+ Responder ao Tópico

1. R52h , nao se assuste com pouca potencia .. com 15dBm eu tenho clientes com 2km com sinal
    -60 . com essa potencia 32mw , em ambientes nao poluidos , poderia ter clientes mais distantes .

obs. uso antenas de 17dbi , com esse conjunto antena de 17dbi e 32mw vai bem longe.

ps esse bug de potenica nao tem no r52h

abraço
    Última edição por Juniin; 13-09-2009 às 10:23.

2. bom seguindo a recomendações do amigo albinogenivaldo, resolvi voltar o enterro da velha...coloquei o ap devolta, fica ai um conselho, nunca subistitua um ap que já vem rodando certinho por um mk com minipci atheros, se for o caso de implementar esse sistema faça sempre em um novo ponto. o sistema e muito sensivel mostrando realmente as falhas na rede.

3. Colizeu a ideia do albino e muito boa, pensa a respeito disso, outra coisa e o ack, se vc deixa dynamic e tiver um unico cliente ruim tudo fica ruim, o ack e o tempo de espera pelo pacote na interface wireless, se vc tem um valor alto ele espera muito tempo, nao adianta o pacote chegar mais rapido ele continua esperando, outro problema limitante e o mode G ou o B/G, quando seu cliente esta no modo g, o mk e qualquer outro radio pra melhorar a comunicaçao a distancia cria diversos canais com o mesmo cliente, isso tambem atrapalha um pouco, outra coisa e a fonte, vc pode estar com uma fonte de boa potencia, mais ela pode estar com problema, ou a bitola do fio que vc ta usando e baixa, tenta olhar isso tambem, eu faria da seguinte forma, nao por problemas mais pra melhorar a velocidade real, setaria o sistema com ack manual, o do seu cliente com maior distancia(procura tabela aqui no forum), colocaria o sistema como B, outra coisa e ponderar e que o B so da 11 megas, sao 11 megas de largura de banda vc tem que calcular se e o que vc precisa, a fonte de pc e uma boa, mais tem que trocar o fiu, e de tempos em tempos ela para, coloca uma fonte boa destas de 24 e 5 amp, a maioria dos meus problemas com routerboard's sao de fontes, tenho 14 torres uso tambem baterias ligadas direto em algumas das minhas rb's, so tenho problemas em lugares com muitos cartoes, e sao sempre de fonte, estes XR da ubiquiti sao problematicos com potencia...

4. Quando se compara Ap com Rb estamos comparando alem dos sistema, que querendo ou não, o MK é o mais completo. Quanto a hardware. Sem duvida, o processamento e memoria de 1 Rb é muito superior.

O problema que vc esta passando de cara pode ser 2 coisas, fonte ou canal.

Outra coisa, o mk é tão completo que lhe permite por exemplo desconectar o cliente que possui o Ack alto.

Segue Script:

name="ack" owner="admin" policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,winbox,password,sniff last-started=jul/18/2009 16:29:15 run-count=9425
    source=
    # Defina abaixo o valor m\EDnimo de ACK
    : global ack 65;
    # Defina abaixo 1 para bloquear e 0 para n\E3o bloquear o cliente que estiver acima do valor m\EDnimo
    :global block 0;
    # Defina abaixo 1 para dropar e 0 para n\E3o dropar o cliente que estiver acima do valor m\EDnimo
    :global drop 1;

# Defina abaixo a Interface
    :global interf "Est_Cbt_Pntscm_06";
    # =============================================================================
    # ATEN\C7\C3O ! SO FA\C7A ALTERA\C7\D5ES ABAIXO, SE TIVER CERTEZA DO QUE ESTA FAZENDO
    # =============================================================================
    :global total 0;
    :global mac "";
    :global cliente "";
    :log info "Listando Clientes com ACK acima de $ack ms:";
    :foreach i in=[/interface wireless registration-table find interface=$interf] do={
    :if ([/interface wireless registration-table get $i ack-timeout] > $ack) do={
    :log info ("COMENTARIO: " . [/interface wireless registration-table get $i comment] . " - MAC: " . [/interface wireless registration-table get $i ma>
    :set mac [/interface wireless registration-table get $i mac-address];
    :set cliente [/interface wireless access-list find mac-address=$mac];
    :if ($block = 1) do={
    /interface wireless access-list disable $cliente;
    };
    :if ($drop = 1) do={
    /interface wireless registration-table remove $i;
    };
    :set total total+1;
    };
    };
    :if ($total = 0) do={
    :log info "Parab\E9ns ! Nenhum Cliente com ACK acima de $ack ms encontrado.";
    };

------------------------------------------------------
    OUTRA REGRA
    ------------------------------------------------------

# Defina abaixo o valor mínimo de ACK
    :global ack 46;
    # Defina abaixo 1 para bloquear e 0 para não bloquear o cliente que estiver acima do valor mínimo
    :global block 0;
    # Defina abaixo 1 para dropar e 0 para não dropar o cliente que estiver acima do valor mínimo
    :global drop 1;
    # Defina abaixo a Interface
    :global interf "MEGANET3";
    # =================================== =================================== =======
    # ATENÇÃO ! SO FAÇA ALTERAÇÕES ABAIXO, SE TIVER CERTEZA DO QUE ESTA FAZENDO
    # =================================== =================================== =======
    :global total 0;
    :global mac "";
    :global cliente "";
    :log info "Listando Clientes com ACK acima de $ack ms:";
    :foreach i in=[/interface wireless registration-table find interface=$interf] do={
    :if ([/interface wireless registration-table get $i ack-timeout] > $ack) do={
    :log info ("COMENTARIO: " . [/interface wireless registration-table get $i comment] . " - MAC: " . [/interface wireless registration-table get $i mac-address] . " - ACK: " . [/interface wireless registration-table get $i ack-timeout]);
    :set mac [/interface wireless registration-table get $i mac-address];
    :set cliente [/interface wireless access-list find mac-address=$mac];
    :if ($block = 1) do={
    /interface wireless access-list disable $cliente;
    };
    :if ($drop = 1) do={
    /interface wireless registration-table remove $i;
    };
    :set total total+1;
    };
    };
    :if ($total = 0) do={
    :log info "Parabéns ! Nenhum Cliente com ACK acima de $ack ms encontrado.";
    };

Experimente criar o script através de ssh.

/system script name=ackalto
    /system script edit ackalto source
    (copie e cole o script)

em ssh execute ele para ver se dá algum problema :

/system script run ackalto

Outra coisa importante, para trocar de Ap para Rb foi necessário alterar o pigtail. Reveja os conectores, Veja se as soldas estão bem feitas. Qualidade do cabo, comprimento ....

Para o sistema funcionar corretamente tem que haver um casamento ideal. Coisas que passam despercebidas como uma caixa de ferro, separada para Rb, melhora muito a qualidade do cliente.

5. Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Colizeu a ideia do albino e muito boa, pensa a respeito disso, outra coisa e o ack, se vc deixa dynamic e tiver um unico cliente ruim tudo fica ruim, o ack e o tempo de espera pelo pacote na interface wireless, se vc tem um valor alto ele espera muito tempo, nao adianta o pacote chegar mais rapido ele continua esperando, outro problema limitante e o mode G ou o B/G, quando seu cliente esta no modo g, o mk e qualquer outro radio pra melhorar a comunicaçao a distancia cria diversos canais com o mesmo cliente, isso tambem atrapalha um pouco, outra coisa e a fonte, vc pode estar com uma fonte de boa potencia, mais ela pode estar com problema, ou a bitola do fio que vc ta usando e baixa, tenta olhar isso tambem, eu faria da seguinte forma, nao por problemas mais pra melhorar a velocidade real, setaria o sistema com ack manual, o do seu cliente com maior distancia(procura tabela aqui no forum), colocaria o sistema como B, outra coisa e ponderar e que o B so da 11 megas, sao 11 megas de largura de banda vc tem que calcular se e o que vc precisa, a fonte de pc e uma boa, mais tem que trocar o fiu, e de tempos em tempos ela para, coloca uma fonte boa destas de 24 e 5 amp, a maioria dos meus problemas com routerboard's sao de fontes, tenho 14 torres uso tambem baterias ligadas direto em algumas das minhas rb's, so tenho problemas em lugares com muitos cartoes, e sao sempre de fonte, estes XR da ubiquiti sao problematicos com potencia...
    isso mesmo, coloquei o ack em 51, o mk está operando em modo B, tentei varios canais, hoje estou usando o 4, da fonte para o mk uso um cabo de rede que mede mais ou menos 8mts usado somente para o mk só passando energia mesmo.
    noise flor threshold =55.

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 28-03-2009, 07:55
  2. Respostas: 1
    Último Post: 23-01-2009, 16:06
  3. Respostas: 15
    Último Post: 07-10-2008, 17:49
  4. Mikrotik Em AP-BRIDGE com squid! Duvida
    Por diox no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 30-05-2008, 23:36