+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid não faz cache

    Pessoal, instalei o SQUID num servidor slackware que tenho aqui e coloquei ele num switch para que eu possa fazer testes antes de colocá-lo em produção.

    Configurei uma regra de redirecionamento no mikrotik, enviando meus pedidos que chegarem ao mikrotik com destino a porta 80, para o IP e porta do squid.

    Quando estou navegando fico olhando o access.log do squid e vejo que ele está trabalhando, mas eu não percebi melhora nenhuma nisso.

    Eu fiz o download de um arquivo pela primeira vez e analisei a taxa de transferencia. Depois fiz novamente e a taxa de transferencia foi a mesma. Ou seja, parece que o Squid buscou o arquivo mas não fez cache dele para me entregar nas próximas vezes.

    Alguém sabe o que está faltando?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pessoal, instalei o SQUID num servidor slackware que tenho aqui e coloquei ele num switch para que eu possa fazer testes antes de colocá-lo em produção.

    Configurei uma regra de redirecionamento no mikrotik, enviando meus pedidos que chegarem ao mikrotik com destino a porta 80, para o IP e porta do squid.

    Quando estou navegando fico olhando o access.log do squid e vejo que ele está trabalhando, mas eu não percebi melhora nenhuma nisso.

    Eu fiz o download de um arquivo pela primeira vez e analisei a taxa de transferencia. Depois fiz novamente e a taxa de transferencia foi a mesma. Ou seja, parece que o Squid buscou o arquivo mas não fez cache dele para me entregar nas próximas vezes.

    Alguém sabe o que está faltando?

    Obrigado
    vc ta usando algum controle de banda???

  3. #3

    Padrão

    Pois é, usar controle de banda eu até uso, mas desabilitei para este teste com o squid pq pensei mesmo que eu não veria a diferença se o mikrotik me limitasse.

    Só que não funcionou.

  4. #4

    Padrão

    vc baixou um arquivo de onde?

    de qualquer forma, posta seu .conf ai

  5. #5

    Padrão

    Desculpe a demora mas estive em viagem.

    Então, voltei a testar o cache e percebi que se eu fizer um download normalmente e logo em seguida tentar fazer o mesmo download ele busca sim do cache.

    Mas se eu esperar alguns minutos, tipo uns 20 minutos e tentar baixar novamente o mesmo arquivo ele vai buscar da internet e não do cache.

    Testei com vários arquivos do superdownloads.com.br

    Alguem suspeita o que possa ser?

  6. #6

    Padrão

    Amigo, estou apanhando pra montar o meu aqui, nem consegui fazer funcionar ainda, mais pelo que já li tem comando no squid.conf que diz o tempo que aquela informacao permanecer lá. Talvez seu tempo esteja definido muito pequeno. O espaco reservado para cache que vc usou tbm pode ter sido definido pequeno e o tamanho em % do cache para ele comecar a sobrepor ta chegando muito rápido.

  7. #7