+ Responder ao Tópico

1. Luis, a única explicação que eu vejo para isso, seria o que eu postei sobre região de campo próximo e de campo distante. Se realmente fosse constatado que ao desligar o transmissor o modem voltasse a funcionar é por que ele está imerso da região de campo próximo do transmissor (campos muito intensos) ou este está muito desregulado ou uma mistura dos dois.

Sobre os efeitos da rede elétrica em equipamentos eletrônicos, sugiro ler os tópicos abaixo, onde eu e Marcelo tivemos discussões ferrenhas (né Marcelo? Forte abraço)

https://under-linux.org/f131917-tran...-interferencia

https://under-linux.org/f129077-2-km...ora-de-energia

O mais interessante é a conclusão de uma dissertação de mestrado daí da PUC-RS que investigou o tema, e o autor conclui no final: Eu confio muito nessa conclusão.

"No presente trabalho é possível concluir que equipamentos colocados a
    distâncias superiores a 20 metros de linhas de transmissão de até 500 kV não sofrem interferência eletromagnética apreciáveis mesmo em tempo de chuva forte.
    Por outro lado, em tempo bom os equipamentos eletroeletrônicos e de
    telecomunicações praticamente não possuem problemas com as rádios
    interferências a qualquer distância de linha de transmissão até 500 kV
    ."

Saudações,

Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Pessoal, queria discutir um pouco mais essa questão do "Relato2"... Principalmente com as opiniões do motacosta...
    Ainda não sou Engenheiro como o motacoisa ou o Marcelo de Goias e tantos outros ótimos profissionais que temos aqui no fórum, mas já me considero pensando como tal e por isso tenho total certeza do que eles falam quando dizem que não tem como, não tem como mesmo... Mas a minha parte que ainda não tá formada como Engenheiro ainda se pergunta justamente essa questão do "Relato2".
    Criemos uma situação hipotética onde o transmissor sitado é desligado e o modem 3G passa a funcionar na mesma hora... Que explicação podemos dar para isso?
    Se o amigo que relatou o fato pudesse justamente fazer esse teste tmb seria interessante...
    As vezes uma coisa que não teria como acontecer acontece, e dai? Esquecendo a questão inicial da torre da Claro... e partindo pra esse Relato2, que aparentemente seria uma situação mais símples de identificar o que há... No caso, não poderia ser um campo magnético gerando por alguma bobina ou algo assim no transmissor? algo assim?

PS.: Uma coisa que sempre me chamou atenção é justamente o fato de algum equipamentos não funcionarem corretamente perto de fontes de alta potência... porque isso?
    Última edição por motacosta; 16-12-2009 às 14:21.

2. Citação Postado originalmente por dsilva Ver Post
    Quando eu crescer quero ser igual a você rsrsrsrs

Abraços
    2!

3. Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Luis, a única explicação que eu vejo para isso, seria o que eu postei sobre região de campo próximo e de campo distante. Se realmente fosse constatado que ao desligar o transmissor o modem voltasse a funcionar é por que ele está imerso da região de campo próximo do transmissor (campos muito intensos) ou este está muito desregulado ou uma mistura dos dois.

Sobre os efeitos da rede elétrica em equipamentos eletrônicos, sugiro ler os tópicos abaixo, onde eu e Marcelo tivemos discussões ferrenhas (né Marcelo? Forte abraço)

https://under-linux.org/f131917-tran...-interferencia

https://under-linux.org/f129077-2-km...ora-de-energia

O mais interessante é a conclusão de uma dissertação de mestrado daí da PUC-RS que investigou o tema, e o autor conclui no final: Eu confio muito nessa conclusão.

"No presente trabalho é possível concluir que equipamentos colocados a
    distâncias superiores a 20 metros de linhas de transmissão de até 500 kV não sofrem interferência eletromagnética apreciáveis mesmo em tempo de chuva forte.
    Por outro lado, em tempo bom os equipamentos eletroeletrônicos e de
    telecomunicações praticamente não possuem problemas com as rádios
    interferências a qualquer distância de linha de transmissão até 500 kV."

Saudações,
    Demais cara! por isso que gosto da Engenharia como um todo... tudo tem alguma explicação, mesmo que no momento a gente ainda não saiba, ela existe, e mais... o momento do descobrimento é incrivel!

PS.: Quando perguntei não tinha lido seu post, provavelmente eu estava escrevendo o post quando vc o enviou!

Um abraço,

4. Toda essa nossa discussão me remete a um ponto chave: distância. É saudável respeitar distância. Isso pode ser um problema em uma mesma torre.

Vejam um gráfico típico de Campo X Distância medido de transmissor típico (só como exemplo).

O que significa esse gráfico? Significa que perto demais de uma antena (centímetros, para microondas) o campo é muito intenso e vai decaindo rapidamente com o quadrado da distância. Nessa região onde o campo é muito intenso, pode não ser "saudável" colocar outra antena, mesmo em outra frequencia.

Por isso continuo não acreditando que tenha sido a Claro por motivo de frequencia e da distância que foi dita no tópico de 150m (longe).

Em contrapartida, outro colega poderia ajudar a esclarecer melhor esse assunto. Ele compartilhou a torre dele com a TIM, e teve problema de interferência. Nesse caso foi bem diferente, por que os equipamentos estavam na torre dele. Nesse eu acredito que possa ter sido a TIM e fiquei curioso para saber. Embora isso não seja uma situação normal e geralmente implica em alguma anomalia técnica.

https://under-linux.org/f81418-torre...ia-omni-2-4ghz

https://under-linux.org/f59647-anten...iente-wireless

Outra coisa que não se pode confundir é interferência VS. efeito que uma torre de celular causa na visada de um enlace. São coisas distintas. Eu já tive que pagar 200 reais pra cortar um coqueiro vagabundo da linha de visada pra fechar um enlace em 5 GHz. Imagine o efeito de uma torre metálica! Ou seja, se você tem uma torre de celular na frente do seu enlace o problema é visada (obstrução) e não interferência da ERB.

Saudações,

Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Demais cara! por isso que gosto da Engenharia como um todo... tudo tem alguma explicação, mesmo que no momento a gente ainda não saiba, ela existe, e mais... o momento do descobrimento é incrivel!

PS.: Quando perguntei não tinha lido seu post, provavelmente eu estava escrevendo o post quando vc o enviou!

Um abraço,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         campo_distancia.JPG
Visualizações:	58
Tamanho: 	19,7 KB
ID:      	6327  
    Última edição por motacosta; 16-12-2009 às 20:02.

5. Citação Postado originalmente por dsilva Ver Post
    Quando eu crescer quero ser igual a você rsrsrsrs

Abraços
    Eu tb.

Tópicos Similares

1. Chip da Claro com sinal onde tem Oi
    Por klebermedrado no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 18-02-2012, 18:54
  2. Respostas: 7
    Último Post: 25-12-2007, 00:54
  3. Torre da Claro da Interferencia ????
    Por patrickcanton no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 10-10-2004, 05:01
  4. Respostas: 8
    Último Post: 18-08-2004, 13:29
  5. site da claro mais uma vez invadido!!!!
    Por no fórum Segurança
    Respostas: 18
    Último Post: 28-04-2004, 23:32

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L