+ Responder ao Tópico

1. Boa noite pessoal
    Estou finalizando um novo balanceamento com 5 links onde na pratica faço balanceamento de 4 e 1 fica por rota estatica resolvendo assim os problemas de bancos, msn etc os demais ficam por nth e posso dizer que o teste de bancada foi muito bom, funcionou tudo perfeito inclusive ja trabalhando com proxy paralelo e logs de acesso utilizando o sarg no debian, implementei tambem um script pra monitorar o status dos links e detalhe o meu melhor link ficou como sendo o principal e sem balanceamento... na proxima semana postareis todas as regras ja com tudo testado...amanhã no feriado irei colocar em produção numa rede de 149 clientes.

ps: Este balanceamento parece ser muito superior aquele primeiro que postei

abraços e bom feriado

2. Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Boa noite pessoal
    Estou finalizando um novo balanceamento com 5 links onde na pratica faço balanceamento de 4 e 1 fica por rota estatica resolvendo assim os problemas de bancos, msn etc os demais ficam por nth e posso dizer que o teste de bancada foi muito bom, funcionou tudo perfeito inclusive ja trabalhando com proxy paralelo e logs de acesso utilizando o sarg no debian, implementei tambem um script pra monitorar o status dos links e detalhe o meu melhor link ficou como sendo o principal e sem balanceamento... na proxima semana postareis todas as regras ja com tudo testado...amanhã no feriado irei colocar em produção numa rede de 149 clientes.

ps: Este balanceamento parece ser muito superior aquele primeiro que postei

abraços e bom feriado
    Parabens!!!

3. Bom dia a todos

Nos meus últimos testes não tive os resultados esperados testei nada menos que 6 tipos de balanceamento diferentes e por enquanto o que postei na primeira página é o melhor, mas continuo testando outros tem mais alguns aqui pra ver, esta me tomando mais tempo do que imaginava, claro estou testando em duas versões a 2.9.50 e 3.20, estou aberto a sugestões ja testei várias soluções tipo:
    NTH somente, NTH + Conection persistent, ECMP, Grupos usando Range de Ips, Rodin Robin, etc

Tenho outras várias opções aqui inclusive balanceamento de carga por servidor usando dois mks tenho duvidas se está solução é a melhor não acho que vou testala... mas enfim gostaria da ajuda de vcs pra podermos criar algo que realmente ajude os pequenos provedores, estive falando esta semana com dois colegas meus aqui do forum e é o que esta pegando para maioria de nós, espero ter resultados até o final de semana, investi num sistema mk novo em torno de R$ 2.000,00 (micro dual core, 2 giga ram, hd 250 gb, placa rb 44, licença mk level 5, swites, etc)pra desenvolver esta solução e outras mais.
    Tenho a vantagem de poder testar tudo sem afobação ja que tenho meu sistema titular funcionando beleza e o que faço quando preciso testar e vir pra minha empresa as 5:00 da manhã e ver como funciona... bom é isto pessoal quiz passar pra vcs a idéia geral do que pretendo e poder ajudar a min e a todos que necessitam...

abraços

4. Meus parabens pela persistência, o nth é um processo randômico , ele joga cada conexao ora pra um link ora pra outro, vc poderia usar o connection mark ou o packet mark e fazer os desvios..

5. Boa tarde a todos

Acredito ter chegado a algumas conclusões fundamentais acerca de alguns detalhes me sigam no raciocionio e vejam se estou certo, estou a alguns dias testando minhas opções de balanceamento foram nada menos do que 13 formas e variantes de load balance possiveis que encontrei na net em locais como nosso forum aqui, site oficial mikrotik, wiki mikrotik, viva o linux, blogs de alguns companheiros, em materiais de referencia mk, em artigos internacionais achei um material interessante do MUN 2006 USA, meu proprio conhecimento e a ajuda de outros tantas pessoas e neste tempo parei quase totalmente minhas outras atividades pra dedicar a isto chegamos até montar um sistema completo pra teste em bancada e hoje finalmente ele entrou em produção ficou funcionando das 6:00 as 9:10 nada de muito especial na verdade é o mesmo balanceamento que postei no inicio do post, então fazendo uma serie de testes e visitando clientes e principalmente analisando o perfil de meus clientes percebi que precisava mudar alguns detalhes de como eu estava trabalhando aqui no meu ISP eis as coclusões obvias:

1º Não existe milagre os links tem que ser bons pra vc poder oferecer um serviço melhor, aconselho cuidar melhor dos modens pra não travar, trabalhar com os melhores equipamentos vcs não tem ideia ou talvez até tenham como um cabo mal crimpado ou uma fonte defeituoso pode atrapalhar seu négocio.
    2º Estude o hábito de seus clientes analise o trafego, afine suas regras de firewall, proteja seu proxy, distribua seus clientes conforme a necesidade deles, da trabalho mas fica muito bom,
    3º Trabalhe com link de sobra pra sua demanda esta parte é dificil, fiz um pedido de um link full brasiltelecom vou pagar por 1 mb 1.400,00 mês mas não irei abrir mão das minhas 5 dsl,
    4º Implemente scripts no mk pra ajudar no se dia a dia como backps automaticos diariamente e formas de previnir a queda de um determinado link, aqui utilizo até um programinha que liga pro meu celular quando um dos links cai ou a propria rede cai.
    5º Arredonde o sinal nos seus clientes faça uma instalação limpa e perfeita tanto quanto ao apontamento como os outros detalhes confecção do cabo instalação e configuração do ap,aqui utilizo parte da senha do cliente pra basear o ip de entra dos aps fica bom.
    Finalizando o balanceamento é só um detalhe que tem que ser tratado mas tão importante quanto ele é o cuidado que vc tem que ter aos outros pontos da rede...da trabalho mas é valido...
    Em tempo com os ultimos ajstes que fiz estou satisfeito com meu balanceamento e me atende por hora, mas estamos abertos a novas ideias...

abraços a todos

Tópicos Similares

1. Balanceamento Links Mesmo gateway
    Por felipezatta no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 27-08-2011, 10:45
  2. Balanceamento link dedicado e adsl
    Por MaxAdriano no fórum Redes
    Respostas: 31
    Último Post: 01-09-2009, 22:30
  3. Load balance 2 links perfeito
    Por itnet no fórum Redes