+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Freeradius+PPOE+Pool de Ips.

    Pessoal depois de muito "pelejar" consegui fazer o mk autenticar clientes pppoe no radius, porém me surgiu uma nova dúvida, como posso repassar ips criando na tabela ip pool do radius para os clientes pppoe, se alguem puder me ajudar onde são feitas as configurações e também quais os atributos que devo usar para que tal façanha possa ser realizada.

    Att.Juliano.

  2. #2

    Padrão tbm tenho a mesma duvida

    pegando um carona no topico.

  3. #3

    Padrão

    Esses dados são exemplo de um grupo 512k criado e seus valores inseridos na tabela radgroupreplay

    Id Groupname Attribute op value
    1 512k Mikrotik-Rate-Limit == 512k/512k 640k/640k 512k/512k 30/30
    2 512k Port-Limit == 1
    3 512k Framed-Compression == Van-Jacobsen-TCP-IP
    4 512k Framed-Pool == pool1 "Esse pool é o criado no servidor mk"
    5 512k Framed-Protocol == PPP
    6 512k Service-Type == Framed-User
    7 512k Framed-MTU == 1492

    Qualquer outra duvida estou a disposição.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    Esses dados são exemplo de um grupo 512k criado e seus valores inseridos na tabela radgroupreplay

    Id Groupname Attribute op value
    1 512k Mikrotik-Rate-Limit == 512k/512k 640k/640k 512k/512k 30/30
    2 512k Port-Limit == 1
    3 512k Framed-Compression == Van-Jacobsen-TCP-IP
    4 512k Framed-Pool == pool1 "Esse pool é o criado no servidor mk"
    5 512k Framed-Protocol == PPP
    6 512k Service-Type == Framed-User
    7 512k Framed-MTU == 1492

    Qualquer outra duvida estou a disposição.
    E nos .conf dos radius preciso fazer alguma coisa ???
    Tem como eu cadastrar ips na tabela radippool do radius ao invés de fazer um pool no MK ???

    Att.Juliano.

  5. #5

    Padrão

    Eu tenho um arquivo aqui mssql.conf , ele funciona perfeitamente, vou anexa-lo. Agora referente a cadastrar o pool no radius eu não sei te informar pois não uso assim, eu cadastro o pool direto no mk, mas deve ser possivel sim só não sei explicar pois nunca usei.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por pabloferretti; 10-03-2010 às 10:22.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    Eu tenho um arquivo aqui mssql.conf , ele funciona perfeitamente, vou anexa-lo. Agora referente a cadastrar o pool no radius eu não sei te informar pois não uso assim, eu cadastro o pool direto no mk, mas deve ser possivel sim só não sei explicar pois nunca usei.
    Ai e que ta o grande problema sabe, até onde vc me passou eu consegui chegar, so que eu gostaria era de passar ips pro cliente que estão no freeradius e não os que estão no mk... mais ta dificil rsss.

    Att.Juliano

  7. #7

    Padrão Re: Freeradius+PPOE+Pool de Ips.

    olá, td bem?

    vc conseguiu resolver esse dilema?

  8. #8

    Padrão Re: Freeradius+PPOE+Pool de Ips.

    Citação Postado originalmente por edeodato Ver Post
    olá, td bem?

    vc conseguiu resolver esse dilema?
    se quer passar o IP por PPPOE, cadastre na tabela radreply e não radcheck.
    radcheck -> checa as informações (ip, mac , usuario , senha>
    radreply -> depois de chegar, atribui ao cliente.

    portanto, cadastre usuario e senha no radcheck e ip no radreply.
    (fazendo assim, ao discar o cliente sempre pega o mesmo ip)

    se cria uma pool no mk (ex: pool_pppoe) no radreply faz assim:

    UserName = "murilo"
    Attribute = "Framed-pool"
    op = "="
    Value = "pool_pppoe"

    ai ele repassa para o cliente up ip da pool do mk

    entendeu ?

  9. #9

    Padrão Re: Freeradius+PPOE+Pool de Ips.

    eu entendi, essa parte eu consegui fazer e funciona bem.
    mas o que eu preciso fazer é com que o radius controle a pool para que va atribuindo os ips ao inves do mk.

    me falaram que esse atributo fica tanto no radcheck qto no radreply. mas ja tentei de varias formas e não funciona.

    vlw!

  10. #10

    Padrão Re: Freeradius+PPOE+Pool de Ips.

    Aproveitando o tópico e já agradecendo ao pabloferretti e netxtreme... No meu cenário tenho o meu sistema para gerenciamento de clientes + freeradius com mysql, meu problema é fazer com que os clientes com plano suspenso recebam IP de um pool que não esta roteado, dessa forma se conectam mas sem internet. Eu tenho a opção de fazer com que o meu gerenciador de clientes grave em uma tabela do banco do radius informações do status do plano (habilitado, suspenso,etc.) o que não consegui fazer funcionar e alterar a query para que também seja verificado o status do plano e com base no resultado dessa verificação o cliente receber determinado pool. Agradeço desde já.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexneto Ver Post
    Aproveitando o tópico e já agradecendo ao pabloferretti e netxtreme... No meu cenário tenho o meu sistema para gerenciamento de clientes + freeradius com mysql, meu problema é fazer com que os clientes com plano suspenso recebam IP de um pool que não esta roteado, dessa forma se conectam mas sem internet. Eu tenho a opção de fazer com que o meu gerenciador de clientes grave em uma tabela do banco do radius informações do status do plano (habilitado, suspenso,etc.) o que não consegui fazer funcionar e alterar a query para que também seja verificado o status do plano e com base no resultado dessa verificação o cliente receber determinado pool. Agradeço desde já.

    Conseguiu resolver amigo ?

  12. #12

    Padrão Re: Freeradius+PPOE+Pool de Ips.

    Para facilitar isso recomendo criar uma stored procedure que é acionada no lugar da query de reply, daí dentro de stored você faz todo que precisar, claro com cautela para não matar o banco de dados.

    Se precisar posso fazer pra você, whats 4991383955.

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Freeradius+PPOE+Pool de Ips.

    Sim, consegui. Framed-Pool resolveu.

  14. #14

    Padrão Re: Freeradius+PPOE+Pool de Ips.

    Citação Postado originalmente por alexneto Ver Post
    Sim, consegui. Framed-Pool resolveu.
    Framed-Pool é para dizer ao mikrotik qual pool tu quer que o mikrotik use para o cliente, isso da pra por o cliente para ir para um pool de ips que não seja roteado e dentre outras coisas, porem tem como fazer a mesma coisa sem ter pool de ips no mikrotik utilizando o attribute Pool-name, neste caso em radippool tu iria criar um pool chamado pool_sem_internet por exemplo... alimentar esse pool com ips não de um range não roteado, depois adicionaria esse pool no grupo para clientes que tu não quer que receba internet, tu vai adicionar na tabela radgroupcheck usando o atributo pool_name op := e value o nome do pool

    INSERT INTO radgroupcheck (groupname, attribute, op, value) VALUES
    ('PLANO_1M', 'Pool-Name', ':=', 'novapool123');

    mas antes tem que configurar o sqlippool no radius....