Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Vamos lá

Disco: quanto menor o i/o de disco e melhor o acesso a multiplos caminhos melhor a performance.
    Logo: sas,scsi,sata,ide (hoje vc pode comprar discos ultra wide 320 usados com controladora fortissima por uma pechincha e com isso vc pode esquecer disco).
    Diskd eu uso e sou feliz tem gente que não gosta agiliza o formato de pesquisa no disco portanto faça a festa.
    Não se esqueça tambem que um bom particionamento é fundamental (Reiserfs com noatime).
    Disco de 73 Gb scsi ultra 320 R$ 350,00 ML (mas tem mais baratos)
    Controladora Ultra320 R$ 299,00 ML
    Com 3 discos vc já monta 1 raid 5

Processador: vários processadores ou vários nucleos não melhoram a velocidade do squid em si uma vez que a performance dele esta mais ligada a io que ao processamento, mas auxiliam o sistema operacional a tratar grandes quantidades de dados portanto qualquer core2duo ja faz a alegria.

Memória: a regra é quanto mais melhor se sua placa mãe cabe 4Gb coloca os 4 se cabe 8Gb coloca os 8 hoje 1 pente de memória DDR3 1066Mhz 2Gb sai por 160 reais então esse não é um impeditivo.

Placa de rede:Use placas de rede gigabit mesmo que sua conexão for 100Mbit placas gigabit tem algoritimos mais trabalhados e sistema de buffer mais potentes existem até placas com "off load" que removem o trabalho do linux fazer checksum tcp/ip e fazem nelas mesmas.

Sistema operacional: esse é uma briga, eu gosto de Debian (atualmente), mas em freebsd fica rapido, open tambem netbsd fica rapido, slackware. Esquece Ubuntu, Knoppix e etc tente usar distros mais "puras".

Logs: Faça log do que for necessário se o intuito é fazer cache de seus usuarios e não saber se aquela gostosa ta vendo site de sacanagem nao faça cache de acesso porque ele sim consome o seu disco a toa.

Bem voce pode montar sua maquina sim, a escolha do hardware é o mais importante um bom hardware vai garantir as suas noites de sono e a felicidade dos seus usuário.

2. HD de 250 ou 500gb como dito anteriormente. prefira sata ou scsi, raid seria um luxo, mais muito bem aconselhavel. abraço.

3. Bom Dia toda vez que instalo a debian para servidor de cache só passa 3 meses e tenho que formatar de novo porque ele para, o sistema é o cache tudo em um hd sata hoje vou colocar
    outro hd de 80gb só para o sistema e deixar o hd sata de 250 gb só para cache ativar a opção noatime, ext3, vocês me aconselhar usar no squid aufs ou diskd ?

só isso obrigado
    Última edição por wifiinternet; 31-07-2009 às 05:18.

4. Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    Bom Dia toda vez que instalo a debian para servidor de cache só passa 3 meses e tenho que formatar de novo porque ele para, o sistema é o cache tudo em um hd sata hoje vou colocar
    outro hd de 80gb só para o sistema e deixar o hd sata de 250 gb só para cache ativar a opção noatime, ext3, vocês me aconselhar usar no squid aufs ou diskd ?

só isso obrigado
    O diskd está defasado, é muito melhor usa aufs, há relatos de travamentos e problemas no sistema de arquivos quando utilizado o diskd.

Hoje em dia, diskd só para BSD, mas isto só porque ainda não portaram o aufs (funcionalmente).

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 19-07-2016, 22:46
  2. Qual a melhor distribuição para Firewall/Proxy ?
    Por GregorioVenturim no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 21-07-2009, 17:24
  3. Respostas: 6
    Último Post: 02-05-2009, 16:47
  4. qual o melhor modem para se usar em servidor
    Por denin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 13-02-2009, 15:59
  5. Qual a melhor configuração para servidor?
    Por centurion no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-01-2005, 08:22

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L