+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink DICAS ANTENAS OMNI DIRECIONAIS

    Ola pessoal . a anos vejo e participo visualmente das duvidas de todos. e vejo muitos, mitos sobre algumas antenas omni.direcionais 360 graus

    MAS O FATO E ?

    BEM SIMPLES. vc decide usar, ou nao usar de acordo com suas necessidades muitas experiencias são individuais.
    Gostaria de deixar algumas dicas rapidas e bem objetivas, sem muitos termos teoricos pois em wirelles pratica é 70%.

    Usar omni 15 dbi,ou maior ? vc tera maior alcance . e menas cobertura perto da sua torre.
    maior polarizaçao horizontal e menor vertical :isso e fato.


    por expericia adotei . seguintes regras nao uso omni maior que 12,5 dbi .
    E marcas, hiperlynk , ideal,proeletronic,aquario,pluton.

    para grandes distancia. fechar ponto a ponto use . Antenas de GRADE OU DISCO.
    zirok.aquario,ideal.hyperlink,proeletronik pluton
    sei que tem outras marcas no mercado mas estas ja testei e posso falar.

    E para transmisão direta a clientes . nao saia desta regra ANTENAS SETORIAIS 90,GRAUS A 120 DE polarizaçao vertical. ( A um Bom ap briged.para uso de AP-PC mikrotik OU rbb mikrotik 433)

    Wirelles o barato fica caro depois, e muito limitado.
    Um dia vc vai ver, ser grande custa caro .

    obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    isso ai colega, parabens pela iniciativa, mas é exatamente isso ai.

  3. #3

    Padrão

    Em dois anos nunca consegui fazer uma omni de 15 da aquario trabalhar razoavelmente bem nuna RB433 + R52H/8602/XR2, acredito com base nisso que vale a pena mesmo partir para os paineis setoriais, mesmo que seja o da aquario mais barato. Para quem esta começando não sei se compensa comprar kit com omni pois rapidamente chega a mais de 50 clientes ficando impossivel trabalhar com um unico sistema.

  4. #4

    Padrão

    Dica importante: Nos dias de hoje, impossível usar omnidirecional!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    Usar omni 15 dbi,ou maior ? vc tera maior alcance . e menas cobertura perto da sua torre.
    maior polarizaçao horizontal e menor vertical :isso e fato.


    Correto amigo, parabens pela iniciativa, quero deixar apenas um adendo:
    As antenas Omnis (exceto Slots) transmitem na polarização vertical e não horizontal, assim com Omni tubular teremos maior abertura horizontal (360°), porem na polarização vertical, digo isto pois ainda vemos dúvidas em relação à isto, ex: as grades nos clientes deitadas horizontalmente trabalham com polarização vertical e em pé verticalmente trabalham na polarização horizontal, pois o que define a polarização , (não o ganho) é a posição do dipolo.

    Devemos ficar atentos na diferença de: polarização X angulo de abertura, pois são coisas bem distintas, mas que confundem muitos.

    Espero ter acrescentado algo à sua iniciativa.

  6. #6

    Padrão

    obrigado a todos. mas e assim mesmo. duvidas simples e que economiza muito no bolso de quem nao tem muito hehehehe. e vamos la amigossss

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Em dois anos nunca consegui fazer uma omni de 15 da aquario trabalhar razoavelmente bem nuna RB433 + R52H/8602/XR2, acredito com base nisso que vale a pena mesmo partir para os paineis setoriais, mesmo que seja o da aquario mais barato. Para quem esta começando não sei se compensa comprar kit com omni pois rapidamente chega a mais de 50 clientes ficando impossivel trabalhar com um unico sistema.

    Com pc ap eu consegui.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Em dois anos nunca consegui fazer uma omni de 15 da aquario trabalhar razoavelmente bem nuna RB433 + R52H/8602/XR2, acredito com base nisso que vale a pena mesmo partir para os paineis setoriais, mesmo que seja o da aquario mais barato. Para quem esta começando não sei se compensa comprar kit com omni pois rapidamente chega a mais de 50 clientes ficando impossivel trabalhar com um unico sistema.

    so pra ti saber, tenho tres omni aquario, uma funciona que e e=um espetaculo, duas não chegão nem na esuina o sinal, mesma serie, mesmo forneçedor, vierão na mesma remeça....

    teste outra, pode ficar surpreso..