Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Ai você liga este protetor no cabo do para-raio?

    Teria o link do mesmo se possivel?

    Mtoo obrigado
    esse para antenas
    N-Female to N-Female Bulkhead 0-3 GHz 90V Lightning Protector - AL-NFNFB-9

    esse para a rede
    Outdoor 10/100/1000 Base-T CAT6 Lightning Protector - Punch Down - AL-CAT6PW

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Poder ou não poder usar a torre como parte do aterramento de um pára-raios vai muito além "do poder e não poder". Quem simplesmente pegar o cabo do pára-raios e parafusar na torre está correndo sérios riscos de perder tudo nela, não só equipamentos, mas também antenas e até cabos.

    Obviamente que a descarga elétrica de um raio (formado pelo acúmulo de eletricidade em uma nuvem) procura o pólo contrário situado na terra. Nas nuvens mais baixas a tendência é de carga elétrica positiva, nas mais altas negativas. Por indução, as cargas elétricas nas nuvens são atraídas pela carga elétrica contrária situada na terra. Os pontos mais altos, como torres de telecomunicações, transformam-se em pontes entre núvens e terra. Caso a torre seja boa condutora a descarga descerá para a terra, caso contrário poderá ser acumulada temporariamente, tempo suficiente para danificar equipamentos.

    Entretanto, torres de telecomunicações podem ser construídas de materiais bons, ótimos ou razoáveis condutores de eletricidade ou ter estruturas das mais variadas. Para começar jamais use sua torre de cantoneira bem fina como parte do pára-raios. Preferencialmente em torre de estruturas altoportantes ou estaiadas de cantoneiras largas. Nelas a resistência para passagem de eletricidade é menor. Para que uma torre seja usada como parte do aterramento o cabo de descida do pára-raios deve ser afixado na parte de baixo, próximo ao chão, ou fixado em partes diferentes da torre, como cima, meio e em baixo, para que não haja diferença de potencial elétrico. Também não pode haver diferença de potencial entre a torre e a terra, por isso um terrômetro é aconselhável nas medições. Quando menos resistência, melhor.

    Bem construído a descarga descerá e dissipará na terra. Para isso, é necessário uma boa malha de astes interligadas por cabos circulando toda a torre, bem espalhada. Caso contrário, os equipamentos existentes na torre sofrerá danos ou perdas irreversíveis se a impedância entre torre e terreno for alta.
    É isso mesmo, suas informações procedem.
    Apenas completando, cada caso, é um caso a parte, e deve ser estudado com carinho.

    Mas o princípio é sempre o mesmo. PROTEGER !

    Abraços

  3. #43

    Padrão

    Otimo,muito obrigado carlinho.

    Você teria alguma indicação de loja que venda esses 2,pois somente achei 1 loja que vende apenas 1 deles (0-3ghz lighiting) porem para o cabo cat5,6 eu nao achei e estava bem salgado ainda..

    Obrigado

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Otimo,muito obrigado carlinho.

    Você teria alguma indicação de loja que venda esses 2,pois somente achei 1 loja que vende apenas 1 deles (0-3ghz lighiting) porem para o cabo cat5,6 eu nao achei e estava bem salgado ainda..

    Obrigado
    Linkteck Wireless - Redes sem fio, antenas, roteadores e produtos wireless - Turbolink Telecom - Soluções completas em wireless, telecomunicações e redes cabeadas

    amigo tenho comprado muita coisa lá de fora , preço muito mais em conta . esses protetores de surto 0-3ghz tenho que comprar + 2 aqui pra minha base , se for em quantidade sai baratinho ..

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    Linkteck Wireless - Redes sem fio, antenas, roteadores e produtos wireless - Turbolink Telecom - Soluções completas em wireless, telecomunicações e redes cabeadas

    amigo tenho comprado muita coisa lá de fora , preço muito mais em conta . esses protetores de surto 0-3ghz tenho que comprar + 2 aqui pra minha base , se for em quantidade sai baratinho ..
    Mas voce pede diretamente do site da hyperlink ali? Ebay algo no genero ?

    Caso positivo nao execede a isenção de impostos,tornando a mercadoria mais cara ?

    Abração

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Mas voce pede diretamente do site da hyperlink ali? Ebay algo no genero ?

    Caso positivo nao execede a isenção de impostos,tornando a mercadoria mais cara ?

    Abração
    amigo mesmo pagando imposto sai mais barato, tanto no Ebay quanto na L-com ....

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    amigo mesmo pagando imposto sai mais barato, tanto no Ebay quanto na L-com ....
    Otimo...

    Muito obrigado então pela dica.

  8. #48

    Padrão

    Ainda tenho uma dúvida sobre o aterramento: no meu caso que ao invés de torre, uso o topo dos prédios da cidade pra montar minha estrutura. No topo dos prédios, sempre tem pára-raios e um cabo de cobre nu aterrando eles. Poderia ligar esse aterramento do pára-raios na minha esturura metálica pra aterrar meus equipamentos?

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Ainda tenho uma dúvida sobre o aterramento: no meu caso que ao invés de torre, uso o topo dos prédios da cidade pra montar minha estrutura. No topo dos prédios, sempre tem pára-raios e um cabo de cobre nu aterrando eles. Poderia ligar esse aterramento do pára-raios na minha esturura metálica pra aterrar meus equipamentos?
    Aqui tambem a maioria dos edificios usam GAIOLA DE FARADAY.

    É possivel usar a mesma estrutura de descida?

  10. #50

    Padrão

    Eu uso tranquilamente.

    Aterro o suporte metálico q está na laje, e os equipamentos que vem com aterramento. Os que não vem, aterro a malha do coaxial.

    Fui instruído pela AsGa e GigaCom a realizar este procedimento.

    Aposto que vai ter alguém q vai falar para lançar outro cabo. hehehehehe imagina, 20 andares !

    Abraços

  11. #51

    Padrão

    Pessoal digamos que depois de ler tudo isso optei por aterrar meus rádios e antenas no aterramento do para-raio. Como seria a melhor forma de eu aterrar os AP´s ? coloco um fio com conector onde fixo o parafuso da RB na caixa hermética ? e os cabos, soldo um fio na malha de fora do cabo que esta indo para as antenas ?

    Quem poder me dizer o que eu devo aterrar de equipamentos que ficam encima da torre ?
    E como posso devo fazer isso? tipo de fio ou cabo, onde devo soldar ou aparafusar ?

    Obrigado antecipadamente a todos