Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Caro thiagotgc,

    Como voce mesmo disse que seus cliente sao empresariais com servidores linux, usa vlan tag, ativa no mikrotik e ativa nos servidores linux tb, axo que resolve seu problema.

  2. #22

    Padrão

    Galera quero agradecer a todos que estao me ajudando e vou ser um pouco mais claro pra vcs...

    Tenho um Switch D-LINK 3526 com 24portas 10/100 e 2 10/100/1000
    Tenho configurado 2 VLAN neles, sendo que uma fica os "clientes" e outras fica meus servidores.

    Porem, aonde ficam Clientes, tenho ali, clientes de CABO, e Wireless... sendo assim, minha rede Servidores (aonde fica o Nagios por ex) nao enxerga localmente as APs dos clientes nem nada.

    Quero que... OU minha porta de rede enchergue TODO o switch, OU... que nao tenha VLAN no Switch, e sim no MK para cada cliente UTP/WAN . . .

    Entendem? nao quero que meu cliente de IP 200.200.200.200 enxergue via "local" meu cliente 200.200.200.201 . . porem...... EU POSSO enxergar LOCALmente TODOS . ..

    Fui claro???

  3. #23

    Padrão

    Então beleza...

    Vamos supor algo:

    Você tenha as seguintes interfaces..
    id | IP | interface
    -------------------------------------
    VLAN1 | 192.168.1.0/24 | eth0
    -------------------------------------
    VLAN2 | 192.168.2.0/24 | eth1
    -------------------------------------
    WLAN | 192.168.3.0/24 | wlan0

    adicione as seguintes regras:
    /ip firewall mangle
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marca requisicoes para a VLAN1" disabled=no dst-address=192.168.1.0/24 new-routing-mark=VLAN1 passthrough=yes

    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marca requisicoes para a VLAN2" disabled=no dst-address=192.168.2.0/24 new-routing-mark=VLAN2 passthrough=yes

    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marca requisicoes para a WLAN" disabled=no dst-address=192.168.3.0/24 new-routing-mark=WLAN passthrough=yes

    /ip route
    add comment="Rota VLAN1" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 \
    gateway=eth0 routing-mark=VLAN1
    add comment="Rota VLAN2" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 \
    gateway=eth1 routing-mark=VLAN2
    add comment="Rota WLAN" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 \
    gateway=wlan0 routing-mark=WLAN

  4. #24

    Padrão

    Ah legal... nesse seu caso, voce diz que todo trafego originado da rede 192.168.1.0/24 , só saira para ETh0 e sua propria rede.. e assim por diante certo?

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Nos dois...
    VLAN é "rede virtual", ou seja, vc cria sub-redes dentro do mesmo tunelamento físico. Por isso vc precisa que as duas pontas aceitem esse padrão.

    Nesse caso, eu possuo aqui em minha rede um roteador linksys RV-082 que tem suporte a VLAN, então vc configura uma identidade no MK e a mesma identidade no switch. No RV-082 ele vem com algumas identidades pré-configuradas, então só tive que colocá-lo no MK. Mas este é o padrão do RV-082, cada switch deve ter uma maneira de tratar esse assunto, mas a idéa não deve mudar.
    Não amigo VLAN não depende de duas pontas para funcionar....ela apenas virtualiza o trafego na porta do switch....então o usuario que conectar naquela porta fara parte da VLAN.

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Não amigo VLAN não depende de duas pontas para funcionar....ela apenas virtualiza o trafego na porta do switch....então o usuario que conectar naquela porta fara parte da VLAN.

    Pois é..
    vc disse...
    "então o usuario que conectar naquela porta fara parte da VLAN"

    e o que eu disse é que o switch tem que reconhecer o id da vlan criada no MK.... Você postou apenas pra dizer o que eu disse... Vem do MK uma VLAN, passa pelo switch a mesma VLAN e vai para o usuario. Mas é a maquina cliente que reconhece a VLAN ou o switch....?
    Nós temos três equipamentos em questão:
    1 - o MK;
    2 - o Switch, que aceita vlan;
    3 - o usuario;

    Na sua contagem me diga me diga onde temos apenas um equipamento...?

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Pois é..
    vc disse...
    "então o usuario que conectar naquela porta fara parte da VLAN"

    e o que eu disse é que o switch tem que reconhecer o id da vlan criada no MK.... Você postou apenas pra dizer o que eu disse... Vem do MK uma VLAN, passa pelo switch a mesma VLAN e vai para o usuario. Mas é a maquina cliente que reconhece a VLAN ou o switch....?
    Nós temos três equipamentos em questão:
    1 - o MK;
    2 - o Switch, que aceita vlan;
    3 - o usuario;

    Na sua contagem me diga me diga onde temos apenas um equipamento...?
    Amigo se o roteamente é feito na VLAN, o cliente ja estara fazendo parte dele. Ou seja o trafego dele ja pasou por essa interface que esta virtualizada, fazendo as rotas.

    Se o MK é o router que estra criando a VLAN o switch só fara o papel de encaminhar o trafego correto? Por isso que eu comentei no primeiro post que o MK nas versões 3x ja vem com suporte a VLAN.

    Ou seja, parte dela isso chegando ao usuario final.

    O que eu comentei sobre o seu post foi o que você postou aqui.

    "Se for usar cabo(ETH): você precisa que as duas pontas aceitem VLAN's, o MK e o switch...
    Como disse anteriormente esse padrão é especifico, vc não consegue fazer uma placa de rede comum enxergar isso."


    Isso não tem nada a ver.

  8. #28

    Padrão

    Estou tentando a dias fazer uma Vlan entre duas RB´s, adiciono a Vlan nos 2 Mikrotik com uma ID, exemplo 200, aponto a Vlan para as interfaces do enlace que estão conectadas certim, e não dá certo, não consigi pingar de um no outro, estou seguindo este manual:

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...rface/vlan.php

    Qual o segredo? Porque não dá certo?

  9. #29

    Padrão

    tb to enteressado em saber pois to precisando q os clientes da minha rede cabeada nao se enxerguem

  10. #30

    Padrão

    Alexandre correa colocou um video no blog dele ensinando a fazer VLAN entre MKs.

    deem uma olhada por lá.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Alexandre correa colocou um video no blog dele ensinando a fazer VLAN entre MKs.

    deem uma olhada por lá.
    Poste ai o video amigo....

  12. #32

    Padrão

    Configurar VLAN em mikrotik
    o endereço do video é esse acima, esse video é bom mas acho q nao serve para o q eu quero, eu tenho uma rede cabeada e quero criar vlans na rede interna, isto é uma vlan para cada cliente de x.x.x.1 a x.x.x.254 para q nenhum cliente enxergue o outro.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Configurar VLAN em mikrotik
    o endereço do video é esse acima, esse video é bom mas acho q nao serve para o q eu quero, eu tenho uma rede cabeada e quero criar vlans na rede interna, isto é uma vlan para cada cliente de x.x.x.1 a x.x.x.254 para q nenhum cliente enxergue o outro.

    O pessoal está só complicando rsrs...
    Olha,para que nenhum cliente se enxergue o outro é muito simples, crie a seguinte faixa de ips:

    192.168.1.1/32 + PPPoE

    Com isso alem de deixar cada cliente individual, o servidor não irá fazer a requisição do broadcast e quem irá fazer é o próprio computador do cliente.


    Abraço!!

  14. #34

    Padrão

    to pedindo pra vc fazer um exemplo como o abaixo


    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Então beleza...

    Vamos supor algo:

    Você tenha as seguintes interfaces..
    id | IP | interface
    -------------------------------------
    VLAN1 | 192.168.1.0/24 | eth0
    -------------------------------------
    VLAN2 | 192.168.2.0/24 | eth1
    -------------------------------------
    WLAN | 192.168.3.0/24 | wlan0

    adicione as seguintes regras:
    /ip firewall mangle
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marca requisicoes para a VLAN1" disabled=no dst-address=192.168.1.0/24 new-routing-mark=VLAN1 passthrough=yes

    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marca requisicoes para a VLAN2" disabled=no dst-address=192.168.2.0/24 new-routing-mark=VLAN2 passthrough=yes

    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marca requisicoes para a WLAN" disabled=no dst-address=192.168.3.0/24 new-routing-mark=WLAN passthrough=yes

    /ip route
    add comment="Rota VLAN1" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 \
    gateway=eth0 routing-mark=VLAN1
    add comment="Rota VLAN2" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 \
    gateway=eth1 routing-mark=VLAN2
    add comment="Rota WLAN" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 \
    gateway=wlan0 routing-mark=WLAN

  15. #35

    Padrão

    Criei um post no blog sobre como criar VLANs no Mikrotik para rotea-las, vejam se ajuda:
    Roteando VLANs no Mikrotik

  16. #36

    Padrão

    Gente, consegui fazer a Vlan funcionar, para isso deixei de usar wds e fiz as conexões através das Vlan´s, usei os modo bridge e pseudo bridge. Minha aplicação e colocar 2 cabo de rede em cada Router Board e correr 2 links isolados num enlace, não tem nada com isolar clientes. Para min foi 100 % de sucesso.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Configurar VLAN em mikrotik
    o endereço do video é esse acima, esse video é bom mas acho q nao serve para o q eu quero, eu tenho uma rede cabeada e quero criar vlans na rede interna, isto é uma vlan para cada cliente de x.x.x.1 a x.x.x.254 para q nenhum cliente enxergue o outro.
    Para criar a VLAN, o dispositivo que interconecta ambos os computadores que deve faze-lo.

    Se vc usa rede cabeada, precisava de um switch gerenciavel.

    Na linkteck tem deles por menos de R$ 200,00.

  18. #38

    Padrão

    pessoal,

    se vcs querem bloquear realmente a comunicacao entre os clientes, devem fazer isso na camada2.
    no caso de rede wireless bloqueando o relay entre os clientes, e no caso de rede cabeada com switchs gerenciaveis utilizando vlan.

  19. #39
    Binho
    Visitante

    Padrão

    Se utilizar um roteador em NAT em cada saída para os clientes, você consegue! No Access List, como sugeriu o amigo antes, desabilite Forward.

    Espero ter ajudado!

  20. #40

    Padrão Re: Criar Vlan Mikrotik

    Bem pessoal o cenario mudou eu tenho um mikrotik RB750G, tenho 5 portas, porta 5 link, as outras 4 porta sao 4 ramificacoes da minha rede, porta 1 rede 10, porta 2 rede20, porta 3, rede 30 e porta 4 rede 40 com os respectivos ips 10.10.0.0/16, 10.20.0.0/16, 10.30.0.0/16 e 10.40.0.0/16, uma rede em cada porta com dhcp separado e hotspot separado agora eu queria criar no mk 4 vlans ou seja uma vlan em cada porta, as portas de 1 a 4 nao se enxergam mas todas enxergam a porta 5 e tb queria implementar spanning tree nas minha 4 rede para qdo tiver problema em uma das quatro redes nao interferir nas outras tres e outra coisa eu so preciso ter essas configuracoes na RB ou eu preciso configurar mais alguma coisa pq o q eu quero mesmo é transformar a minha RB num switch gerenciavel com portas vlan fixar e spanning tree.
    Última edição por maxmelo; 30-07-2011 às 22:35.