+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o número máximo de clientes em uma eth?

    Olá pessoal,
    Possuo um server Mk 3.20, rodando em um pc com MB ASUS P5DL2-X, 1GB RAM, 40GB HD, Processador Intel Dual Core 1.8 e 3 placas de rede 3COM. Já o utilizo a cerca de 2 anos e meio, fazendo toda a função de NAT e autenticação dos clientes via pppoe e hotspot. Bom, a questão é que de uns tempos pra cá venho observando um pouco de lentidão na navegação... e nos últimos dias a situação ficou crítica. Um fato que está me deixando preocupado é que quando pingo com o GW, que no caso é este servidor Mk, há uma perda significativa de pacotes, mesmo conectado com cabo de rede direto ao switch que leva ao server. Bem, o que estou suspeitando, mas precisaria de uma confirmação, é o número de clientes ativos em uma única eth. Das minhas 3 eth, 2 são para receber links e apenas uma eth fica para conexão dos clientes através do pppoe server e do hotspot. Em média, tenho 200 conexões pppoe ativas e umas 15 de hotspot... todas nessa mesma eth... já pensei em dividir os clientes em 2 eth2, mas a MB não tem mais slots pci disponíveis para mim colocar e testar.. aí fica minha dúvida: pode ser isso, execesso de clientes na eth? Ou pode ser a fonte do pc, ou até a própria MB que deu problema? Já troquei a placa de rede e nada... até para acesar o Mk pelo winbox fica lento.. por causa das perdas de pacote...
    Agradeço desde já que puder dar uma força,
    Obrigado,
    Abs
    Ricardo

  2. #2

    Padrão

    amigo, concerteza é um problema aí, conferiu os HUBS? refaz os conectores RJ45, pois a rede eth não pode dar perca.. e um servidor nessa sua configuração segura tranquilamente 500 clientes PPoE (isso sem fazer web-proxy)



  3. #3

    Padrão

    a placa aguenta bastante.. porem.. qto mais vlans tiver nela... menos desempenho ela aguenta...
    se nao for esse o caso, aconselho a verificar o switch... pode ser esse o problema!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    amigo, concerteza é um problema aí, conferiu os HUBS? refaz os conectores RJ45, pois a rede eth não pode dar perca.. e um servidor nessa sua configuração segura tranquilamente 500 clientes PPoE (isso sem fazer web-proxy)
    Então amigo,
    Os cabos de rede até troquei já... eles estão em um Switch 3Com Baseline 2016.. comprei faz 8 meses esse switch, ele eu não experimentei trocar não.. Não faço web-proxy pois tenho dois outros servidores dedicados de proxy/cache antes do Mk.. o tráfego nessa eth fica por volta de 10MB entre down e up no horário de pico... Bom, vou experimentar tirar o switch da jogada e ver.. sei lá.. parece meio impossível de ser ele, mas derepente né... valeu por enquanto!



  5. #5

    Padrão

    Ricardo,

    Experimente trocar a placa de rede, tive um problema parecido aqui e a taxa de colisão de pacotes estava muito alta, troquei a placa e resolveu.


    Espero ter ajudado.


    Abs.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xnetinho Ver Post
    Ricardo,

    Experimente trocar a placa de rede, tive um problema parecido aqui e a taxa de colisão de pacotes estava muito alta, troquei a placa e resolveu.


    Espero ter ajudado.


    Abs.

    Confere....... aqui tb passei por isso e era exatamente: placa de rede...e o pior trocava a placa e durava uns 4 meses e dava pau de novo....agora só RB....so felicidade, com cartao rb 433 e sem rb 450.



    Abraços

    Jodrix



  7. #7

    Padrão

    Amigos,
    Por incrível que pareça, aparentemente é o switch... coloquei um d-link simples no lugar e o problema não apareceu hoje.. claro, precisarei de mais alguns dias de teste para ver, mas por enquanrto essa é a conclusão. Se o quadro mudar, posto aqui!
    Obrigado a todos,
    Abs

  8. #8

    Padrão

    Colega tenho tambem um serv com 130 clientes em pppoe e 100 clientes com ipXmac uso um serv Placa mãe intel P4 3.ghz e 2Gb Os Mk V3.24 com placa de rede 3Com tem hora que tem 230 clientes usando e funciona normal mais confere seu sua rede vc falou que ta tendo um trafego de 10 Mb sera que não e muito para uma rede como vc descreveu de ser



  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dbenedito Ver Post
    Colega tenho tambem um serv com 130 clientes em pppoe e 100 clientes com ipXmac uso um serv Placa mãe intel P4 3.ghz e 2Gb Os Mk V3.24 com placa de rede 3Com tem hora que tem 230 clientes usando e funciona normal mais confere seu sua rede vc falou que ta tendo um trafego de 10 Mb sera que não e muito para uma rede como vc descreveu de ser
    Amigo, parece até que vc tem mais clientes simultâneos do que eu... bom, qnt ao tráfego, tenho 10Mb de link dedicado, e revendo velocidades altas para meus clientes.. tenho cliente de até 1Mb... e tb faço cache com o ThunderCache e libero o que vem dele com velocidade maior.. por isso o tráfego é alto.. mas como disse, por enquanto parece estar resolvido com a substituição do switch.. vamos ver a partir de segunda qnd começa o uso mais pesado de novo..

  10. #10

    Padrão

    estranho a 3com não aguentar, ela é 10/100? ou é gigabite? talvez seria bom mudar para a gigabite até o switches o processamento é maior,mas a marca que vc esta usando eh muito boa.



  11. #11

    Padrão

    caso precise de mais ether. a propria mikrotik (se não me engano) tem placas PCI que tem mais de 1 ether. já utilizei a com 4 ether e roda uma maravilha.

  12. #12

    Padrão REDE USA GIGABIT 10/10/1000

    FICA O MEU CONSELHO. TROQUE TODAS SUAS PLACAS DE REDE PARA 10/100/1000 SE JA NAO FOR.

    ATT



  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Amigo, parece até que vc tem mais clientes simultâneos do que eu... bom, qnt ao tráfego, tenho 10Mb de link dedicado, e revendo velocidades altas para meus clientes.. tenho cliente de até 1Mb... e tb faço cache com o ThunderCache e libero o que vem dele com velocidade maior.. por isso o tráfego é alto.. mas como disse, por enquanto parece estar resolvido com a substituição do switch.. vamos ver a partir de segunda qnd começa o uso mais pesado de novo..
    OI RICARDO. VC ACHA O THUNDER CACHE MELHOR QUE O SQUID?
    AT

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Markov Ver Post
    OI RICARDO. VC ACHA O THUNDER CACHE MELHOR QUE O SQUID?
    AT
    Então amigo, a tendência é que o thunder venha a subsituir o squid e não mais usá-lo como é feito hoje. Mas na versão disponível atualmente, ainda é necessário ter o squid para o Thunder funcionar, então os vejo como ferramentas paralelas e não concorrentes. O que ocorre é que p thunder lhe dá realmente o cache de vídeos, e o squid não... se vc quer agilizar o acesso à esse conteúdo de vídeo e economizar seu link, thunder é a solução!



  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    caso precise de mais ether. a propria mikrotik (se não me engano) tem placas PCI que tem mais de 1 ether. já utilizei a com 4 ether e roda uma maravilha.
    Não sabia disso! Onde posso comprar???

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Não sabia disso! Onde posso comprar???
    Routerboard.com
    RouterBOARD44GV PCI 4-port Gigabit Ethernet adapter (VIA chips)

    ta na mão. achei que tinha outros modelos, mas tem só com 4 eth.

    abraços.



  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    Routerboard.com
    RouterBOARD44GV PCI 4-port Gigabit Ethernet adapter (VIA chips)

    ta na mão. achei que tinha outros modelos, mas tem só com 4 eth.

    abraços.

    Cara, muito obrigado!!! Não sabia mesmo dessa! É uma ótima opção!
    Dei umas pesquisadas na net... no Brasil tá cerca de R$ 380,00... bem mais alto que os $95,00 do site...hehe
    Valeu mesmo!
    Abs

  18. #18

    Padrão

    estamos as ordens..rsrs

    aqui usei em um cliente meu. ta usando na rede para rotear. roda que é uma beleza. nunca deu um problema. e ainda coloquei em uma maquina com hd sata emulando ide. show de bola!