+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão lixeira e auditoria no samba

    oi galera !!!!!!

    Seguinte estou com umas duvidas tipo estou seguindo este tutorial

    Samba, parte 2: Configuração avançada do Samba (atualizado)

    e lah ele mostra a parte de lixeira q funciona muitoooo bem e tambem a parte de auditoria q tambem funciona bem.

    agora quando coloco as duas configurações no global do samba, soh funciona 1 eles não estao funcionando juntos.

    alguem jah conseguiu configurar o samba para funcionar tanto a lixeira quanto a auditoria juntas ???

    tem algum macete ou algum parametro que faça funcionar esse trem direito ??

    abraços a todos !!!!

  2. #2

    Padrão

    experimenta colocar a configuração no compartilhamento em vez de colocar no global.

  3. #3

    Padrão

    Noir,

    posta a parte do smb.conf que tem toda a configuração que você fez para a auditoria e lixeira...

    tenho certeza que sei qual é o seu problema.

    abraços

  4. #4

    Padrão

    opa galera jah resolvi o problema como falei o problema era de bios e nada do q uma boa noite de pesquisa nao resolva heheheheh.

    tipo o meu erro era q na opçao
    vfs object = recycle

    eu estava colocando duas vezes uma vez na lixeira e outra na auditoria ficando assim

    vfs objects = recycle
    recycle:keeptree = yes
    recycle:versions = yes
    recycle:repository = /var/samba/trash/%U
    recycle:exclude = *.tmp, *.log, *.obj, ~*.*, *.bak, *.iso
    recycle:exclude_dir = tmp, cache

    e depois colocava

    vfs objects = full_audit
    full_audit:success = open, opendir, write, unlink, rename, mkdir, rmdir, chmod, chown
    full_auditrefix = %u|%I|%S
    full_audit:failure = none
    full_audit:facility = local5
    full_auditriority = notice

    o que eu descobri e que não posso colocar os vfs objects duas vezes pq um anula o outro a forma correta e fazer assim.

    dentro do global da smb.conf
    colocando o recycle e o full_audit na mesma linha e nao repetindo ela segue abaixo a forma correta.
    vfs object = recycle full_audit
    # Auditoria
    full_audit:success = open, opendir, write, unlink, rename, mkdir, rmdir
    full_auditrefix = %u|%I|%S
    full_audit:failure = none
    full_audit:facilit = local5
    full_auditriority = notice

    # Lixeira
    recycled:keeptree = yes
    recycle:versions = yes
    recycle:repository = /lixeira/%U
    recycle:exclude = *.tmp, *.log, *.iso, *.wav, *.mp3, *.wmv, *.avi
    recycle:excludir = tmp, cache

    achei esse tutorial que resolveu minha vida rs... segue o link dele caso alguem queira da uma olhada.

    Debian: servidor de arquivos, antivirus, lixeira e auditoria

    obrigado a todos !!!!
    Última edição por noir; 11-12-2009 às 09:57.

  5. #5

    Padrão

    isso mesmo.

    como não havia postado o smb.conf ficava complicado ajudar sem saber exatamente o que poderia ser, então tinha que ser por tentativa e erro.

    mas a melhor forma de resolver é como você fez, pesquisando, dificilmente não encontramos a solução.

  6. #6

    Padrão

    Olá!
    Sua lixeira funcionou bem na remoção de temporários? Minha lixeira não dá certo com *.TMP, *.temp etc

    Já utilizei recycle.conf (arquivo separado) e já usei também dentro do smb.conf assim:

    recycle:exclude = *.tmp, *.temp, *.TMP
    recycle:keeptrue = true
    recycle:touch = true
    recycle:repository = .recycle
    vfs objects = recycle

    Porém os temporários também vão para a pasta .recycle!! E são muitos, fica super carregado




  7. #7

    Padrão

    na minha linha eu uso assim

    recycle:exclude = *.tmp, *.log, *.obj, ~*.*, *.bak, *.iso

    testa ai e me fala abraços e bom inicio de ano !!!

  8. #8

    Padrão

    Bom dia!

    Bom, minha lixeira continua salvando os temporários, *.baks, etc

    Além disso, este comando p/ limpar arquivos com + de 1 ano todo dia às 6h também não funciona:

    00 06 * * * find /home/publico/.recycle -type f -mtime 365 -exec rm -f { } ';'

    No final do meu smb.conf está assim:

    recycle:exclude = *.tmp *.TMP *.temp *.TEMP *.obj ~$.*
    recycle:keeptree = True
    recycle:touch = True
    recycle:repository = .recycle
    vfs objects = recycle

    E nas configurações de cada diretório está assim:

    [publico]
    ...
    vfs objects = recycle

    Com o comando testparm, ele repete ao final estas linhas (nessa ordem abaixo) +/- umas 50 vezes!

    recycle:repository = .recycle
    recycle:touch = True
    recycle:keeptree = True
    recycle:exclude = *.tmp *.TMP *.temp *.TEMP *.obj ~$.*
    recycle:repository = .recycle

    Alguém saberia dar um help...?

    Grata!!


  9. #9

    Padrão

    Bom dia!

    Funcionou!!! O problema da minha lixeira era que as configurações dela estavam ao final do arquivo smb.conf - eu coloquei ao final do [global] antes dos diretórios e agora foi belezinha - fica aí a dica se alguém tiver o mesmo problema.

    Inclusive alterei para:
    recycle:repository = .Lixeira/%U

    Assim salva os excluídos dentro de uma pasta com nome do usuário que removeu. Não salva temporários e mantém hierarquia de diretório, ficou jóia!!

    Só notei uma coisa - passou a criar lixeira para os perfis (profiles) - eu acredito que não seja necessário, senão é mais arquivo pra pesar no login... como vocês fazem? Há como aplicar a lixeira para alguns diretórios e outros não ou teria que no cron colocar uma instrução p/ por exemplo todo dia remover essa pasta lixeira de perfil?

    Grata!

  10. #10

    Padrão

    boa noite natascha que bom q resolveu o problema e o principal vc veio ate o forum contar a solução fico feliz de ver essa atitude pois muitos resolveriam e guardariam pra si a resposta da charada.

    sobre profiles veja as extensoes que ele cria e bloqueia para nao ir pra lixeira (não posso falar muito pois não gosto de colocar perfis moveis na rede devido a demora e o peso na rede)

  11. #11

    Padrão Re: lixeira e auditoria no samba

    Amigos, boa noite. Estou com o mesmo problema, mas infelizmente não consigo enxergar o problema. A lixeira está redondinha, mas os logs não aparecem no local indicado. Abaixo a parte do smb.conf que se refere ao comentado.

    vfs objects = recycle full_audit
    recycle:keeptree = yes
    recycle:versions = yes
    recycle:repository = /etc/samba/trash/%U
    recycle:exclude = *.tmp, *.log, *.obj, ~*.*, *.bak, *.iso
    recycle:exclude_dir = tmp, cache

    #Auditoria
    full_audit:sucess = open, opendir, write, unlink, rename, mkdir, rmdir, chmod, chown
    full_auditrefix = %u|%I|%S
    full_audit:failure = none
    full_audit:facility = local5
    full_auditriority = notice

    essas linhas estão colocadas na sessão [global]. Já coloquei a linha local5.notice /var/log/samba-full_audit.log no syslog.conf e mesmo assim os logs não são colocados no arquivo correto.

    Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: lixeira e auditoria no samba

    ninguém ???

  13. #13

    Padrão Re: lixeira e auditoria no samba

    opa seguinte quando vc da um tail -f /var/log/messages

    ele fica passando o q os usuarios estao usando ?

    vc jah verificou a questao dos direitos da pasta ?

  14. #14

    Padrão Re: lixeira e auditoria no samba

    noir, boa noite. Obrigado pea boa vontade em ajudar. Ao executar o comando sugerido por você o retorno é esse:

    Nov 19 00:24:29 Servidor kernel: [ 610.226125] e1000: eth2: e1000_watchdog: NIC Link is Up 1000 Mbps Full Duplex, Flow Control: RX
    Nov 19 00:24:29 Servidor kernel: [ 610.227198] ADDRCONF(NETDEV_UP): eth2: link is not ready
    Nov 19 00:24:29 Servidor kernel: [ 610.229079] ADDRCONF(NETDEV_CHANGE): eth2: link becomes ready
    Nov 19 00:30:17 Servidor kernel: [ 958.220618] e1000: eth0: e1000_watchdog: NIC Link is Up 1000 Mbps Full Duplex, Flow Control: RX
    Nov 19 00:30:24 Servidor kernel: [ 965.215506] e1000: eth1: e1000_watchdog: NIC Link is Up 1000 Mbps Full Duplex, Flow Control: RX
    Nov 19 00:30:30 Servidor kernel: [ 971.616920] e1000: eth2: e1000_watchdog: NIC Link is Up 1000 Mbps Full Duplex, Flow Control: RX
    Nov 19 00:30:30 Servidor kernel: [ 971.617635] ADDRCONF(NETDEV_UP): eth2: link is not ready
    Nov 19 00:30:30 Servidor kernel: [ 971.619267] ADDRCONF(NETDEV_CHANGE): eth2: link becomes ready
    Nov 19 00:37:36 Servidor exiting on signal 15
    Nov 19 00:37:36 Servidor syslogd 1.5.0#5: restart.

    ao executar o comando para verificar se a auditoria está funcionando o arquivo está vazio, veja:
    Servidor:~# cat /var/log/samba-full_audit.log
    Servidor:~#

    obrigado

  15. #15

    Padrão Re: lixeira e auditoria no samba

    entao meu rei realmente ele não esta jogando nada pro syslog por isso o arquivo esta vazio:

    vamos fazer um teste coloque da seguinte forma.

    vfs objects = full_audit recycle
    full_audit:success = open, opendir, write, unlink, rename, mkdir, rmdir, chmod, chown
    full_auditrefix = %u|%I|%S
    full_audit:failure = none
    full_audit:facility = local5
    full_auditriority = notice

    #Lixeira individual

    recycle:keeptree = yes
    recycle:versions = yes
    recycle:repository = /etc/samba/trash/%U
    recycle:exclude = *.tmp, *.log, *.obj, ~*.*, *.bak, *.iso
    recycle:exclude_dir = tmp, cache
    posta pra mim como vc colocou no syslog a linha do notice5.

    no meu caso eu coloquei na ultima linha o seguinte.

    local5.notice /var/log/samba/audit.log

  16. #16

    Padrão Re: lixeira e auditoria no samba

    noir, obrigado pela atenção. após fazer conforme indicado por você e retirando da linha vfs objects = recycle:full_audit que estava sa sessão [homes] os logs começaram a aparecer no local desejado (/var/log/samba-full_audit.log). A linha que está no syslog.conf é essa local5.notice /var/log/samba-full_audit.log

    O problema foi sanado, agora a lixeira funciona e a auditoria também, observei que você inverteu a ordem dos comandos, porque antes não estava funcionando?

    Outra coisa, quando eu apago um diretório, ele não vai para a lixeira, como faço para que os diretórios também sejam movidos para lixeira quando apagados?

    Obrigado mais uma vez...
    Última edição por playboy; 21-11-2010 às 01:41.