+ Responder ao Tópico

1. Vou tentar responder em cima da experiencia q temos no atual andar da carruagem.. dentro de 7 dias terei informações mais precisas.. pois essa semana estamos realizando uma operação intensiva para finalizar o projeto.. na proxima semana teremos informações bem mais precisas.

Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Parabens, estou impressionado com seu relato, nunca acreditei em mobilidade com os equipamentos que temos disponível hoje em nosso ramo. Gostaria de mais detalhes sobre a mobilidade.

No caso de um usuário com um NoteBook, a quantos metros do transmissor consegue-se uma conexão perfeita, sem perdas de pacotes?
    Depende muito da potencia da interface wireless do seu esquipamento.. mas com notes convencionais com chipset atheros ou intel (acredito q mais de 90% do mercado), tivemos em campo aberto (no meio da rua mesmo) 150mts sem perda de pacotes.. mais q isso ja começa a perder...

O objetivo do projeto é realmente cobrir uma área pora uso móvel?
    O uso móvel nao é a principal aplicação... mas pelos testes que fizemos o roaming entre os aps é transparente, sem quedas nem de msn, nem de navegação nem perda de pacotes... o proximo teste sera com um fone wifi usando skype (pra simular ainda mais a realidade, nada de N95, Iphone, BlackBerrys e afins... O negocio vai ser testado na base de um MPtrocentos.. desses que vende em qualquer camelo por 300 reaus....)

O controle de acesso, banda, conexões simultâneas, tudo isso foi feito no radinhos mesmo?
    Nao.. No modelo da Gilink vc nao tem acesso ao radio .. e sim a um painel de controle onde vc faz essas configurações... uma vez feito isso, o radio faz o "download" dessas confs pra dentro dele.

Os rádios são interligados pelo seu proprio sinal 2,4 Ghz, ou você fez enlaces entre eles?
    Os radios estao usando a propria rede mesh para criar os hops... ou seja, eles mesmo se enlaçam... apesar do q pode parecer, conseguimos troughput real de até 6mb depois de atualizado o firmware... e como a rede é dinamica, ou seja, no caso de uma rota estar congestionada, o proprio radio procura outro caminho... o q resolve o problema de ter q criar um backhaul parruda pra distribuir.. Obvio que, nao espero um grande desempenho a partir do 5 hop (diferente do que a squitter disse, sobre 15 hops, depois do 6 a latencia sobe muito....) mas mesmo assim, 6 hops é muitaaaaaaaa coisa... permite uma capilaridade da rede fantastica.
    Desculpe por tantas perguntas, mais seria o básico que todos querem saber eu acho!

2. Realmente a questão homologação é o meu maior problema no momento. Estamos aguardando um posicionamento para os proximos dias sobre essa questão. O processo ja esta em andamento, pelo que me foi repassado, mas ainda nao finalizado. Como minha região é mais tranquilo, (interior do interior do interior), resolvemos testar a solução aguardando a homologação.
    As distribuições oficiais realmente nao tem conhecimento decente sobre a solução. Essa foi minha principal critica ao Ajax. Antes de realizar a compra, fiz várias pergutas ao distribuidor, que na teoria me atenderam, na hora de botar pra rodar o bicho pegou... Pra vcs terem uma ideia fiquei exatamente 35 dias sendo enrolado pelo suporte do distribuidor (nao vem ao caso qual), para que depois disso, eles assumissem que nao tinham o conhecimento adequado da solução e me passar o contato do Ajax diretamente. Dizer q é um produto novo e que ainda naotem conhecimento nao é feio!!!! Era menos feio... Comercialmente fui muito bem atendido, mas tecnicamente, a coisa andou apenas depois do contato com o ele.
    Tambem questionei a integraçao com Mikrotik, parece que deve sair nas proximas versões do firmware. Para breve. Os custos q eu mencionei foram de aquisição aqui no Brasil sim. Sobre os Meraki, eu vi que a proposta é parecida, mas nao tive um atendimento pré venda descente da distribuição, por isso descartei a solução (como disse antes, na pré venda e no atendimento comercial foi realmente muito bem atendido, o distribuidor que me atendeu pecou apenas no pos vendas, e nao estou cobrando o pleno conhecimento da solução, apenas a pisada na bola de talvez ficarem com vergonha de nao assumir que nao tinham conhecimento completo da solução).

Acho que é isso. Vou reportando novos progressos.

Amplexos.

Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quando surgiu a divulgação com aquelas apresentações do Gi-link mesh em janeiro, parecia que a coisa ia pegar rápido. Mas até agora, voce é o único que testou. E os testes estão batendo com o que a apresentação mostrou.
    Simplicidade!!!

Mas uma coisa me preocupa nisto tudo é a questão da homologação.

O Dr Ajax, que é o próprietário da Squitter, disse na época que a homologação sairia logo. Porém até hoje não saiu. A Dinamic Wireless que é uma distribuidora deles, não sabe muita coisa a respeito.
    Eu estou com um projeto deste na cabeça desde que assisti 4 vezes a apresentação.
    A coisa que mais me impressionou, além da simplicidade, é a descentralização.
    Vejo neste modelo de mesh controlado pelo dashboard aliada a descentralização, uma maneira de termos serviços com custo muito reduzido.
    Outra coisa que na época foi prometido é a integração com mikrotik. Afinal, não é muito fácil trocar tudo de uma hora para outra. Com a integração, poderiamos manter uma rede hybrida e aos poucos passando tudo para mesh.
    Mas ultimamente tenho tentado contato com o Dr. Ajax, mas não tive sucesso.

Os meraki que voce citou, tem uma proposta de trabalho muito parecida, mas tentei comprar algumas unidades com o distribuidor oficial em Curitiba e me informaram que a venda só seria possível a partir de um lote mínimo de peças.
    Este preço que voce pagou, foi aqui no mercado nacional? No site da Squitter.com, na Flórida, fica bem mais barato.

3. Para mim isso é a solução em, termos de cobertura não só para os pequenos (ou iniciantes, como queiram) Provedores, mas para os grandes também...
    Acredito que que esta solução da gi-link bem explorado é o futuro da Wireless.... O que nos falta é mais conhecimento sobre o assunto!

4. Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Vamos la... Primeiro.. eu comprei kitzinhos.. cada kit veio com uma radio + 01 pigtail + caixa hermetica + hyperlink 8dbi externa = R$ 650,00 mais ou menos

....
    Abraços
    650 por kit?
    mas eh necessario o kit todo para montar a estrutura que vc esta montando?
    na real, quando saio cada ponto?

Q pena nao ser homologado ainda

5. Medeiros

vc tem alguma foto do projeto mostrando o Kit instalado?
    seria bacana vc postar

Tópicos Similares

1. Viabilidade de uma Rede Mesh
    Por Zucchi no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 09-11-2011, 22:55
  2. Respostas: 2
    Último Post: 16-11-2006, 13:16
  3. Como controlar a banda de uma rede?
    Por Bit no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 15-12-2005, 14:25