+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Samba no Ubuntu 9.10

    Bom dia galera, estou com ubuntu 9.10 instalado, gostaria de administrar minha rede utilizando o samba...
    Como faço pra instalar o samba, e se com ele consigo monitorar downloads feito em minha lan house?
    Desde já Agradeço...Abraço...

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Creio que o ubuntu 9 já tens o samba instalado, qualquer coisa "apt-get install samba" como usuário root, quanto a monitorar os downloads, a resposta é SIM e NÃO, tem algumas formas de auditar o que é salvo em determinados diretórios, mais para isso voce teria que compartilhar uma pasta no server, mapear na maquina, e fazer com que os arquivos do usuário (cliente) ficassem dentro deste mapeamento, por que assim você teria como fazer uma auditoria de tudo que ele salva, exclui e modifica...

    espero que ajude
    Última edição por bokaoxD; 16-12-2009 às 09:18.

  3. #3

    Padrão

    Aew mano, instalei o SAMBA ' sudo apt-get install samba ' tudo ok, e editei o arquivo 'smb.conf' (sudo gedit /etc/samba/smb.conf) alterando o grupo de trabalho. Pronto, estou na rede com meu ubuntu... compartilhei alguns arquivos... Gostaria de saber outras funções mais avançadas do 'SAMBA'... Mas andei pesquisando no mestre Google, fiquei sabendo de um tal de "Squid" ...li a respeito fiquei interessado, acredito q ele faça o q eu qru... tem algum tutorial ou dica pra q possa me ajudar?? ... Desde já agradeço ... abraços

  4. #4

    Padrão Somos Dois (Também preciso disso)

    carluX utilizo o Ubuntu + SAMBA aqui na empresa onde trabalho também só que para COMPARTILHARMENTO, de arquivos integrado ao APACHE.

    Para Auditoria de Sites, Downloads e de tudo o que pessoal está vendo na sua LAN, recomendaria SQUID + SARG.

    Aí você me pergunta como configurar ou tutoriais ...

    Também quero montar um SQUID+SARG para Monitorar Redes, só que começei a pesquisar essa semana sobre o Assunto. Se quiser me add no MSN para trocarmos informações ou configurações.

    Abraço!!
    Última edição por juniorphy; 16-12-2009 às 12:25.

  5. #5

    Padrão

    opá trankilo.... estou pesquisando bastante tb... está add vlw =D

  6. #6

    Padrão SQUID

    aew juniorphy veja o q eu consegui.... nao testei... mas vou testar logo logo =D ... abraço...
    >> http://www.vivaolinux.com.br/artigo/...Sarg-+-Webmin/ <<
    esse link eh com sarg =D



    Configurando o servidor proxy Squid no servidor


    A configuração do servidor é muito simples, mas precisamos prestar atenção nos passos a serem realizados para que possamos ter um servidor configurado e rodando de modo a cumprir com o seu objetivo, que é administrar o tráfego de conteúdo na internet.

    1° passo:

    Instalar o Squid. Para isso basta estarmos no shell como root e digitarmos o seguinte comando:

    # apt-get install squid

    E esperar até que ele termine de baixar e instalar o pacote.

    2° passo:

    Agora vem a parte mais crucial, que é a edição do arquivo que nos garantirá todo o controle entre as máquinas clientes e o mundo externo. Este arquivo é o /etc/squid/squid.conf. Estando no shell como root digite:

    # vim /etc/squid/squid.conf

    O vim abrirá o arquivo e você notará que é uma arquivo gigantesco, de mais de 3.000 linhas, mas não se assuste, pois a maior parte dessas linhas são comentários. Ele parece mais um manual do que um arquivo de configuração... rsrsrs

    As linhas que devem ser editadas ou criadas são as seguintes:

    http_port 3128

    Quando você conseguir encontrar essa linha ela pode estar comentada com um "#" antes dela, então você deve removê-lo. Esta linha indica ao Squid em que porta ele ficará escutando as requisições de tráfego. Na internet a mais comum é a porta 3128.

    cache_dir

    Esta linha pode estar comentada ou nem existir. Se tiver comentada, basta remover, se não existir, basta criá-la e complementá-la da seguinte forma:

    cache_dir ufs /var/spool/squid 100 16 256

    Esta configuração serve para que o servidor reserve um espaço em disco para armazenar as páginas mais navegadas pelos clientes, fazendo com que o acesso às mesmas seja mais rápido e que o servidor só as atualize se realmente houver essa necessidade, diminuindo, assim, o tráfego na internet. O 100 diz que será reservado 100 MB em disco, o 16 que poderá haver 16 diretórios e o 256 indica o número máximo aceito de arquivos por diretório.

    cache_mem

    Aqui será especificado o tamanho de memória RAM que o servidor disponibilizará para realizar as consultas. Essa linha deve ficar assim:

    cache_mem 8 MB

    Geralmente 8 MB de memória.

    visible_hostname

    Esta linha serve para informar qual servidor bloqueou o acesso a um site, exemplo: a máquina 192.168.10.104 tentou acessar o Orkut e não conseguiu devido ao proxy ter barrado essa solicitação, então ao navegador do cliente é informado o servidor que barrou, para que ele não pense que foi um erro do computador. Essa linha deve ficar assim:

    visible_hostname lab1-pc01

    No caso meu servidor se chama: lab1-pc01.

    Atenção: Geralmente as linhas a seguir devem ser criadas por você, se elas já existirem, comente-as e faça com que a suas sejam as válidas no arquivo. Para comentar uma linha basta adicionar um "#" na linha que desejar que seja um comentário.

    acl máquinas src 192.168.10.0/24

    Com esta linha estamos criando uma ACL de nome "máquinas", onde esta define que "máquinas" é um grupo de máquinas que vão do intervalo de 192.168.10.0 até 192.168.10.244.

    acl proibir url_regex "/etc/squid/proibidos/sites_proibidos"

    Com esta linha estamos criando uma ACL de bloqueio chamado "proibir", que posteriormente será aplicada ao grupo "máquinas". Note que o comando url_regex está fazendo referência a um arquivo chamado sites_proibidos, onde este arquivo contém os endereços que devem ser bloqueados. Mais adiante vou ensinar como este arquivo deve ser criado. Também ensinarei como colocar esse arquivo em outra máquina que não seja a que tenha o servidor Squid instalado.

    http_access deny máquinas proibir

    Esta linha está aplicando a ACL de bloqueio chamada "proibir" à acl "máquinas", bloqueando assim, este grupo de máquinas.

    acl lab1 src 192.168.10.0/24

    Agora que definimos o que não pode acessar, precisamos por último definir o que pode ser acessado, senão não irá acessar nada, hehehe. Para isso estou criando uma ACL que tem a mesma faixa de IP da ACL "máquinas", porém eu preciso especificar um nome diferente, pois as ACLs nunca podem ter o mesmo nome.

    http_access allow lab1

    Por fim estou liberando a ACL "lab1" para acessar qualquer conteúdo (site) que não seja os que estão dentro do arquivo de bloqueio.

    3° passo:

    Este passo é o mais simples: salvar o arquivo! ;-)
    Última edição por carluX; 16-12-2009 às 13:04.

  7. #7

    Padrão Legal ...

    Vou ver se testo ele mais tarde ...

    Ontem de noite montei um Proxy - Transparent ... só que pelo WEBMIN. E utilizei o squid.conf original, que dá quase 3.000 linhas de script.

    Aparentemente está tudo funcionando, só seria o caso agora, bloquear sites e realizar os relatórios com o SARG.

    O que eu gostaria mesmo é criar um squid.conf próprio ou seja com as regras que preciso.

    Mas vamos chegar lá.

    Como utilizo Ubuntu 9.04 Desktop, dei um "apt-get install squid", não sei se percebeu ele instala a versão 2.7 talvez porque seja a versão Nativa da Distribuição. Conversando com o pessoal que trabalha com isso, vários utilizam a versão 3.0 pra frente, só que quando dou "apt-get install squid3 ele instala normalmente", mas não aparece no WEBMIN como Servidor Proxy.

    Utilizo essa ferramenta WEBMIN para fazer configurações via WEBBROWSER, é bem mais prático para os iniciantes, se eu for utilizar o 3.0 acredito que vou ter que fazer tudo no SHELLSCRIPT, mas tranquilo, me viro das duas formas.

    Qual versão você está usando ou pretende usar do SQUID ?



    Será que não teríamos que transferir esse post para a Seção /SERVIÇOS/PROXY ? ? ?

    Valeu carluX

  8. #8

    Padrão

    Linux: Proxy Squid com autenticação + Sarg + Webmin [Artigo]
    nesse tutorial, abrange a instalação do squid , sarg e webmin, tive problemas com squid... mas vou refazer aqui... qlqr coisa testa aew ... e fala comigo se deu certo oks =D flw's . . . . . respondendo sua pergunta squid 2.7 ok
    Última edição por carluX; 17-12-2009 às 10:24.

  9. #9

    Padrão Excelente Artigo ...

    Estive vendo o Artigo do Gleudson é Excelente e Recente isso que é interessante.

    Vou ver se faço rodar ele hoje de noite.

    Esqueci de te avisar antes, meu Proxy pretendo fazer "Transparent" pois é a minha necessidade.

    Valeu !!!

  10. #10

    Padrão

    Amigos, acredito que consigam resolver este problema de rede e deixar ainda melhor utilizando o Firewall e router BFW.

    Que alem de fazer tudo isso que precisam, ainda tem algumas opções avançadas.

    Também é possivel instalar addons nele.

    mais informações visitem

    www.brazilfw.com.br

    Abraço

  11. #11

    Padrão

    kra da uma olhada nesse tutorial aqui feito pelo nosso brother tem tudo e mais um pouco do q vc precisa !!!!

    https://under-linux.org/f134/servido...cional-132192/