Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de Instalação SCM da Anatel -Gratuíto

    Postei esse projeto em outro local onde ficava meio difícel dos colegas acharem, vendo um anúncio de venda de um projeto de instalação, não poderia deixar de abrir um novo tópico, com um título exclusivo sobre o assunto, com os anexos necessários para dar continuidade no processo de obtenção de outrorga do SCM gratuitamente.

    Devem sempre lembrar que isso é um modelo, que apesar dos colegas efetuarem poucas mudanças, sempre necessário o auxílio de profissionais habilitados e que responderão por este.

    Abraços e espero ter ajudado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos PROJETO INSTALACAO SCM.pdf   solic_serv_telec-NOVO.pdf  

    SOLICITAÇÃO_DE_ANÁLISE_DE_PROJETO_DE_INSTALAÇÃO.pdf   Mapa.pdf  


  2. #2

    Padrão

    Boa iniciativa, o outro usuario vem e quer vender o projeto por 800,00 só pq teve que pagar... valeu ai kleber

  3. #3

    Padrão

    Uma ótima iniciativa. Você esta de parabens!!!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MasterNETES Ver Post
    Uma ótima iniciativa. Você esta de parabens!!!!

    Valeu... Qualquer dúvida, posta ai que se for possível, eu ajudo.

  5. #5

    Padrão

    parabéns ótima iniciativa , vai ajudar muitos.

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Duvida

    Kleber bom dia, eu com esses modelos na mao precisaria mais do que pra dar entrada na licensa?

    Engenheiro, tec responsavel pela empresa e o que mais?

    As empresas de consultoria cobram uma graninha boa ( se bem que a gente fica sem ter dor de cabeça, eu acho )

    Pelo que eu entendi eu mesmo posso dar entrada na minha licensa e fazer tudo só (fora o projeto que é o engenheiro que te que fazer) é isso mesmo ou estou enganado??

    Abraços e valew pelo post

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Kleber bom dia, eu com esses modelos na mao precisaria mais do que pra dar entrada na licensa?

    Engenheiro, tec responsavel pela empresa e o que mais?

    As empresas de consultoria cobram uma graninha boa ( se bem que a gente fica sem ter dor de cabeça, eu acho )

    Pelo que eu entendi eu mesmo posso dar entrada na minha licensa e fazer tudo só (fora o projeto que é o engenheiro que te que fazer) é isso mesmo ou estou enganado??

    Abraços e valew pelo post

    Para dar entrada, vc precisa mesmo é do projeto básico, segue o link:

    Projeto Básico para SCM da Anatel


    Outras exigências, você poderá tá consultando a resolução 272/2001 da Anatel, ANEXO I e observar o tópico: DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA AO REQUERIMENTO DE AUTORIZAÇÃO

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Postei esse projeto em outro local onde ficava meio difícel dos colegas acharem, vendo um anúncio de venda de um projeto de instalação, não poderia deixar de abrir um novo tópico, com um título exclusivo sobre o assunto, com os anexos necessários para dar continuidade no processo de obtenção de outrorga do SCM gratuitamente.

    Devem sempre lembrar que isso é um modelo, que apesar dos colegas efetuarem poucas mudanças, sempre necessário o auxílio de profissionais habilitados e que responderão por este.

    Abraços e espero ter ajudado!
    KleberBrasil, em primeiro lugar, gostaria de lhe parabenizar por esta iniciativa, e com pessoas que precisamos contar, pessoas que querem ajudar o proximo.

  9. #9

    Padrão

    Puxa que legal! Obrigado!

    Acho que o pessoal poderia começar a mandar gratuitamente a configuração do mikrotik que fez!

    Ou melhor ainda: poderia alguém colocar aqui a configuração que pagou para algum técnico! Que tal?

    Isso também iria atrapalhar muitos "pseudo" profissionais aqui! Porque tirar somente o ganha pão do engenheiro que estudou anos na faculdade para fazer esse laudo, quando a gente pode fazer tudo ser livre? Vamos melhorar o mundo gente!

    E que tenho certeza que o engenheiro que fez esse projeto deve ter feito questão que todo seu estudo fosse jogado de forma gratuíta na rede!

    Gostaria de fazer uma pergunta a quem fez essa benece aqui para o forum: o Sr. é engenheiro? O que o Sr. é?

    Vou lançar aqui um pedido: gostaria que todos que agradeceram esse post colocassem algo que pagaram para alguem fazer aqui no forum então! Poderíamos começar com a configuração do MK de cada um, que tal?

    Sinceramente as vezes esse forum vira palhaçada!

    Ética e liberdade de informação deveriam andar juntos...

    Depois reclamam que no Senado só tem corrupto... Mas quem não tem ética na vida vota em quem? No anti-ético, claro!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ustelecom Ver Post
    Puxa que legal! Obrigado!

    Acho que o pessoal poderia começar a mandar gratuitamente a configuração do mikrotik que fez!

    Ou melhor ainda: poderia alguém colocar aqui a configuração que pagou para algum técnico! Que tal?

    Isso também iria atrapalhar muitos "pseudo" profissionais aqui! Porque tirar somente o ganha pão do engenheiro que estudou anos na faculdade para fazer esse laudo, quando a gente pode fazer tudo ser livre? Vamos melhorar o mundo gente!

    E que tenho certeza que o engenheiro que fez esse projeto deve ter feito questão que todo seu estudo fosse jogado de forma gratuíta na rede!

    Gostaria de fazer uma pergunta a quem fez essa benece aqui para o forum: o Sr. é engenheiro? O que o Sr. é?

    Vou lançar aqui um pedido: gostaria que todos que agradeceram esse post colocassem algo que pagaram para alguem fazer aqui no forum então! Poderíamos começar com a configuração do MK de cada um, que tal?

    Sinceramente as vezes esse forum vira palhaçada!

    Ética e liberdade de informação deveriam andar juntos...

    Depois reclamam que no Senado só tem corrupto... Mas quem não tem ética na vida vota em quem? No anti-ético, claro!

    Olá USTELECOM,

    Senti um pouco de ironia no seu post, a título de informação, esse projeto foi elaborado por mim e alguns colabodores que merecem reconhecimento (Redbull Engenharia de Rede da UNB, Alguns Analistas da ANATEL e Jorge Engenheiro Eletricista da BrT - TO), a colaboração destes, foram simples depoimentos que me ajudaram muito no desenvolvimento do projeto.

    Três anos atrás, em um outro fórum, desisperadamente eu almejava por esse auxílio, só vinha as consultorias, que por sinal, eram caras demais para meu orçamento na época. Para quem analisa todos os anexos postados aqui por mim, inclusive esses projetos, verão que não tem nada de extraordinário, coloco o básico e necessário para aprovação da Agência.

    Me sinto no dever sim de ajudar os colegas aqui, não acho justo achar a solução dos meus problemas aqui e deixar muitos a deriva de algo que eu tenha a solução.

    Só para os colegas que são Engenheiros, quero deixar claro que admiro demais essa profissão, sem a engenharia nós não estaríamos com o nível tecnologico que temos hoje e tudo isso é fruto do estudo e pesquisa destes profissionais. Esse projeto é simples demais, inclusive é mais jurídico do que técnico, porém quem irá avalisa-lo no final, será o engenheiro.

    Abraços!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Postei esse projeto em outro local onde ficava meio difícel dos colegas acharem, vendo um anúncio de venda de um projeto de instalação, não poderia deixar de abrir um novo tópico, com um título exclusivo sobre o assunto, com os anexos necessários para dar continuidade no processo de obtenção de outrorga do SCM gratuitamente.

    Devem sempre lembrar que isso é um modelo, que apesar dos colegas efetuarem poucas mudanças, sempre necessário o auxílio de profissionais habilitados e que responderão por este.

    Abraços e espero ter ajudado!
    Iniciativa,isso da trabalho mas é gratificante.
    Parabéns!
    Última edição por underwanderson; 02-08-2009 às 00:00. Razão: ortografia

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ustelecom Ver Post
    Puxa que legal! Obrigado!

    Acho que o pessoal poderia começar a mandar gratuitamente a configuração do mikrotik que fez!

    Ou melhor ainda: poderia alguém colocar aqui a configuração que pagou para algum técnico! Que tal?

    Isso também iria atrapalhar muitos "pseudo" profissionais aqui! Porque tirar somente o ganha pão do engenheiro que estudou anos na faculdade para fazer esse laudo, quando a gente pode fazer tudo ser livre? Vamos melhorar o mundo gente!

    E que tenho certeza que o engenheiro que fez esse projeto deve ter feito questão que todo seu estudo fosse jogado de forma gratuíta na rede!

    Gostaria de fazer uma pergunta a quem fez essa benece aqui para o forum: o Sr. é engenheiro? O que o Sr. é?

    Vou lançar aqui um pedido: gostaria que todos que agradeceram esse post colocassem algo que pagaram para alguem fazer aqui no forum então! Poderíamos começar com a configuração do MK de cada um, que tal?

    Sinceramente as vezes esse forum vira palhaçada!

    Ética e liberdade de informação deveriam andar juntos...

    Depois reclamam que no Senado só tem corrupto... Mas quem não tem ética na vida vota em quem? No anti-ético, claro!
    E até vc pode fazer o seu projeto é só vc ir neste link http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=28436&assuntoPublicacao=Regulamento%20do%20Serviço%20de%20Comunicação%20Multimídia&caminhoRel=Cidadao-Internet-Apresentação&filtro=1&documentoPath=biblioteca/resolucao/2001/anexo_res_272_2001.pdf baixar o documento REGULAMENTO DO SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA SCM onde na Página 16 ANEXO II DO PROJETO BÁSICO você terá toda receita de como fazer o seu bolo e no final é claro que o tal engenheiro que vc esta defendendo de todo jeito cobrará o mesmo preço ou quase o mesmo só pra partir esse bolo (assinar esse projeto) que vc fez baseado em informações que vc ainda na tinha mas agora tem pq estou te mostrando o caminho das pedras aqui pra você, tenha calma meu amigo o forum é um local onde informações vão e vem como em um cabo de dados conectado a um servidor, você já se imaginou como e porque chegou até este tópico? qual era a sua nescessidade? ou você seria como um fiscal vigiando todos os tópicos, eu acho o seguinte, tem muita gente preoculpada com direitos autorais ou coisa parecida aqui mas não deixa de vasculhar o porão do under-linux.org porque será? mas mesmo assim estamos aqui trocando a tão discutida INFORMAÇÃO, o que sem ela e sem este forum muitos aqui nunca tinha chegado ao que é hoje no mercado com o Serviço de Comunicação Multimídia e derivados, então amigo acho que como muitos aqui acham que exagerou um pouco mas relaxa e vamos trocar umas idéias.
    Ah! e quanto as configurações dos mk se procurar aqui no under eu vi muitos deste arquivo de configuração que esta procurando.
    Última edição por underwanderson; 02-08-2009 às 00:09. Razão: mais informação

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Postei esse projeto em outro local onde ficava meio difícel dos colegas acharem, vendo um anúncio de venda de um projeto de instalação, não poderia deixar de abrir um novo tópico, com um título exclusivo sobre o assunto, com os anexos necessários para dar continuidade no processo de obtenção de outrorga do SCM gratuitamente.

    Devem sempre lembrar que isso é um modelo, que apesar dos colegas efetuarem poucas mudanças, sempre necessário o auxílio de profissionais habilitados e que responderão por este.

    Abraços e espero ter ajudado!
    Kleber,

    Apesar do OpenOffice abrir PDF para edição como se fosse um documento comum, os usuários de MS Office, MS Works, WordPad só vão conseguir ler o PDF... sugiro postar como RTF e/ou DOC para facilitar a utilização.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Olá USTELECOM,

    Senti um pouco de ironia no seu post, a título de informação, esse projeto foi elaborado por mim e alguns colabodores que merecem reconhecimento (Redbull Engenharia de Rede da UNB, Alguns Analistas da ANATEL e Jorge Engenheiro Eletricista da BrT - TO), a colaboração destes, foram simples depoimentos que me ajudaram muito no desenvolvimento do projeto.

    Três anos atrás, em um outro fórum, desisperadamente eu almejava por esse auxílio, só vinha as consultorias, que por sinal, eram caras demais para meu orçamento na época. Para quem analisa todos os anexos postados aqui por mim, inclusive esses projetos, verão que não tem nada de extraordinário, coloco o básico e necessário para aprovação da Agência.

    Me sinto no dever sim de ajudar os colegas aqui, não acho justo achar a solução dos meus problemas aqui e deixar muitos a deriva de algo que eu tenha a solução.

    Só para os colegas que são Engenheiros, quero deixar claro que admiro demais essa profissão, sem a engenharia nós não estaríamos com o nível tecnologico que temos hoje e tudo isso é fruto do estudo e pesquisa destes profissionais. Esse projeto é simples demais, inclusive é mais jurídico do que técnico, porém quem irá avalisa-lo no final, será o engenheiro.

    Abraços!
    Concordo com você, PLENAMENTE.

    Citação Postado originalmente por ustelecom Ver Post
    Puxa que legal! Obrigado!

    Acho que o pessoal poderia começar a mandar gratuitamente a configuração do mikrotik que fez!

    Ou melhor ainda: poderia alguém colocar aqui a configuração que pagou para algum técnico! Que tal?

    Isso também iria atrapalhar muitos "pseudo" profissionais aqui! Porque tirar somente o ganha pão do engenheiro que estudou anos na faculdade para fazer esse laudo, quando a gente pode fazer tudo ser livre? Vamos melhorar o mundo gente!

    E que tenho certeza que o engenheiro que fez esse projeto deve ter feito questão que todo seu estudo fosse jogado de forma gratuíta na rede!

    Gostaria de fazer uma pergunta a quem fez essa benece aqui para o forum: o Sr. é engenheiro? O que o Sr. é?

    Vou lançar aqui um pedido: gostaria que todos que agradeceram esse post colocassem algo que pagaram para alguem fazer aqui no forum então! Poderíamos começar com a configuração do MK de cada um, que tal?

    Sinceramente as vezes esse forum vira palhaçada!

    Ética e liberdade de informação deveriam andar juntos...

    Depois reclamam que no Senado só tem corrupto... Mas quem não tem ética na vida vota em quem? No anti-ético, claro!
    Camarada, o mundo é assim, se tem na rede, e posso aproveitar , qual problema?

    Não seja medíocre, quantos aqui, como eu e muitos outros, já passaram horas ajudando iniciantes, que já fui um, quantas horas ?

    É graças ao fórum, que vender config de MK, é mais difícil, eu mesmo reconheço isso, já vendi muito serviço assim, viajava muito e ganhava o meu. Me lembro, que cheguei a cobrar 3.500 para por um pra rodar ! Eita época boa.

    Mas, vc acha q eu acho ruim ? Que nada, agora tenho mais gente informada e mais fontes de ajuda, mais gente que conhece, era ruim, não ter pra quem ligar ou perguntar aqui no forum.

    Se eu paguei por uma coisa e quero postá-la aqui, o problema é meu !

    Estou organizando um curso simples, mas bem legal, pro pessoal de provedor, juntando grande parte das cabeçadas que dei, desde simples radinhos até microondas, fundamentos, princípios e muito mais, que sei que muita gente (que me animaram a dar o curso) vai gostar, pq são carentes de conhecimento. Talvez, muitos não precisem de uma certificação, mas somente saber pq aquele bendito enlace de 6km em 5,8 nao funciona.

    Agora, se você quiser dar o curso de graça, sem problemas, não vou achar ruim, é apenas um exemplo.

    Não se esqueça que todo mundo começa do ZERO.

    Abraços e não fique chateado comigo, sou um defensor do forum e acho a sétima maravilha do mundo, melhorou e vai melhorar a vida de centenas de milhares de outras, não só no Under, mas muitos outros na net.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Postei esse projeto em outro local onde ficava meio difícel dos colegas acharem, vendo um anúncio de venda de um projeto de instalação, não poderia deixar de abrir um novo tópico, com um título exclusivo sobre o assunto, com os anexos necessários para dar continuidade no processo de obtenção de outrorga do SCM gratuitamente.

    Devem sempre lembrar que isso é um modelo, que apesar dos colegas efetuarem poucas mudanças, sempre necessário o auxílio de profissionais habilitados e que responderão por este.

    Abraços e espero ter ajudado!
    EXCELENTE INICIATIVA. MAS ESTOU EM DUVIDA SOBRE LEGISLAÇAO PARA A INSTALAÇAO DA ANTENA, ESTOU ME PREPARANDO PARA TIRAR A LICENÇA SCM, AGUARDO SUA PRONTA RESPOSTA.ABRAÇOS

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JOSEENSE Ver Post
    EXCELENTE INICIATIVA. MAS ESTOU EM DUVIDA SOBRE LEGISLAÇAO PARA A INSTALAÇAO DA ANTENA, ESTOU ME PREPARANDO PARA TIRAR A LICENÇA SCM, AGUARDO SUA PRONTA RESPOSTA.ABRAÇOS

    Qual dúvida amigo?

  17. #17

    Padrão ANTENA

    A PREFEITURA DE MINHA CIDADE STA CRIANDO DIFICULDADES, PARA AUTORIZAR MINHA EMPRESA A TRANSMITIR INTERNET VIA RADIO, POIS NAO LOCALIZOU LEGISLAÇAO SOBRE A TORRE DE TRANSMISSAO. A DUVIDA É: EXISTE ALGUMA LEI ESPECIFICA SOBRE O ASSUNTO?QDO VC TIROU SUA SCM VC TEVE PROBLEMAS DESSE GENERO??


    ABRAÇOS

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JOSEENSE Ver Post
    A PREFEITURA DE MINHA CIDADE STA CRIANDO DIFICULDADES, PARA AUTORIZAR MINHA EMPRESA A TRANSMITIR INTERNET VIA RADIO, POIS NAO LOCALIZOU LEGISLAÇAO SOBRE A TORRE DE TRANSMISSAO. A DUVIDA É: EXISTE ALGUMA LEI ESPECIFICA SOBRE O ASSUNTO?QDO VC TIROU SUA SCM VC TEVE PROBLEMAS DESSE GENERO??


    ABRAÇOS

    Nesse aspecto a prefeitura não deveria nem questionar, a constituição de 1988 diz:

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
    IV - águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão;
    No seu caso, duas resoluções da ANATEL poderá te ajudar:

    Resolução 506/2008

    Resolução 272/2001

    Vc não vai licenciar uma torre e sim uma estação.. mas da uma estudada nas duas normas que vc vai entender um pouco.

  19. #19

    Padrão

    Colega,

    todo município/cidade tem seu próprio código de posturas ou legislação municipal. Esse código legisla sobre a ocupação dos espaços (públicos ou não), poluição (sonora, visual, etc), segurança (construções e outros). É nesse ponto que a prefeitura está cobrando. A prefeitura, no caso, não está se referindo a serviços de telecomunicações, mas às razões que citei acima.

    Tenho costume de andar bastante no Brasil prestando serviços. Em todos os lugares deparo-me com situações corriqueiras e outras locais para licenciar junto aos órgãos municipais.

  20. #20
    Avatar de wastson
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Paulista, Pernambuco, Brazil, Brazil
    Posts
    2

    Padrão

    oi, klebeson parabêns pelo topico, e só uma duvida? o engenheiro eletronico pode assinar o projeto?.