Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    poxa cara desculpa eu peguei no site eu naum sabia que vc fazia parte do underlinux... desculpa mesmo.

voce poderia tira umas duvida para min ...
    a parte de funcionamento qual seria a principal diferença do proxy para o servidor dns...
    ele funcionaria em parelelo ??? ao mkt ou antes do mkt ???

desculpa pela quantidade de duvida ...

muito obrigado
    Nem estressa cara... tá na Internet é pra ser copiado, modificado, melhorado, corrigido, etc... normal normal!

Quanto a dúvida... vamo ae...

DNS é totalmente diferente de PROXY... vc mesmo citou no seu segundo post do assunto...

Ou seja, enquanto o DNS transforma nomes em IPs o Proxy faz um cache das páginas acessadas...

O Cache DNS é para não termos que consultar o servidor DNS, do mesmo jeito que o proxy faz com relação ao acesso à páginas já acessadas... ou seja, se vc já acessou um site, então o DNS já consultou o servidor DNS de referência, então o DNS Cache evita q vc volte a consultar o DNS de referência novamente, pois as informações estão no cache de DNS.

O Proxy (Squid) e o DNS (Bind) podem trabalhar paralelamente sim, inclusive aumentam a resposta para quem estiver navegando.

E eles devem ficar atrás do Mikrotik. Ou seja, antes da saída de conexão para a Internet. Não sei se consegui explicar a contento... Caso não tenha entendido direito ou tenha ficado alguma dúvida, me avisa q vou tentando ajudar...

Abraço.

2. Bom amigo no intuito de ajudar vou falar o seguinte... Se seus adsls forem residencial (brasil telecom) você terá problemas com quedas visiveis do messeger e varias vezes imperceptiveis nos sites. pois adsl residencial tem limite de conexões simultaneas ( confira em seu contrato) aconselho usar pelo menos adsl empresarial.
    debian-5 e thunder cache é uma ótima dupla aqui funcionou muito bem.
    Load balance em mk (sei lá mais acho que não funciona bem) já tentei aqui pra faillover até vai mais pra loadbalance só é mais ou menos com rotas estaticas. mais acho que não compenssa.
    Use os loadbalance em hardware linksys (cisco) infinitamente melhor que fazer em mk. eu uso e aprovo e todo mundo que usa me disse a mesma coisa o linksys vale cada centavo ( evite a tentativa de economizar comprando load-balance d-link com todo respeito a quem tem pois eu tambem comprei um e é um lixo)
    Por ultimo o mikrotik esse é fera muito bom consselho (compre a licença) não use o crack pois a licença é barata dois clientes a 50reais em um mes paga a licença, (fuja do mico) kkkkkkk
    Se você for usar para pppoe/server não precisa uma maquina parruda não, qualquer p3 roda tranquilo.
    para o debian-5 precisa de maquina parruda mais lembrese que alguns serviços vai depender de compilação do kernel. Abraços

3. Citação Postado originalmente por andreferraro Ver Post
    Nem estressa cara... tá na Internet é pra ser copiado, modificado, melhorado, corrigido, etc... normal normal!

Quanto a dúvida... vamo ae...

DNS é totalmente diferente de PROXY... vc mesmo citou no seu segundo post do assunto...

Ou seja, enquanto o DNS transforma nomes em IPs o Proxy faz um cache das páginas acessadas...

O Cache DNS é para não termos que consultar o servidor DNS, do mesmo jeito que o proxy faz com relação ao acesso à páginas já acessadas... ou seja, se vc já acessou um site, então o DNS já consultou o servidor DNS de referência, então o DNS Cache evita q vc volte a consultar o DNS de referência novamente, pois as informações estão no cache de DNS.

O Proxy (Squid) e o DNS (Bind) podem trabalhar paralelamente sim, inclusive aumentam a resposta para quem estiver navegando.

E eles devem ficar atrás do Mikrotik. Ou seja, antes da saída de conexão para a Internet. Não sei se consegui explicar a contento... Caso não tenha entendido direito ou tenha ficado alguma dúvida, me avisa q vou tentando ajudar...

Abraço.
    Andreferraro,

estava lendo uns artigos e falaram que eu tenho que fazer registo na fabesp, tenho que fazer para rodar o bind??

vc menciono que ele pode trabalhar paralelamente, então posso deixa o mikrotik como principal.. e fazer o squid em paralelo e o bind tbm em paralelo ???

qual maquina vc me recomendaria para rodar um dns parudo....

essa foi as duvidas q fiko....

muito obrigado...

e otimo tutorial ! fera
    Última edição por mktguaruja; 29-05-2009 às 09:27.

4. Citação Postado originalmente por RobertoLima Ver Post
    Bom amigo no intuito de ajudar vou falar o seguinte... Se seus adsls forem residencial (brasil telecom) você terá problemas com quedas visiveis do messeger e varias vezes imperceptiveis nos sites. pois adsl residencial tem limite de conexões simultaneas ( confira em seu contrato) aconselho usar pelo menos adsl empresarial.
    debian-5 e thunder cache é uma ótima dupla aqui funcionou muito bem.
    Load balance em mk (sei lá mais acho que não funciona bem) já tentei aqui pra faillover até vai mais pra loadbalance só é mais ou menos com rotas estaticas. mais acho que não compenssa.
    Use os loadbalance em hardware linksys (cisco) infinitamente melhor que fazer em mk. eu uso e aprovo e todo mundo que usa me disse a mesma coisa o linksys vale cada centavo ( evite a tentativa de economizar comprando load-balance d-link com todo respeito a quem tem pois eu tambem comprei um e é um lixo)
    Por ultimo o mikrotik esse é fera muito bom consselho (compre a licença) não use o crack pois a licença é barata dois clientes a 50reais em um mes paga a licença, (fuja do mico) kkkkkkk
    Se você for usar para pppoe/server não precisa uma maquina parruda não, qualquer p3 roda tranquilo.
    para o debian-5 precisa de maquina parruda mais lembrese que alguns serviços vai depender de compilação do kernel. Abraços
    Roberto,

Meus adsl é empresarial ip fixo estou migrando os outros tbm, gostei muito do debian5 e o thunder cache concordo com vc eles dois trabalho muito bem. Load balance achei muito complicado no mkt eu fiz com a ajuda do jean e tudo mais se der pau vai ser uma briga para arrumar. Esse load que vc citou tem como da mais referencia sobre o mesmo...(ex. modelo, capacidade de processamento), ainda estou indeciso se vo usar pppoe/server ou hotspot mais qndo tiver tudo emcaminhado e tudo funcionando vo descidir logo logo . .hehe mais se eu fosse roda um hotspot que vai ser o mais provalvel qual maquina que eu teria q montar para nunka ter problema.

muito obrigado

5. Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Boa noite galera.

Estou restruturando minha rede, em outro topicos que mesmo criei ja comprei rb, antenas.
    Mais como quero da uma otima qualidade ao clientes, não somente eu mais tudos aqui.

Minha duvida é a seguinte.

Minha provedor hoje basicao. Pois o que comprei ainda não coloquei em funcionamento, mais esta na bancada em teste. Abaixo vo demostra a arquitetura, segue em anexo um desenho sobre a rede.

ADSL 4M > Mikrotik roteando(P3 900mhz 512mb 2pl. 3com) > entra na ether1
    ADSL 4M > Mikrotik roteando(Duron 900mhz 512mb 2pl. 3com) > entra na ether2
    ADSL 4M IP FIXO > entra na ether 3
    SERVIDOR PROXY > (xeon 2gb 160gb sata)entra na ether 4
    RB > entra na ether 5 (2 rb´s 433ah)

No mikrotik faço load balance por nth e deixou com rota default o ipfixo. Futuramente um dos adsl dinamico vo contrata um LP de dados.(sempron 2800+ 1gb 5pl. 3com)
    Servidor proxy com script do luciano mais com algumas modificações.

Minha duvida é a seguinte alguem ja usou o BFW como load balance. Funciono bem ??
    eu não manjo muito de mikrotik tenho medo de trabalhar ele fazendo load e quando der pau não saber resolver e o brasilfw é mais simples.

Uma outra duvida que tenho é sobre um outra servidor, um servidor de DNS local. Alguem usa esse servidor, qual seria a diferença de um servidor DNS para um servidor PROXY. Se eu implantar um servidor dns vai melhor a qualidade da minha rede.?

Bom galera de de ja muito obrigado pela contribuições de todos.
    vc teve que colocar tantos micros, não poderia ter usado apenas um com todas estas ethe´s tudo em um unico mikrotik?

Tópicos Similares

1. Load Balance + Mikrotik + Thunder-Cache
    Por fagnerrodrigues no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 30-09-2013, 16:59
  2. Respostas: 5
    Último Post: 09-03-2012, 08:30
  3. Respostas: 2
    Último Post: 03-06-2008, 12:14
  4. Respostas: 8
    Último Post: 25-05-2008, 18:26
  5. load balance mikrotik