Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. vou ficar acompanhando.

2. Prezado Marcelo,

Mais uma vez tenho que discordar de sua opinião. Veja as fotos em anexo, que velem mais que mil palavras. Tratam-se de equipamentos Nu-lec que são instalados em postes diretamente ao lado de transformadores , religadores e chaves seccionadoras em sistemas de automação de distribuição de energia (tenho amigos que vivem de instalar esses sistemas). As imagens são auto explicativas. Veja a antena onde é instalada na figura 1 (esquerda). Apesar de estar acima (por questão de aproveitar a altura do poste), na maioria dos casos é instalada do lado do trafo ou religador (direita).

Outro detalhe: Geralmente utiliza-se 400 ou 900 MHz nesse tipo de aplicação, que não tem problemas com interferências. Imagine em 5.8 GHz (5 a 10 vezes maior).

Na minha opinião, a empresa Nu-Lec (do Grupo Schneider-Electric) jamais iria vender um produto com risco de interferência causando grandes prejuízos. Entenda por interferência algo que coloque em risco o funcionamento do equipamento de modo que o torne indisponível.

Fonte: http://www.nulec.co.za/pdfs/advcnseries.pdf

Saudações,

Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

pode causar interferência, mas não é esse o caso. Os transformadores estão "meio" longe. Teria que estar bem do lado, algo como 5 metros. Mesmo assim, em alguns casos, funciona.

Essas antenas da Zirok são bem chatas para alinhar. Provavelmente o problema é alinhamento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nulec.JPG
Visualizações:	828
Tamanho: 	22,9 KB
ID:      	5530   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	882
Tamanho: 	43,0 KB
ID:      	5531  
    Última edição por motacosta; 22-09-2009 às 16:46.

3. Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Prezado Marcelo,

Mais uma vez tenho que discordar de sua opinião. Veja as fotos em anexo, que velem mais que mil palavras. Tratam-se de equipamentos Nu-lec que são instalados em postes diretamente ao lado de transformadores , religadores e chaves seccionadores em sistemas de automação de distribuição de energia (tenho amigos que vivem de instalar esses sistemas). As imagens são auto explicativas. Veja a antena onde é instalada na figura 1 (esquerda). Apesar de estar acima (por questão de aproveitar a altura do poste), na maioria dos casos é instalada do lado do trafo ou religador (figura da direita).

Outro detalhe: Geralmente utiliza-se 400 ou 900 MHz nesse tipo de aplicação, que não tem problemas com interferências. Imagine em 5.8 GHz (5 a 10 vezes maior).

Na minha opinião, a empresa Nu-Lec (do Grupo Schneider-Electric) jamais iria vender um produto com risco de interferência causando grandes prejuízos. Entenda por interferência algo que coloque em risco o funcionamento do equipamento de modo que o torne indisponível.

Fonte: http://www.nulec.co.za/pdfs/advcnseries.pdf

Saudações,
    o que sses equipamentos fazem? é um corte da rede elétrica via rede?

4. Basicamente é isso. Exemplo simples de aplicação: Se um galho de uma árvore encosta em uma fase, o equipamento desliga momentaneamente (de acordo com uma programação) e liga novamente depois, quando o curto já parou.

Saudações,

Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    o que sses equipamentos fazem? é um corte da rede elétrica via rede?

5. Bem,

eu poderia passar horas enumerando problemas de interferências eletromagnéticas. Mas, no momento estou sem tempo para produzir um texto. Assim que possível prometo postar no forum um material próprio descrevendo a problemática. A solucionática nem sempre é possível.

Atualmente estou tendo sérios problemas com a prefeitura de uma cidade que não quer liberar um alvará de uma estação de telecomunicação próxima a uma linha de alta tensão. Inclusive uma empresa de telefonia celular teve de remanejar sua estação para um outro local. Não tiro a razão dessa prefeitura, pois nas medições que fiz há uma concentração eletromagnética muito alta, pois haveria uma exposição a campos elétricos e eletromagnéticos à população em geral em ordem crescente. A área de engenharia dessa prefeitura afirma não ser possível liberar a construção do sistema por causa do provável aumento do efeito por metro quadrado. Para liberar terei de elaborar inúmeros laudos e pôr, caso insista, minha reputação em risco, pois o espectro não é nada favorável. Ao que tudo indica há "vazamento" na rede de alta tensão da companhia elétrica. Provavelmente teremos de levar essa estação para um outro local, como fez a empresa de telefonia móvel.

Quanto às antenas e equipamentos que funcionam diretamente em postes da rede elétrica em grande parte esses equipamentos são preparados com circuitos de "compatibilidade eletromagnética", evitando assim, ou amenizando, possíveis anomalias.

Para começar deem uma olhadinha no material que eu relaciono a seguir. São descritos interferências da rede elétrica em sistemas eletrônicos e de telecomunicações com osciladores que trabalham nas frequências de alguns KHz a vários GHz.

1) http://www.sms.com.br/respostas-sms/...dos/ruidos.asp

2) http://www.arrl.org/news/stories/200...and-HF-web.mpg

3) Ondas Curtas - Tipos de interferencia que afetam a recepcao

4) http://www.profibus.org.br/artigos/E...omagnetica.pdf

O que afirmo não se trata de retórica ou falácia. A prática diz que tais problemas existem. Pois, falar e não provar é fácil.

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
    Último Post: 02-04-2016, 20:02
  2. Antena para ambientes de muita interferencia
    Por warllock01 no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 07-10-2011, 21:12
  3. Respostas: 6
    Último Post: 03-10-2011, 07:50
  4. Telhado de Zinco, gera muita interferencia?
    Por kowalczki no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 20-08-2008, 16:11
  5. Gerenciamento de Energia
    Por guardian_metal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 29-09-2003, 08:45

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L