientes da REDE2 usufruem do Thunder, pois só eles passam pelo Ubuntu. O que quis fazer então é pegar só os pacotes direcionados para o youtube vindos da REDE1 e direcioná-los para o Ubuntu, fazendo com que esses clientes que não passariam pelo Thunder passem nesse caso. A princípio, criei as Rotas para as redes 208.0.0.0/8 e 74.0.0.0/8..mas não funcionou.. Bom, o erro está no seguinte ponto.. essas rotas estão corretas, a questão é que o Thunder funciona da seguinte forma: vc faz a requisição do vídeo, mas o carregamento é feito a partir do apache que está rodando junto com o Thunder... por exemplo, se o IP externo do seu servidor que está rodando o Thunder for "xxx.yyy.aa.bb" quando vc acessa o vídeo do youtube, ele aparece na barra de status do navegador "Recebendo dados de xxx.yyy.aa.bb".. então a SOLUÇÃO FOI CRIAR UMA ROTA TAMBÉM PARA XXX.YYY.AA.BB juntamente com as rotas para 74.0.0.0/8 e 208.0.0.0/8 no MK colocando em todas elas como GW o Ubuntu... aí BINGO! Não importa seo cliente é da REDE1 ou REDE2.. youtube sai sempre no Thunder!
    Pessoal, agradeço a todos que tentaram ajudar!
    E disponho-me a esclarecer melhor as dúvidas que surgirem!
    Abraços!
    Ricardo

2. Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Eu faço isso pelo próprio squid:

#Desviar Site
    acl desvia-site url_regex ".youtube.com"
    tcp_outgoing_address 192.168.0.1 desvia-sites
    http_access allow desvia-sites

Uso isso na minha rede já tem um bom tempo.
    Amigo, como ficou as coonfigurações de NAT e rota default ai? Estou a procura de soluções como a sua, já uso servidor CentOS rodando squid a tempos.Você só fez no squid, ou tem mais alguma coisa?

3. q bom q conseguiu!

pode dizer como organizou as rotas, ja q uma faz rota para a outra(rota de entrada e saida)?

XXX.YYY.AA.BB
    74.0.0.0/8
    208.0.0.0/8

Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Bom pessoal, resolvi meu problema. Vou tentar explicar aqui o que fiz, porém, minha topologia tem características bem peculiares... então se não ficar muito claro alguma parte, por favor, perguntem:
    - faço a autenticação atrabés de PPPo no MK;
    - o MK possui saída por 2 links, um da Telefônia e outro da CTBC;
    - o Link da Telefonica passa por um Server com Conectiva 10, onde é feito o cache;
    - o Link da CTBC passa por um server com o Ubuntu + Thunder Cache;
    - separo meus clientes em duas redes e marco os pacotes de cada uma delas, fazendo com que os clientes da REDE1 saiam pelo link da Telefonica e os da REDE2 pelo link da CTBC;
    Ainda não quis mexer no server com o Conectiva pq ele já tem 4 anos em funcionamento, várias regras e detalhes... então para impantar o Thunder nele vou precisar de um "tempinho".. pq sempre pode acontecer algo errado..rs.. a opção que fiz então foi mexer no meu server Ubuntu, que é mais recente e pelo qual passam menos clientes ainda... Instalei o Thunder Cache nele e ficou show! Muito bom mesmo. A questão para mim é que só os clientes da REDE2 usufruem do Thunder, pois só eles passam pelo Ubuntu. O que quis fazer então é pegar só os pacotes direcionados para o youtube vindos da REDE1 e direcioná-los para o Ubuntu, fazendo com que esses clientes que não passariam pelo Thunder passem nesse caso. A princípio, criei as Rotas para as redes 208.0.0.0/8 e 74.0.0.0/8..mas não funcionou.. Bom, o erro está no seguinte ponto.. essas rotas estão corretas, a questão é que o Thunder funciona da seguinte forma: vc faz a requisição do vídeo, mas o carregamento é feito a partir do apache que está rodando junto com o Thunder... por exemplo, se o IP externo do seu servidor que está rodando o Thunder for "xxx.yyy.aa.bb" quando vc acessa o vídeo do youtube, ele aparece na barra de status do navegador "Recebendo dados de xxx.yyy.aa.bb".. então a SOLUÇÃO FOI CRIAR UMA ROTA TAMBÉM PARA XXX.YYY.AA.BB juntamente com as rotas para 74.0.0.0/8 e 208.0.0.0/8 no MK colocando em todas elas como GW o Ubuntu... aí BINGO! Não importa seo cliente é da REDE1 ou REDE2.. youtube sai sempre no Thunder!
    Pessoal, agradeço a todos que tentaram ajudar!
    E disponho-me a esclarecer melhor as dúvidas que surgirem!
    Abraços!
    Ricardo

4. Wesley,

Como te disse, na verdade a solução foi só criar as rotas... por exemplo, no caso do youtube, tudo que é 74.0.0.0/8 e 208.0.0.0/8 vai para o thunder, porém, o thunder irá, através do apache, entregar o vídeo para o cliente... então o player começará a carregar a partir do Ip do thunder e não mais do servidor do youtube.. por isso criei uma rota tb para meu ip externo do thunder, entendeu?

5. Ah sim!!
    bom bolado!!
    vlw

Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Wesley,

Como te disse, na verdade a solução foi só criar as rotas... por exemplo, no caso do youtube, tudo que é 74.0.0.0/8 e 208.0.0.0/8 vai para o thunder, porém, o thunder irá, através do apache, entregar o vídeo para o cliente... então o player começará a carregar a partir do Ip do thunder e não mais do servidor do youtube.. por isso criei uma rota tb para meu ip externo do thunder, entendeu?

Tópicos Similares

1. Redirecionar Voip para um Link
    Por scinfovirtual no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 26-04-2012, 09:18
  2. Redirecionar Youtube para um link !
    Por juninhobiuuu no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 24-07-2009, 12:15
  3. Mudar permissões para um único diretório
    Por fajo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4