+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É Possivel amarrar 2 Macs a 1 IP ?

    olá, tenho uma dúvida q preciso resolver , 1 clientes tem uma antena comum edimax 7209 e ker ligar o notebook + desktop nos rj45 do radio pra navegar os dois, é possivel amarrar 2 macs ao mesmo ip e funcionaria ele ligar os 2 pcs no radio?

  2. #2

    Padrão

    até onde eu sei não, até porque haveria colisao de pacotes ou coisa parecida e os mesmos nao saberiam pra onde ir (na verdade dá conectividade nula ou limitada mesmo). Não é mais fácil ativar o dhcp do rádio? Aqui em casa funciona assim.
    Última edição por rossisolrac; 20-11-2009 às 21:29.



  3. #3

    Padrão

    Desde que eu me conheço por gente, não.

  4. #4

    Padrão

    Vários ip's a um único mac eu faço aqui.



  5. #5

    Padrão

    da pra fazer sim amigo 1 ip uma classe qualquer classe.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Vários ip's a um único mac eu faço aqui.
    ele falou 2 macs em 1 ip rsrs



  7. #7
    Avatar de Shaoroc
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Espírito Santo De Vitória, Espirito Santo, Brazil, Brazil
    Posts
    75

    Padrão

    pq vc num amarra o outro ip com o mac correto e adiciona aquele ip no query
    tipo o exemplo assim os 2 ips so navagarão á 64kb

    http://img517.imageshack.us/img517/6397/queue.jpg


    outra opção que pode usar é fazer seu radio autenticar seu cliente.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Vários ip's a um único mac eu faço aqui.
    Exato!!! aqui tmb uso!!!

    Citação Postado originalmente por Shaoroc Ver Post
    pq vc num amarra o outro ip com o mac correto e adiciona aquele ip no query
    tipo o exemplo assim os 2 ips so navagarão á 64kb

    http://img517.imageshack.us/img517/6397/queue.jpg


    outra opção que pode usar é fazer seu radio autenticar seu cliente.
    Tmb acho uma boa solução, imagino que resolva seu problema...



  9. #9

    Padrão

    Outra opçao é voce usar a opçao cliente ISP. onde voce faz um NAT no radio do cliente, sendo assim na sua base vai chegar um ip e um MAC, no caso o do radio, e os clientes voce amarra no proprio radio, para isso voce vai ter que usar um firmware com essas opçoes, tipo wappro, aprouter, wireless router(oiw). voce vai ter todas as funcoes que queres fazer.

    Por que realmente para sua pergunta a resposta é não. nao é possivel atrelar 2 mac a um ip. ate mesmo por que isso é algo impossivel em qualquer sistema. cada dispositivo tem um MAC e pode receber varios IPs, agora 1 IP e dois macs diferente é conflito.
    Informaçao = no caso de voce usar um radio tipo o edimax, ele estando em modo cliente, sempre vai chegar 2 ips e um MAC, no caso o Mac do radio edimax. ok? e nao o mac dos pcs dos clientes. afinal se chegasse o MAC dos pcs dos clientes voce poderia atrelar cada ip ao seu mac. ok?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    Outra opçao é voce usar a opçao cliente ISP. onde voce faz um NAT no radio do cliente, sendo assim na sua base vai chegar um ip e um MAC, no caso o do radio, e os clientes voce amarra no proprio radio, para isso voce vai ter que usar um firmware com essas opçoes, tipo wappro, aprouter, wireless router(oiw). voce vai ter todas as funcoes que queres fazer.

    Por que realmente para sua pergunta a resposta é não. nao é possivel atrelar 2 mac a um ip. ate mesmo por que isso é algo impossivel em qualquer sistema. cada dispositivo tem um MAC e pode receber varios IPs, agora 1 IP e dois macs diferente é conflito.
    Informaçao = no caso de voce usar um radio tipo o edimax, ele estando em modo cliente, sempre vai chegar 2 ips e um MAC, no caso o Mac do radio edimax. ok? e nao o mac dos pcs dos clientes. afinal se chegasse o MAC dos pcs dos clientes voce poderia atrelar cada ip ao seu mac. ok?
    E se clonar o mac, o rádio vai repassar os macs dos dois usuários? Ou ele vai repassar o mac do primeiro que se conectar?



  11. #11

    Padrão

    ...
    Última edição por AndrioPJ; 23-11-2009 às 03:32.

  12. #12

    Padrão

    eu acho o controle dhcp, arp do mikrotik muito basico...

    a comecar pela tabela arp
    1 cliente tem 2 pc, porem, sempre fica apenas 1 conectado... qdo o outro se conecta, o primeiro fica desconectado... logo, temos 2 macs... mas poderiamos enviar para ele apenas 1 ip...
    no Linux isso eh possivel.
    00:00:00:00:00:00 192.168.2.2
    11:11:11:11:11:11 192.168.2.2

    enviar para o cliente 1 mascara diferenciada...
    no mk, qdo configuramos a mascara, essa é enviada para toda a classe de ip configurado...
    porem, alguns S.O podem ser incopativeis...assim sendo, para resolver o problema desse determinado cliente sem mudar a mascara da rede, teremos que alterar manualmente o ip desse cliente...
    no Linux é possivel enviar para determinado cliente uma mascara diferenciada... assim como dns diferenciado

    essas foram alguns dos pequenos detalhes que achei ruim no mikrotik. mas no restante, bem interessante ele...
    mas... qto mais aprendo sobre ele, mais vejo q nao é diferente dos sistemas em linux por ai a fora...



  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E se clonar o mac, o rádio vai repassar os macs dos dois usuários? Ou ele vai repassar o mac do primeiro que se conectar?
    Não entendi muito bem essa sua pergunta... Mas se vc colocar um rádio em Cliente ISP não há necessidade de cadastrar os macs das máquinas do cliente, e sim do rádio... as máquinas do cliente estaram na rede interna "atrás" do rádio... para seu ponto de acesso aparece apenas o rádio, se o cliente tiver 2 ou 20 máquinas internar isso já é com rádio e vc não precisa se preocupar com isso à nível de ponto de acesso.

  14. #14

    Padrão

    Usa o rádio em CLIENTE ISP, e habilita o DHCP do mesmo.´Será repassado somente o mac do rádio ao mikrotik, você libera um IP pro ap, e o mesmo compartilhará ele na rede interna. com isso você conecta 'N' computadores ao rádio, e entre eles será compartilhada a banda liberada para o MAC do rádio.

    Aqui uso desta forma com clientes que tem mais de um desktop, e não quer pagar por 2 link's.

    Abraço
    Última edição por smooking; 24-11-2009 às 01:32. Razão: Correção Ortográfica