+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda PCQ + Priorização de serviços

    Pessoal,

    Como não achei na internet, e depois de várias noites de sono perdidas tentando fazer meu controle de Banda + QoS funcionar, venho recorrer a vocês para me dar uma dica sobre como seria possível fazer funcionar um controle de banda da forma que cada cliente tenha a sua velocidade máxima especificada e, dentro da queue de cada cliente, ainda possa fazer uma priorização de tráfego, para que, mesmo se o cliente estiver fazendo um download de P2P, a navegação não fique prejudicada.

    Eu tenho, por exemplo, planos de 256, 512 e 1024 kbps. Portanto, eu gostaria que cada cliente tivesse uma limitação máxima de acordo com seu plano, e ainda assim tivesse alguns serviços priorizados.

    Eu tentei fazer da seguinte forma:
    - Criar uma Address-List para cada plano de acesso e colocar nela os IP´s de cada cliente, conforme seu plano de acesso;
    - Fazer uma marcação de conexão no mangle, uma regra para cada plano;
    - Usando a conexão marcada, marcar os pacotes com os serviços que desejo priorizar, além de marcar todo o restante do tráfego;
    - Criar 2 Queue Types do tipo PCQ (download e upload) para cada plano de acesso;
    - No Queue Tree, criar duas Queues para cada plano (download e upload), sendo ela do tipo criado nas Queue Type, colocando esta como Parent de outras Queues, uma para cada serviço.

    Esse esquema não funcionou porque, se eu deixava as childs como Type criado lá na QUeue Type, ele liberava a velocidade da fila para cada serviço, e não somente para a Parent. Se eu deixava as childs como Type default, ele não fazia nenhum controle de banda...

    Alguém já usa esse esquema e pode dar uma dica? I´ll pay for this...

    []...

  2. #2