+ Responder ao Tópico

1. Eu estava pensando em fazer da seguinte forma:

Um server pra dar a entrada do sinal ADSL com um modem ADSL PCI q me da uma analize boa de rede, com windows server 2003 q ja conheço a algum tempo, nele uma masstorage pra gravar as cameras e os dados da loja, um firewall (sei q windows é lamentavel) e redireicinar DNS por ele tbm, tem um aplicativo q fazer isso, assim ele antende a loja, dele, eu do uma saida de rede pra um server Mikrotik, eu estou testando em um PII 300 com 128 de ram e 64 MB em Compact Flash, e do MK eu transmito usando meu AP GTS em bridge!
    Meus clientes no momento são 9, pois n divulguei ainda, a loja fica pronta em fevereiro, mas n pretenod ter amis de 50, a cidade é pequena e tem mais 2 ja fazendo isso, a velocidade deles é de 256K, mas o publico q tenho n são compulsivos por download, muito dificil ver um usando os 256K, tenho um link semi-dedicado de 2048 K, esta sobrando rede até coma lanhouse junto, mas em caso de lentidão, coloco outro link na segunda linha e roteio no servidor!
    Sera q assim vou ter algum sucesso?
    Última edição por Xevete; 11-12-2009 às 11:47.

2. Xevete, uso um ''SERVIDOR'' quase idêntico ao que você precisa, só que como citado antes não posso também colocar 4 Máquinas 24h 7d porque o consumo de energia iria se tornar alto além do espaço e da estrutura em PC$$.

O que tenho aqui é uma máquina básica, mas que resolve meus problemas:

AMD Sempron LE 1250
    Asus M2N68-AM SE
    3 GB Memória Ram
    HD Samsung SATA 320 GB
    2 Placas Rede / On e Offboard

Trabalho em uma empresa de Informática no Setor de Assistência Técnica em Computadores, então uso nessa máquina:

* Linux Ubuntu 9.04 - Gnome - Samba - Apache - Virtualbox - PHP - MySQL
    * Máq. Virtual = Mikrotik OS Router 2.9.6 - Firewall e Roteador Total da Rede na Empresa
    * Máq. Virtual = Windows 7 Ultimate 32 bits - VNC - Assistência Remota para Clientes
    * Máq. Virtual = Windows Server 2008 32bits - (Fazendo Testes)
    * Máq. Virtual = Google Chrome OS (Fazendo Testes)
    * Máq. Virtual = Essa uso para Testar Distribuições ou S.O.s novos

Utilizo a Wireless com Acess Point em Bridge autenticando usuários no Mikrotik.

Nossa Net aqui é uma ADSL onde uso o Modem em Bridge - Uso uma Switch Encore 8 Portas para fazer a comunicação entre as LAN'S - Modem - AP - Rede Local.

De início para configurar foi complicado, comecei a ler sobre Virtualização, com isso desenhei um parque de máquinas virtuais, desenvolvi-as e deu certo. Agora personalizei tudo, as máquinas virtuais inicializam automaticamente, ficou show de bola, além de eu poder utilizar 1 Computador para várias funcionalidades.

Ainda pretendo mudar algumas coisas, como utilizar RAID para BACKUP - Squid - DNS - Cache - E-Mail - Aumentar Memória - Melhorar a Configuração da Máquina, mas até agora está indo muito bem.

Ta aí minha dica.

Virtualização ...
    Última edição por juniorphy; 11-12-2009 às 13:29.

3. Tai um recurso q n sinha pensado, maquina virtual, mas o mikrotik roda bem em maquina virutal?

Atualmente tenho um Athlon 1.6 com 512 de ran gerneciando as cameras e as maquina da lanhouse e o banco de dadso de drive da assitencia, ta de boa, 50% do processador em media!

Mas pretendo colocar um Semprom 2.4 com 1 GB ou mais de ram, para fazer a mesma função e roda ro mikrotik em maquina virtual, sera q comporta? ou devo monta ro mikrotik no meu p2 300?

4. Até eu quando consegui rodar fiquei admirado ao ver Mikrotik OS Virtualizada. E funciona que é uma Maravilha!

Como havia dito antes, utilizo a versão crack 2.9.6. Você tem que ver qual versão irá usar, e os requisitos de hardware dela. Se você tem essa máquina rodando e precisa apenas implantar Mikrotik Router OS, pode rodar tranquilo, pois ele não precisa de muitos recursos do hardware. A minha VM Mikrotik utiliza 100 MB Memória Ram e 512 MB de Disco Rígido.

Eu particularmente utilizo VirtualBox ele tem resolvido meus problemas, mas existem inúmeros Softwares para Virtualizar Máquinas inclusive estou querendo estudar sobre o Projeto XEN onde se Virtualiza Aplicações ou Softwares.

Tomara que consiga configurar uma VM aí pra ti. Se precisar de algo estarei a disposição.

Sucesso Xevete!
    Última edição por juniorphy; 11-12-2009 às 21:33.

5. Poisé, a ideia do VM é ótima, mas uma duvida, eu recebo a internet por uma placa PCI (ADSL PCI) n vou ter problemas no MK sobre isso? no windows vai rodar de boa, mas e no MK?
    No caso de n, um modem 3com (akeles de hak para servidor) é bom?

Tópicos Similares

1. Provedor Wireless com Internet, TV e Telefone é Possível? Confira Aqui!
    Por GilsonBarbosa no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 21
    Último Post: 17-02-2014, 20:40
  2. Servidor para provedor wireless com linux
    Por carlucio no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 05-02-2008, 20:30
  3. Provedor wireless, como começar?
    Por no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 17-02-2006, 15:09
  4. Respostas: 12