+ Responder ao Tópico

1. Como dito, isto é configurado na aba queues! Uma coisa! Recomendaria utilizar o PPPoE pois é o que vai dar menos dor de cabeça, por tratar-se de uma conexão de Tunelamento que pode ou não ser criptografada, passando por um meio físico (ETHERNET ou WIRELESS).

No pppoe você não tera* problemas com conflito de Ip no DHCP, nem cliente expertinho setando IP fixo para roubar a banda do outro, alem das maquinas não se enchergarem (Não se enchegarem pelo asistente de rede do Windows XP, sendo que há configurações feitas tando nas maquinas como no Mikrotik que possibilitam trabalhar em rede mesmo sobre PPPoE, o que ficara limitado a banda permitida), problema com virus se espalhando pela rede interna (virus proveniente da rede interna).

O Hotspot prove algumas facilidades como inexistencia de necessidade de configurar uma conexão: (é so plugar o cabo, pegar um IP pelo dhcp, logar com nome de usuário e senha e acessar).

O unico problema do hotspot é que ele esta sujeito a um bug que permite ao usuário navegar clonando mac de um micro cliente habilitado no seu servidor(procure no forum), alem de deixar seu Mikrotik meio exposto(não dizendo que o Hotspot seja um meio inseguro mas possui menos praticidade de segurança quanto ao PPPoE.)

Agora você faz o julgamento!

Hotspot ou PPPoE!

2. galera tenho uma duvida sobre o switch... c eu fizer

ex.:

fibra 8 megas
    adsl 1 mega
    adsl 1 mega

esse link entrando sequencialmente no switch e o mikrotik em outra porta do mesmo switch com as classe de ip da fibra e dos adsl .. o mikrotik fazendo load balance vai funcionar normal ?? ou não ?

obrigado

3. Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    galera tenho uma duvida sobre o switch... c eu fizer

ex.:

fibra 8 megas
    adsl 1 mega
    adsl 1 mega

esse link entrando sequencialmente no switch e o mikrotik em outra porta do mesmo switch com as classe de ip da fibra e dos adsl .. o mikrotik fazendo load balance vai funcionar normal ?? ou não ?

obrigado
    teria que jogar um em cada interface de rede do mikrotik, ou joga-los num switch e conectar em uma interface que tenham configuradas as classes de IP diferentes dos Links:
    Exemplo:

Link 1: 192.168.2.0
    Link 2: 10.1.32.0
    Link 3: 172.20.32.0

Ai o MK voce cria 3 rotas estaticas para os três gateways:

Exemplo:

Link 1: Destino: 0.0.0.0 Gateway: 192.168.2.254
    Link 2: Destino: 0.0.0.0 Gateway: 10.1.32.1
    Link 3: Destino: 0.0.0.0 Gateway: 172.20.32.1

OBS: não se esqueça de colocar as marcações de roteamento criadas no LB p0ara estas rotas. Caso não colocar não vai funcionar!

4. grande.. nao amarre ip ao mac atraves de tabela arp
    se vc for fazer algum bloqueio, tipo, so pode navegar aqueles que vc configurou...
    tera problemas.

dica: amarre ip ao mac atraves da tabela dhcp
    faca uma tabela com esses ips e mac
    no firewall, bloquei aqueles que nao tive o ip e o mac cadastrado

5. Bom dia galera..

Estou finalizando a reestruturação.
    Ja fiz tudo, so to tendu grande problemas nos videos do youtube.
    Conversando com o Giovani que alis sem ele nao estaria onde cheguei e os conhecimentos que adquirir.... fizemos rotas estaticas para youtube.. fizemos um content.. mais mesmo assim.. esta dando erro no load balance...

qual seria a melhor forma de interliga 2 mikrotik... pois estou usando um somente para load balance.. e outro para controle... de acesso. eu interliguei os 2 por cabo crossover.. e coloquei os ip como fosse um link roteado normal.. teve um amigo.. q mando eu fazer brigde.. q resolveria meu problema do youtube.. mais naum sei queria a opniao de vc´s.

muito obrigado a todos que colaboram com meu desenvolvimento.

obrigado mesmo !

Tópicos Similares

1. Apostila de rede em linux
    Por Blood_Silver no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 12-07-2005, 12:40
  2. Rede em Aptos.
    Por lperdigao no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 22-03-2005, 01:02
  3. problema no cups para impressora de rede em estação windows
    Por quecosuix no fórum Servidores de Rede