Página 8 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. - Uso Aqui Torres Quadradas, acho bem mais firmes, e não torcem quaseeee nada.
    - Uso Cordolha (São 3 fios daqueles de pareiral enrolados) guentam 1480 kg esticando, mais barato e melhor que cabo de aço na minha opinião.
    - Um par de Estaio a cada 6 metros.
    - distacia do estaio da torre é a metada da altura, exemplo para torre de 30 mts:
    nos primeiros 6,12 e 18 metros o estaio fica à 9 metros, o 21,24,27 e 30 fica à 15 metros. no meu caso que é quadrada ficam 8 estaios, muito mais seguro e nao balança e não torce tão facil.

usamos aqui, cantoneira de 1" 1/4 a grossura nem lembro;
    ferro roliço maciço de 1/2 pol.

veja em minhas fotos, tem exemplo de uma de 18 metros
    https://under-linux.org/members/gzan.../albums/album/
    Última edição por gzanatta00; 12-07-2010 às 22:15.

2. Quero agora fazer uma auto-sustentavel de 12 metros (sem os cabos de aço).

alguem ai tem algum projeto? profundidade da base, largura, ferros, etc etc?

3. Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    - Uso Aqui Torres Quadradas, acho bem mais firmes, e não torcem quaseeee nada.
    Então gustavo, vc já viu uma cadeira "bamba"? Pois é, ela tem quatro pernas e está sujeita a isso... Agora vc já viu um tripé "bambo"? Não existe, ou é firme ou cai, o formato triangular é o mais estável que existe e não é diferente com as torres...

Sobre torre autoportantes, segue: https://under-linux.org/f170/modelo-...rtante-139711/

4. Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Então gustavo, vc já viu uma cadeira "bamba"? Pois é, ela tem quatro pernas e está sujeita a isso... Agora vc já viu um tripé "bambo"? Não existe, ou é firme ou cai, o formato triangular é o mais estável que existe e não é diferente com as torres...

Sobre torre autoportantes, segue: https://under-linux.org/f170/modelo-...rtante-139711/
    Disse tudo Kleber.
    Triangulo é a figura geométrica mais estável. Ela já é travada por natureza.
    Vou fazer uma aqui. Mas descobri uma empresa que me entrega o material aqui e corta e dobra chapa até 5mm, se for preciso.
    Vou mandar cortar chapa de 4mm para os verticais e triangulos das cabeças e chapa de 2mm para os travamentos. Eu fui ver uma. Não tem mistério.
    os verticais dobra em forma de U mas não em 90º, mas com as abas mais abertas. Não me lembro agora o angulo desta abertura. Já me mandam tudo cortado nos tamanhos que preciso, módulos de 3metros. E as travessas de travamento nós vamos cortando aqui de acordo com o fechamento superior da torre.
    Como não tenho zincagem na região, vamos pintar com Zarcão duas demãos bem fortes, e depois damos a cor branco e vermelho.
    Pelo que estamos planejando não vai ficar muito mais que uma estaiada, menos que o dobro da estaiada.
    A Estaiada quase ninguém faz as contas dos estais. Cabo de aço está pela hora da morte.
    Achei com AF por 2,00 o metro. Mas este vai espichando com o tempo. Com alma de aço o mais barato 4,00 o metro. 1000 metros já vai consumir quase toda a diferença de custo entre a estaiada e a autoportante. Soma aí esticadores, que precisam ser parrudos, e são 40, já viu onde vai parar. Logicamente uma autoportante exige mais alicerce.

5. Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post

Valeu pela auto-portante!

será mesmo que a triangular é melhor que a quadrada? as que fiz quadradas aqui tem ficadas show de bola! mas ....

Tópicos Similares

1. Projeto de uma torre estaiada igual as da ICASOL
    Por thiago2014 no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 9
    Último Post: 05-12-2017, 22:02
  2. Respostas: 23
    Último Post: 17-10-2017, 16:35
  3. Respostas: 1
    Último Post: 19-04-2016, 17:04
  4. Respostas: 17
    Último Post: 06-05-2009, 11:06
  5. Respostas: 8