Página 4 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. controle de potencia nos radios..

2. Esse fenômeno chama-se bom senso. Melhorar o sinal de um cliente que tá fraco. Mas não por que existem outros clientes com sinal bom mas simplesmente por que o sinal do cliente tá fraco.

Sds,

Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Pelas minhas pesquisas o Alexandre tem toda razão bem como o Gilvan.

Esse fenomeno acontece sim. Se você tem clientes com sinal ruin ou com muito sinal você satura o receptor de um ou outro.

Sendo assim a solução é manter os niveis de sinal o mais proximo possivel (homogeneo).

Em um curso que fiz recentemente o Prof. deu um ótimo exemplo.
    Imagina você em uma sala todos convesando gritando, você não vai conseguir entender nada que a pessoa a seu lado disser. mesmo ela estando bem proxima de você.

Mas se todos estão em uma sala e todos falam baixo ou em um volume normal, você pode ouvir perfeitamente o que a pessoa a seu lado diz.

O fenomeno é bem parecido com isso.

Agora o grande problema é como fazer isso? não temos muitas opções de antenas com baixo ganho. A maioria dos firmwares não aceitam setar a potencia abaixo de X.

Fica aqui a pergunta.

Aumentar a perda usando mais cabo??

3. Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Pelas minhas pesquisas o Alexandre tem toda razão bem como o Gilvan.

Esse fenomeno acontece sim. Se você tem clientes com sinal ruin ou com muito sinal você satura o receptor de um ou outro.

Sendo assim a solução é manter os niveis de sinal o mais proximo possivel (homogeneo).

Em um curso que fiz recentemente o Prof. deu um ótimo exemplo.
    Imagina você em uma sala todos convesando gritando, você não vai conseguir entender nada que a pessoa a seu lado disser. mesmo ela estando bem proxima de você.

Mas se todos estão em uma sala e todos falam baixo ou em um volume normal, você pode ouvir perfeitamente o que a pessoa a seu lado diz.

O fenomeno é bem parecido com isso.

Agora o grande problema é como fazer isso? não temos muitas opções de antenas com baixo ganho. A maioria dos firmwares não aceitam setar a potencia abaixo de X.

Fica aqui a pergunta.

Aumentar a perda usando mais cabo??
    Tá ficando bom o tópico.
    Rogério, posta aí aquela calculadora que voce me enviou.
    Este negócio de saturar é sério mesmo.

E quanto ao stub, é isso mesmo Alexandre. Quando eu operava no radiomadorismo, também havia esta divergência sobre usar ou não stub, acoplador de antenas, comprimento de cabo e muitas coisas mais.
    Havia colegas que não usavam nada disso e era um balaço, enquanto que outros também eram balaço, mas usavam alguma forma de melhorar o rendimento.
    Por isso, acho que não existe uma receita de bolo, mas em cada situação tem que ver o que melhor ajuda a manter todos no mesmo nível, seja -50 ou -65. Eu ainda não consegui isso.
    O stub, fiz um aqui, mas o trabalho que deu para fazer o acerto, não compensou. Não sei se era falta de prática. Tive que cortar os cabos várias vêzes e começar do zero.

4. Stub não tem nada a ver com isso. Stub é um casador de impedância e não tem a função de controle de potência transmitida (embora tenha relação). Se você não casa impedância entre rádio, cabo e antena, menos potência é irradianda (a outra parte é refletida de volta para o rádio). Mas isso não é necessário em wi-fi por que as antenas estão próximas de 50 ohms (bem próximas mesmo). Em radioamadorismo o uso de STUB é importante por que se tem altas potências e antenas que na maioria dos casos não apresentam 50 ohms.

Outro colega nosso (JPJUST) já provou matematicamente no forum que o uso de STUB em wi-fi não tem aplicação prática, embora usar STUB tenha fundamentação teórica em qualquer sistema de rádio. Seja rádio amador ou wi-fi. É só ver o artigo, acredita quem quer. Eu particularmente acredito bastante na matemática.

1929, sabe quando você vai conseguir manter seus clientes em uma mesma potência com +/- 3dB de diferença? Nunca. A menos que você coloque todos a uma mesma distância do seu AP. Ou você pode tentar controlar onde os seus clientes moram.

Exemplo:
    Se você altera a potência do AP, vai alterar a recepção de todos os seus clientes uniformemente. Ou seja, se você tinha uma diferência de 20 dB entre dois clientes(Ex. -50 e -70) e se você diminui a potência do seu AP em 3 dB (metade) essa diferença permanecerá a mesma (agorá será -53 e -73) - Os mesmos 20 dB de diferença.

Outra coisa que deve-se observar é que existe a potência que o cliente recebe do AP e a potência que o AP recebe do cliente. A comucação é nos dois sentidos. Vocês tão tentando controlar que potência? A que o AP recebe do cliente ou a que o cliente recebe do AP?

Acho que vocês deveriam tentar controlar as duas potências (ida e volta) e assim vocês ficariam malucos e iam ver que é impossível. "Cada um acredita no que quer"

Sds,

Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tá ficando bom o tópico.

E quanto ao stub, é isso mesmo Alexandre. Quando eu operava no radiomadorismo, também havia esta divergência sobre usar ou não stub, acoplador de antenas, comprimento de cabo e muitas coisas mais.
    Havia colegas que não usavam nada disso e era um balaço, enquanto que outros também eram balaço, mas usavam alguma forma de melhorar o rendimento.
    Por isso, acho que não existe uma receita de bolo, mas em cada situação tem que ver o que melhor ajuda a manter todos no mesmo nível, seja -50 ou -65. Eu ainda não consegui isso.
    O stub, fiz um aqui, mas o trabalho que deu para fazer o acerto, não compensou. Não sei se era falta de prática. Tive que cortar os cabos várias vêzes e começar do zero.
    Última edição por motacosta; 29-09-2009 às 16:42.

5. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tá ficando bom o tópico.
    1929,

Segue uma explicação sobre a calculadora que acabei de encontrar:
    » Alguns cálculos úteis no auxilio de aplicações e projetos wireless Linkteck Training

O link da calculadora é:
    ZYTRAX - Wireless Calculators

É muito boa.

Com sua permissão também vou colocar aqui nossa conversa. Que está com uma linquagem super simples.

...
    eu: faz uma simulaçÃo ai pra vc ver
    nessa parte de system mesmo
    coloca ai distancia 2km
    tx power 17 dbm
    23:31 tx cable (perda do cabo e conectores) 3
    tx antena (ganho da antena) 14 dbi
    23:32 RX sensitivity, sensibilidade do seu ap -90
    RX cable (perda do cabo e conectores) 3
    23:33 rx antena (ganho da antena) 24
    23:34 da uma olhada no SAD Factor e Theoretical
    Carlos: entendi. deu 117% de saturação
    23:35 eu: isso mesmo, o ideal e ficar 50%
    Carlos: e o theoretical, o que quer dizer?
    eu: e a potencia acima que está chegando
    23:36 Carlos: fantastico
    eu: a margem teorica que o receptor recebe acima do necessario
    outra coisa que vc ve ai, o theorical esta acima do total tx
    23:37 como voce recebe um sinal que esta acima do que vc enviou? ele está muito amplificado
    23:38 isso ai que faz gerar a auto interferencia, que assombra todo mundo na hora de pico, quando o ping vai la pras alturas, e ate faz o AP travar
    23:39 Carlos: então se entendi, a potencia na base não pode ser alterada para cada cliente. Mas baseada nela é que vamos setar a potencia e escolher a antena ideal no cliente.
    23:40 eu: correto, a sua potencia no pop não pode varias em função do cliente
    23:41 mas o cliente pode, então você vai adequar o sinal do cliente, usando a menor potencia possivel e a antena ideal para a distancia
    ...

Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    ...
    Exemplo:
    Se você altera a potência do AP, vai alterar a recepção de todos os seus clientes uniformemente. Ou seja, se você tinha uma diferência de 20 dB entre dois clientes(Ex. -50 e -70). Se você diminui a potência do seu rádio em 3 dB (metade) essa diferença permanecerá a mesma (agorá será -53 e -73) - Os mesmos 20 dB de diferença.
    Niguem falou de abaixar a potencia do AP, estamos falando de baixar a potencia do cliente, mesmo porque se baixarmos a potencia do AP vamos diminuir nossa area de abrangencia.

Outro fator importante é que se eu coloco uma antena de menor ganho no cliente conseguentemente ele vai "escutar" menos sendo assim dispensa a diminuição da potencia no AP. Alem dele não "gritar" para o AP o AP não irá "gritar" para ele.

Outra coisa que deve-se observar é que existe a potência que o cliente recebe do AP e a potência que o AP recebe do cliente. A comucação é nos dois sentidos. Vocês tão tentando controlar que potência? A que o AP recebe do cliente ou a que o cliente recebe do AP?
    Nós queremos controlar as duas, atraves do dimensionamento correto da rede. (uso de antenas e potencias adequadas a cada distancia e situação.

Acho que vocês deveriam tentar controlar as duas potências (ida e volta) e assim vocês perderiam mais tempo com esse assunto.
    A ideia é controlar as duas mesmo, mas pelo motivo contrario ao apontado por vc. Queremos ganhar tempo em não ter muita manutenção.

O que você usa ai na sua rede para melhora do sinal??
    Última edição por rogeriosims; 29-09-2009 às 16:19.

Tópicos Similares

1. Respostas: 16
    Último Post: 12-11-2012, 14:33
  2. Respostas: 20
    Último Post: 06-04-2012, 13:45
  3. Respostas: 9
    Último Post: 27-10-2011, 17:10
  4. PROBLEMA EM UMA TORRE - AJUDEM
    Por caiojunior no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 27-09-2011, 09:50
  5. Como resolver o problema de vários PoE em uma torre