+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Criar 2 wlan em um mesmo Cartão

    Fala galera estou passando pela seguinte dificuldade:

    Tenho um Mikrotik RBD400HD com 3 cartões mini pci XR2 Extreme Range2 2.4 GHz 600Mw com 3 painéis de 17dbi Hyperlink de 1,20 metros.

    O problema é o seguinte minha rede é dividida em 2 partes administrativos que são autenticados por criptografia e clientes que são atenticados via web por um servidor linux. Minha duvida é como criar essas 2 redes Wlan Admin e Wlan Cliente sendo que a Wlan Admin deverá ficar oculta e criptografada porque ela tem internet liberada. O Mikrotik esta alimentado via cabo UTP ligado a um switch 3com em uma porta que fala com ambas as vlan a de internet liberada e de internet autenticada.

    Essas Wlan deverão ser criadas nos 3 cartões pois cada painel estará direcionado para um local.

    Conto com a colaboração e conhecimento da comunidade para me ajudar.

    Vlw.
    Última edição por jcvalim; 22-07-2009 às 16:53. Razão: Erro na digitação

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jcvalim Ver Post
    Fala galera estou passando pela seguinte dificuldade:

    Tenho um Mikrotik RBD400HD com 3 cartões mini pci XR2 Extreme Range2 2.4 GHz 600Mw com 3 painéis de 17dbi Hyperlink de 1,20 metros.

    O problema é o seguinte minha rede é dividida em 2 partes administrativos que são autenticados por criptografia e clientes que são atenticados via web por um servidor linux. Minha duvida é como criar essas 2 redes Wlan Admin e Wlan Cliente sendo que a Wlan Admin deverá ficar oculta e criptografada porque ela tem internet liberada. O Mikrotik esta alimentado via cabo UTP ligado a um switch 3com em uma porta que fala com ambas as vlan a de internet liberada e de internet autenticada.

    Essas Wlan deverão ser criadas nos 3 cartões pois cada painel estará direcionado para um local.

    Conto com a colaboração e conhecimento da comunidade para me ajudar.

    Vlw.

    abraço.
    Cara, nesse caso, vc deve criar ap´s virtual no mikrotik.

  3. #3

    Padrão Ap Virtual

    Citação Postado originalmente por jcvalim Ver Post
    Fala galera estou passando pela seguinte dificuldade:

    Tenho um Mikrotik RBD400HD com 3 cartões mini pci XR2 Extreme Range2 2.4 GHz 600Mw com 3 painéis de 17dbi Hyperlink de 1,20 metros.

    O problema é o seguinte minha rede é dividida em 2 partes administrativos que são autenticados por criptografia e clientes que são atenticados via web por um servidor linux. Minha duvida é como criar essas 2 redes Wlan Admin e Wlan Cliente sendo que a Wlan Admin deverá ficar oculta e criptografada porque ela tem internet liberada. O Mikrotik esta alimentado via cabo UTP ligado a um switch 3com em uma porta que fala com ambas as vlan a de internet liberada e de internet autenticada.

    Essas Wlan deverão ser criadas nos 3 cartões pois cada painel estará direcionado para um local.

    Conto com a colaboração e conhecimento da comunidade para me ajudar.

    Vlw.

    Faz o que o companheiro falou, cria AP virtual, esconde o ssid e criptografa na aba do APvirtual, na outra ponta, a da wlan Admin, vc coloca manualmente o ssid do AP virtual recem criado e a autenticação que usou na criação, ou se preferir vai de wds, aqui utilizo num únic cartao, 1 wds, um AP central (master do cartão) e mais 2 Ap virtuais com ssids diferentes e escondidos.

    Espero que vc tenha entendido, manda ve ai que fica bola certa

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Certo, já tinha até criado o ap virtual mas agora como posso colocar a rede dos clientes para entregar o IP, GW, DNS que meu servidr fornece automaticamente.
    A rede administratica o ip é fixado e a rede é criptografada mas a rede de clientes é DHCP automatico e sem criptografia.

    Vlw...

  5. #5

    Padrão Hotspot!

    Aqui uso hotspot ou seja, com ele criado, dhcp ativo, rede clientes configurada (bridget nas ap virtuais) e só, ai qd seu cliente se conectar no ap virtual, como este vai estar ligado diretamente a master, esse então receberá a conf pois o hotspot junto com o dhcp já vai fornecer isso.

    Resumindo, cria dhcp, habilita Hotspot, cria pool de ips e se a Ap V tiver em bridget, na bridget vc cria um ip com a mesma faixa que o dhcp irá distribuir, se nao tiver em bridget, ai vc precisa criar as classes separadas (wlan admin e clientes) separadas e setar o AP virtual com o ip, se a rede dos clientes for 10.0.0.0/24, vc seta o Ap v com o ip 10.0.0.1/24, o dhcp na mesma faixa, tipo, poll 10.0.0.10-10.0.0.200 então é isso, nao ficou detalhado mas com certeza vc consegue, n tem misterio


    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mamona Ver Post
    Aqui uso hotspot ou seja, com ele criado, dhcp ativo, rede clientes configurada (bridget nas ap virtuais) e só, ai qd seu cliente se conectar no ap virtual, como este vai estar ligado diretamente a master, esse então receberá a conf pois o hotspot junto com o dhcp já vai fornecer isso.

    Resumindo, cria dhcp, habilita Hotspot, cria pool de ips e se a Ap V tiver em bridget, na bridget vc cria um ip com a mesma faixa que o dhcp irá distribuir, se nao tiver em bridget, ai vc precisa criar as classes separadas (wlan admin e clientes) separadas e setar o AP virtual com o ip, se a rede dos clientes for 10.0.0.0/24, vc seta o Ap v com o ip 10.0.0.1/24, o dhcp na mesma faixa, tipo, poll 10.0.0.10-10.0.0.200 então é isso, nao ficou detalhado mas com certeza vc consegue, n tem misterio


    Abraços
    Cara tentei seguir as dicas que você e passou mas pow me enrrolei todo, eu não tenho muita noção de Mikrotik, pois trabalhava antes com AP2000 e agora que adiquiri um Mikrotik.
    Pode ser mais detalhista nas dicas.

    Abraços.