Resultados da Enquete: Já teve problema de ping alto no mikrotik 2.4

Votantes
116. Você não pode votar nesta enquete
  • Diário

34 29,31%
  • Constantemente

52 44,83%
  • Raramente

24 20,69%
  • Nunca

6 5,17%
Página 6 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por skullred Ver Post
    Bom dia amigo, segue o que no meu caso solicionou o problema de pings altos.

Opções das interfaces wireless:
    -> WIRELESS
    Band: 2.4B somente
    Hide SSID: ativo
    -> DATA RATES
    Configured: Somente ative a opção 11Mbps em B, nas opções A/G desative todas.
    -> ADVANCED
    Ack Timeout: 40
    Preamble Mode: Both
    -> Tx Power
    Modo: All rates fixed
    Potencia: 16
    * O resto das opções das Interfaces Wireless ficou padrão.

Feito isso, ative o Access List do seu mikrotik e cadastre ali todos seus clientes colocando em Sinal Strenght Range o valor -68..120
    Em interfaces eu coloquei All, mas caso queria ter um maior controle, libere somente o acesso daquele cliente para a antena que realmente for atende-lo.
    * Clientes abaixo de -68 não iram conectar, portanto o mikrotik, digamos que terá menor trabalho para modularizar o envio de sinal.

Também coloque regra de conexões simultaneas:
    /ip firewall filter
    add chain=forward action=accept tcp-flags=syn protocol=tcp src-address=XXX.XXX.XXX.X/XX dst-address=!YYY.YYY.YYY.YY/YY connection-limit=35,32
    Onde:
    XXX.XXX.XXX.XX é a rede dos clientes (para caso de mais redes, crie outra regra somente alterando a rede).
    YYY.YYY.YYY.YY é a rede ou ip que voce não quer q passe pela limitação (ex: um servidor de proxy).
    e 35 é o numero de conexões simultaneas liberadas.
    * essa regra de conexões simultaneas é opcional, alguns casos (clientes) ela pode gerar problemas.

Execute tb a opção de Freq. Usage em cada cartão e utilize o canal menos poluído para aquele setor, lembrando de sempre manter no minimo o intervalo de 3 canais de uso.
    Ex: Caso utilizar em um cartao o canal 1, no outro, utilize do 4 para cima.

Pelo menos aqui na minha rede, essas alterações surtiram efeito, não tenho mais problemas de alta de latência. Claro q um dia ou outro, talvez tenha q alterar frequencia de algum cartao em motivo de interferencia, o q é normal.
    Também estou conseguindo atender em média de 60 usuários simultaneos em cada cartão (cada cartão está setado para trabalhar com no máximo 65 usuários simultaneos). Com links que variam de 150k até 500k. Caso tenha links maiores, trabalhe com um número de simultaneos menor.

Espero que tenha sucesso na solução de seu problema.

Abraços.
    muito bom

2. tive esse problema tbm com 2 cartoes na msm RB .. tirei 1 cartao deixe so uma ficou otimo

3. falou de 1 a 3 mb, isso é somente num cartao?? se for o cartao ta guelado jah
    e 60 cliente numa omni! é coisa d+

outra coisa teu problema eh só a noite neh? e garanto que é a noite que tem o maior nr de clientes certo?

se essas duas opcoes estarem corretas é o seguinte:
    ou o cartao ta que nao guenta o trafego ou é interferencia
    pois o cliente gera muita interferencia tbem!
    se todos os sinais tiverem bom no cliente sete sua potencia para 10 dbm, e nos aps dos clientes coloque no minimo 16mw
    ira ajudar bastante!
    tenho torre aqui com paineis setoriais com potencia em 8db e não me encomoda nada

potencia não tem nada haver com qualidade! tenha sempre isso em mente!
    potencia tem haver com ruido muito forte, e muitos problemas e dores de kbca, isso sim!

questao do ack tbem é mto importante como falaram acima ai!
    se tiver 1 cliente ruim na repetidora já é suficiente para estragar todos os outros
    setando o data rates em 11 mbps, os pacotes serao entregues mais uniformementes tbem!

espero ter ajudado

4. cara passei 3 semanas sem dormir por causa desse problema pings de 1 a 2500ms, troquei tudo, cartão, rb, antenas, cabos... não adiantou. Já estava até desistindo, até que um dia um amigo meu engenheiro que trabalha na brasiltelecom me deu uma dica que foi fundamental me disse que era pra refrigerar mais a caixa hermética, eu apenas coloquei 8 coolers de umas fontes velhas que eu tinha aqui em casa. Coloquei 5 coolers jogando o ar pra rb e 3 coolers retirando o ar da caixa hermática, coloquei também uma fonte somente para esses coolers. Nossa foi incrível, resultado imediato, nos horários de pico por exemplo tenho 40 simultaneos com ping de 4, 5 no maximo. Depois disso, montei um rack para os servidores e coloquei trÊs ventiladores de freezer dentro do rack, meu provedor ficou outro, deu vida nova para meus servidores.
    Pra mim deu certo, testa aí pra ver. Abraço.

5. O mais importante, é retirar o ar quente do interior.

Tópicos Similares

1. Respostas: 12
    Último Post: 17-11-2009, 08:03
  2. Ping alto em toda a rede.
    Por marciel2008 no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 19-08-2009, 00:52
  3. Ping Alto em Rede Interna - Estranho
    Por fnandoicatel no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 28-11-2008, 12:23
  4. Respostas: 41