Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá!!

Parabens pelo feito, poderia postar o perfil topografico do enlace para melhor visualização? Tenho curiosidade sobre enlaces nessa faixa.

Grato.

2. Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Olá!!

Parabens pelo feito, poderia postar o perfil topografico do enlace para melhor visualização? Tenho curiosidade sobre enlaces nessa faixa.

Grato.
    Boa Tarde Rogério,Obrigado.

Bom, o Link foi feito na cidade de Porto Alegre , RS. O Ponto A encontra-se a 8m acima do nível do Mar. O ponto B está a 35m acima do nível. A distância total em linha reta medida por GPS é de 4,560metros.

Tive o sério problema de entre os dois pontos, existir um morro com muitas árvores , principalmente pinheiros, o que complica ainda mais o enlace. Além disso nessa área do morro que cobre uns 4km quadrados, de elevação 36m, em seu ponto mais alto, existem diversos prédios, sendo que o mais alto possui 38metros de altura, e fica bem na reta do sinal, e ainda possui um síndico que não quis nem saber de conversa! isso foi um grande problema para contornar. Poderia ter feito o link com repetidora em 5.8ghz, mas acabei optando por 900mhz + Mk mesmo.

Quanto ao lado A, tenho poluição de RF gerada por rádios AM,FM, links de rádio em 2.4ghz, 5.8ghz e até mesmo um link em 900mhz. tive que analisar todos esses porém antes de definir onde e como começar o projeto desse Link.

No lado B, a antena encontra-se em cima da casa, a 12m do chão, a visada é somente prédios a 1,5km da casa e o morro. Não se define mais nada além disso. Apontamos as antenas pelo GPS + um mapa que fiz com o google Earth além da bússula de mão pra confirmar as coordenadas.Nesse ponto não há muita poluição de espectro, apenas redes 2.4ghz.

Depois de diversos testes, foi implementado (por um custo relativamente baixo), o link utilizando uma RB 433AH+fonte original, usando uma antena Yagi Aquario 900mhz, montada apenas com seu primeiro estágio, pois montada inteira ficou muito instável o sinal.
    Também decidimos pela compra do cabo Cellflex 3/8 da wavelan.com.br, que possui qualidade incomparável. Comprei 3metros de cabo com as ponteiras prontas.

Defini como cartão o uso do ubiquiti XR9, que já havia utilizado outras vezes com sucesso em links onde nenhuma outra freqüência funcionou, provando mais uma vez suas qualidades.
    Estou usando 18dbm de potência, porém o cartão vai até 28dbm.
    Na outra ponta, será colocada mais uma rb 433ah, porém hoje está rodando o xr9 + Mk em um PC ap.
    Na questão de topografia a situação era bem crítica. Muitos me falaram que não seria possível fechar esse enlace sem torres altas, bla bla bla, etc... porém com apenas 15m de altura no ponto A e 12m no ponto B o resultado foi obtido de forma positiva. Isso nos ensina que o termo sem visada, realmente é o mais correto para o uso das antenas Yagi.
    Chegaram ao absurdo de cotar ao cliente, equipamentos de R$12.000,00 ,mais a instalação.
    O custo final do projeto ficou em R$1.200,00.

Seguem dados dos testes e o perfil "topografico do local.
    dá pra ver bem o problema do morro. o ponto A é o da esquerda.

Abraço a todos.

http://img411.imageshack.us/img411/3...raficolink.jpg

No pior momento de interferência durante o dia:
    http://img199.imageshack.us/img199/7...andapontob.gif
    Última edição por leandrolopeswifi; 23-09-2009 às 08:55.

3. Opa Leandro blz?

Teria como você postar uma imagem do link planner desse enlace??
    Aqui estou pensando montar um enlace desse, só que no meu caso nao é morro nao é predios muito altos mesmo, e são varios predios, a distancia é de uns 3 km mais ou menos com muita interferencia em 2.4 e 5.8 com varias torres de celular por perto, no predio onde esta o link nao a possibilidade de se colocar torre ou o esquema que você fez, no maximo uma barra de ferro de 3 metros, no outro local ainda procurando um predio pra se instalar a antena, será que vai rolar aqui com tantos predios e poluiçao??
    O que a gente nao faz por um link barato heheheh

Falow abraços e obrigado mais uma vez

4. Ai gente, tomem cuidado com 900 mhz, pra não colocar canal muito alto, não tenho certeza mas a partir do canal 2432 já pertencem as operadora de celular, não sei qual, tenho aqui uns enlaces de 900 mhz, porem só vou até 2427.

Valeu...

5. Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Ai gente, tomem cuidado com 900 mhz, pra não colocar canal muito alto, não tenho certeza mas a partir do canal 2432 já pertencem as operadora de celular, não sei qual, tenho aqui uns enlaces de 900 mhz, porem só vou até 2427.

Valeu...

Um sujeito influente aqui da minha cidade, usava 900mhz, a claro reclamou, e anatel chegou e lacrou tudo, o cara ganhou uma semana de cana!!!!!

Detalhe ele nao tinha SCM...... nem tem, mais continua operando!

se alguem puder postar pra gente precisamente as frequencias permitidas pela anatel, agradeceria muito!!!!

abração

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 10-06-2012, 11:46
  2. Enlace 10 Km sem Visada
    Por hyperpotato no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 11-07-2007, 18:39
  3. Enlace de 20 km sem visada
    Por ederamboni no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 19-05-2007, 09:17