Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    engraçado mikrotik é o bicho, mas os apzinhos ainda deitam e rolam em muitas redes e tem mais, não aguentam 40 online, (hehe demais né =p), uns 15 a 25 o bixo fila lezado, mas segura a peteca, acho que se investissem em uma maneira de modificar o protocolo 802.11b para uma melhor performance e quantidade de clientes com qualidade, creio que ae sim achariam a hora da vez!
    Os Nano estão chegando aí exatamente para isso que voce propõe.

Eu não entendo muito, mas pelo que observo, um AP em bridge e uma RB com cartão, também em bridge, não dá muita diferença no número de usuários que aguentam.
    Tenho visto relatos de cartões mini-pci que com 30 usuários começam também a ficar lentos.

Mas não todos os APs. Assim como não são todos os cartões que dá para fazer esta comparação.
    Logicamente comparar um AP com um cartão Ubiquiti ou R52 é covardia.
    Mas na média, os resultados são semelhantes.
    Mas numa estrutura como citei de mais de 300 usuários e tudo com AP, é fora do comum dar certo.
    Os radios dele são o 5460 com Aprouter.
    É baseado nisso que estou comprando os Nano para colocar nas torres que estou levantando e vou trocar nas que já tenho também. Se cada Nano fizer a metade do que promete em termos de tráfego já vai ficar muito bom, porque não tenho previsão de muita concentração em cada torre. Se eu colocar 6 Nano num cluster e 20 usuários por Nano, são 120. E isso nunca eu irei atingir em cada torre.
    Então pergunto? Para que investir em RB+Cartões, no meu caso.
    Vou deixar os Nanos em bridge e servidor mikrotik neles.

2. Então pergunto? Para que investir em RB+Cartões, no meu caso.
    Vou deixar os Nanos em bridge e servidor mikrotik neles.

bem, já pensei desta mesma maneira, inclusive coloquei um nano5 em testes, como uso 5.8 para ptp e não clientes, vou retirar ele e colocar um 2,4 e começar a encher de clientes p-ara ver na prática o rendimento do cidadão.
    não sei se ele trabalha parecido com o canopy, aqui vejo provedor com clusters de 6 canopy, creio que cada um deva suportar uns 40 a 60, pois a tecnologia empregada parece ser cdma, bem vou colocar o ns2 e ver no que dar.

3. Então 1929 é assim que eu penso, no caso das RBs e cartoes, uma boa RB tem CPU de 600MHz e 128MB de RAM, se usarmos 4 cartoes cada cartao ficaria com 32MB e 150MHz.

O proprio G220 tem 32MB de RAM e CPU de 180MHz, usando 4 desses daria a mesma coisa ou nao? Nao sei como é o funcionamento da RAM e CPU de uma RB.

4. também acho o nano uma excelente opção, mas principalmente porque é bem vedado não tem perda e o angulo é menor que o de antenas de 90 graus, no mais é tudo igual, mas ainda prefiro utilizar mk só para poder acompanhar o nível do sinal do cliente, perceber as variações de sinal etc

Falar nisso, agluém conhece um bom painel com angulo menor, tipo 60 graus pra baixo? Acho que é disso que preciso

5. Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    também acho o nano uma excelente opção, mas principalmente porque é bem vedado não tem perda e o angulo é menor que o de antenas de 90 graus, no mais é tudo igual, mas ainda prefiro utilizar mk só para poder acompanhar o nível do sinal do cliente, perceber as variações de sinal etc

Falar nisso, agluém conhece um bom painel com angulo menor, tipo 60 graus pra baixo? Acho que é disso que preciso
    Dá uma olhada no site da Pluton. Eles tem painel de 60º

Além dos Nanos, tem o EOC-2610. Tem mais memória e processamento que o Nano.
    Além disso, se configurar a antena integrada com polarização horizontal, não precisa colocar 6 no array. Com 5 fecha os 360º e se for pol vertical, com 4 fecha os 360º.
    Tá é dificil de encontrar ele com o selo de homologação.
    A maioria que está vendendo diz que é homologado, mas quando pergunto pelo selo eles dizem que eu vá olhar no site da Anatel e que eu imprima a cópia do selo e do certificado. Mas pelo que sei, isto não é suficiente. O selo precisa ser colocado por quem homologou. Senão é só comprar no Paraguai e ir selando ele em casa. Acho que isso não vai funcionar.
    Alguém tem certeza sobre estes procedimentos?

Tópicos Similares

1. Discussão sobre SPAM
    Por whinston no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 13-07-2005, 09:07
  2. Senao SL-2511CD Plus ext2 802.11b (200Mw)
    Por f22bsd no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 13-02-2005, 18:08
  3. Viagens sobre o protocolo PPPoE
    Por vonlinkerstain no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 13
    Último Post: 09-02-2005, 10:58
  4. Sansung 802.11b
    Por RicardoVS no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 17-07-2004, 15:18
  5. Proxim 802.11b/g Freebsd ou Linux