Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. colega juninho,
    para ficar fácil de entenderes vou simplificar, dbi é a unidade de ganho de uma antena, dbm podemos dizer que é a unidade de medida do sinal irradiado(já no espaço livre) e db é a unidade de medida simplesmente do sinal do transmissor até a antena.
    Obs: como estas medidas são em logaritmo(ver matéria acima) todas se equivalem ou seja: 1 db = 1dbi = 1dbm, portanto não há necessidade de conversão entre elas, Só terás que fazer a conversão se tiveres unidade de medidas diferentes como mmw x qualquer uma destas acima.

Espero ter te ajudado,

abraços,

castilhos

2. Esse sinal irradiado seria todo o espaço que o sinal cobre ? me corrija se eu eu estiver errado eu posso calcular quantos Km eu vou ter ?

200mw + 15dbm
    10log(Pmw) = dbm
    200mw = 23,1dbm
    23,1 + 15 = 38,1dbm

esse 38,1 teria como eu calcular Km ?

muito obrigado pela ajuda, fique com Deus e bom feriado

3. Citação Postado originalmente por juninhobiuuu Ver Post

Esse sinal irradiado seria todo o espaço que o sinal cobre ? me corrija se eu eu estiver errado eu posso calcular quantos Km eu vou ter ?

200mw + 15dbm
    10log(Pmw) = dbm
    200mw = 23,1dbm
    23,1 + 15 = 38,1dbm

esse 38,1 teria como eu calcular Km ?

muito obrigado pela ajuda, fique com Deus e bom feriado

O que isso tem a ver com km (kilometros) cara??

4. Entendi o que pretendes saber, quantos km atingirias com um sinal de 38,1 dbm, é isto ?

Bem, a distancia que um sinal irá atingir, não depende só da potencia aplicada, mas também do tipo de antena, se, direcional, setorial ou onidirecional, pois seus lóbulos de irradiação funcionam como um facho de luz (luz também é onda eletromagnética), ou seja: quanto mais fechado (concentrado) mais longe atingirá, porem uma área menor será abrangido e vice versa. Ex: uma antena parabólica ira atingir uma distancia maior que uma antena onidirecional, (considerando a mesma potencia aplicada em ambas) porém a onidirecional vai abranger uma área de 360 graus.
    Também dependemos de outros fatores como zona de Fresnel etc.
    Mas em condições favoráveis podemos usar como base aproximada com potencia aplicada de 32 mw,600 metros por dbi para omni, 750 metros para setorial 180 graus e 850 metros para direcional,
    Estes valores são aproximados e dependem dos fatores acima citado, portanto é difícil responder tal pergunta, o ideal sempre é um teste pratico nos pontos que queremos atingir.

Abraços,

castilhos

5. Muito obrigado pela ajuda !! deu pra tirar minhas duvidas!!

Tópicos Similares

1. Dúvidas em relação ao BB/Fluxbox
    Por hydorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 05-03-2004, 23:36
  2. Dúvida em Relação ao BitchX
    Por hydorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 27-01-2004, 07:14
  3. Dúvidas em Relação ao GNOME
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1