Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    Mas estive dando uma olhada, mas assim, se eu colocar redes tipo 189.0.0.0/8 pegarei varios sites, inclusive downloads que sairem desses ips não? meu interesse é colocar os sites mais utilizados, exemplo o orkut, a maioria dos meus clientes só quer saber de orkut, ai fiz o teste adicionando os ips 64.233.163.87, 64.233.163.86, 64.233.163.94, 64.233.163.85. e sempre sai pelo dedicado, adicionei o meuip.com.br tbem, para quando verificarem o ip sair pelo dedicado, e ativei bloqueio do ip reverso do adsl, assim se outro site sair pelo adsl naum identifica....
    Bem MaxAdriano,um jeito que faço este divisão para 3 links que possuo (2 adls e 1 dedicado) faço o seguinte,no mangle faça uma marcação de rota pre-routing,protocolo tcp,dst-port 80 normal como você já deve ter feito,porém adiciona um detalhe na aba Advanced,repare que tem um campo chamado connection-byte,esta opção somente vai marcar os pacotes que possuirem um tamanho especifico conforme você pode estar especificando,ou seja se você colocar por exemplo o valor 500000-0 (50000=bytes e 0=infinito) irá marcar somente pacotes que possuam 500kb ou superiores,no caso os downloads.Tudo que for abaixo de 500kb ele não irá marcar,e como todo download costuma ser um único arquivo grande,ele irá marcar de certeza.Ai você marca a rota que você bem quer e pronto,todo pacote acima de 500kb será redirecionado para a rota conforme você escolheu.

Caso tenha alguma dúvida,espero poder contribuir.

Abração

2. Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Bem MaxAdriano,um jeito que faço este divisão para 3 links que possuo (2 adls e 1 dedicado) faço o seguinte,no mangle faça uma marcação de rota pre-routing,protocolo tcp,dst-port 80 normal como você já deve ter feito,porém adiciona um detalhe na aba Advanced,repare que tem um campo chamado connection-byte,esta opção somente vai marcar os pacotes que possuirem um tamanho especifico conforme você pode estar especificando,ou seja se você colocar por exemplo o valor 500000-0 (50000=bytes e 0=infinito) irá marcar somente pacotes que possuam 500kb ou superiores,no caso os downloads.Tudo que for abaixo de 500kb ele não irá marcar,e como todo download costuma ser um único arquivo grande,ele irá marcar de certeza.Ai você marca a rota que você bem quer e pronto,todo pacote acima de 500kb será redirecionado para a rota conforme você escolheu.

Caso tenha alguma dúvida,espero poder contribuir.

Abração

ta certo, acho que etendi....

add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 connection-bytes=500000 \
    action=mark-routing new-routing-mark=http passthrough=yes \
    comment="ADSL" disabled=no

com essa regra eu consigo marcar pacotes acima de 500k, ai posso direcionar para a adsl, mas abaixo desta regra eu tenho que colocar uma regra para direcionar o restante para o dedicado seria isto?

como vc separa suas 2 adsl e seu dedicado? quais velocidades vc tem?

3. Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    ta certo, acho que etendi....

add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 connection-bytes=500000 \
    action=mark-routing new-routing-mark=http passthrough=yes \
    comment="ADSL" disabled=no

com essa regra eu consigo marcar pacotes acima de 500k, ai posso direcionar para a adsl, mas abaixo desta regra eu tenho que colocar uma regra para direcionar o restante para o dedicado seria isto?

como vc separa suas 2 adsl e seu dedicado? quais velocidades vc tem?
    Opa,

Bem corrigindo não se eskeça de colocar o número ( 0 ) no final,senão somente vai aceitar pacotes com 500k exatos,e não com 500k ou MAIS conforme passado,e como você quer redirecionar de vez os downloads,você também coloca passthrought em no,senão a rota será marcada e a conexão irá passar,o ideal é ela nao passar dali neste caso.E não se esqueça de depois em IP>Routes especificar na opção "Routing Mark" o http-download juntamente com o Gateway que você vai querer utilizar.Corrigindo a regra abaixo os itens que eu alterei estão em vermelho.

add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 connection-bytes=500000-0 \
    action=mark-routing new-routing-mark=http-download passthrough=no \
    comment="ADSL-Download" disabled=no

Eu separo da seguinte forma:Tenho 2 ADSLs de 4mb como link suplementar para o link Full de 2Mb.

Crio no mangle regras para marcar oque eu quero que vá para cada Gateway.No caso utilizo 3 gateways diferentes,1 para o dedicado,1 para cada ADSL1 e outro para ADSL2.

Simplesmente marco o seguinte:

HTTPS(443) e HTTP(80) Navegação POP,SMTP,MSN (1863) e DNS(53) somente o dedicado.

Downloads,P2P e todo o resto eu divido entre os 2 Adls,assim sempre a minha rede esta limpa para navegação,nunca utiliza nem sequer 1mb e poco no máximo com mta gente online,fora que o cache ajuda muito também.

A divisão entre os 2 adsls eu simplesmente faço Balanceamento por Rota Estatica.De uma pesquisada que você verá no fórum sobre balanceamento com rotas estáticas.É muito simples e não da nenhuma dor de cabeça e é bem funcional,logicamente isso depende de cada um,para mim foi a melhor opção,entre usar nth,etc...supriu minhas necessidades e a rede agilizou muito.

Caso tenha alguma dúvida sobre Balanceamento por Rota Estatica da um toque que eu posto umas screenshots para você se basear.

Abração,

4. Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Opa,

Bem corrigindo não se eskeça de colocar o número ( 0 ) no final,senão somente vai aceitar pacotes com 500k exatos,e não com 500k ou MAIS conforme passado,e como você quer redirecionar de vez os downloads,você também coloca passthrought em no,senão a rota será marcada e a conexão irá passar,o ideal é ela nao passar dali neste caso.E não se esqueça de depois em IP>Routes especificar na opção "Routing Mark" o http-download juntamente com o Gateway que você vai querer utilizar.Corrigindo a regra abaixo os itens que eu alterei estão em vermelho.

Eu separo da seguinte forma:Tenho 2 ADSLs de 4mb como link suplementar para o link Full de 2Mb.

Crio no mangle regras para marcar oque eu quero que vá para cada Gateway.No caso utilizo 3 gateways diferentes,1 para o dedicado,1 para cada ADSL1 e outro para ADSL2.

Simplesmente marco o seguinte:

HTTPS(443) e HTTP(80) Navegação POP,SMTP,MSN (1863) e DNS(53) somente o dedicado.

Downloads,P2P e todo o resto eu divido entre os 2 Adls,assim sempre a minha rede esta limpa para navegação,nunca utiliza nem sequer 1mb e poco no máximo com mta gente online,fora que o cache ajuda muito também.

A divisão entre os 2 adsls eu simplesmente faço Balanceamento por Rota Estatica.De uma pesquisada que você verá no fórum sobre balanceamento com rotas estáticas.É muito simples e não da nenhuma dor de cabeça e é bem funcional,logicamente isso depende de cada um,para mim foi a melhor opção,entre usar nth,etc...supriu minhas necessidades e a rede agilizou muito.

Caso tenha alguma dúvida sobre Balanceamento por Rota Estatica da um toque que eu posto umas screenshots para você se basear.

Abração,

Então, deixo esta regra assim:

esta no topo, ai coloco outra regra abaixo sem o tamanho especifico, já que só vai passar a frente pacotes menores de 500k, para marcar o restante, ai a primeira regra eu deixo para sair pelo adsl e a segunda regra para sair pelo dedicado assim vc acredita que somente navegação sairá pelo dedicado??

5. Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    Então, deixo esta regra assim:

esta no topo, ai coloco outra regra abaixo sem o tamanho especifico, já que só vai passar a frente pacotes menores de 500k, para marcar o restante, ai a primeira regra eu deixo para sair pelo adsl e a segunda regra para sair pelo dedicado assim vc acredita que somente navegação sairá pelo dedicado??
    Simplesmente mantenha a sua configuração atual,ou seja tudo que você ja fez como por exemplo http(80) para tal lugar,porta 23 para tal lugar e assim vá....nada disso vai alterar

Pelo fato de você colocar essa regra no topo,simplesmente tudo oque tiver acima de 500k não irá passar para as regras de baixo,ou seja tudo oq for abaixo isso irá prosseguir normalmente pelas suas regras padrões que você já deve ter feito.Afinal ela não irá se encaixar nos parametros da regra que eu te passei.

Só não adianta você marcar o pacote por exemplo e na hora de colocar a rota colocar a mesma para onde vai a sua navegação HTTP,senão é trocar alhos por bugalhos né...

Tópicos Similares

1. Load Balance ao estilo OSPF
    Por Hawthorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 18-06-2003, 16:06
  2. Load Balance
    Por Hawthorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 17-06-2003, 08:53
  3. Load Balance + HA - Possivel ou não dá?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 23-05-2003, 11:30
  4. Load Balance
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 15-05-2003, 08:21
  5. Load Balance - Urgente
    Por Legolas no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 11-04-2003, 08:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L